A Google surpreendeu ao anunciar a primeira visualização do Android 16, apenas um mês após o lançamento do Android 15. A nova versão, disponível inicialmente para desenvolvedores, traz melhorias significativas em privacidade, compartilhamento de dados médicos e aceleração do cronograma de atualizações para dispositivos Android.
Quais as novidades do Android 16
Entre os principais destaques da atualização, o Android 16 traz melhorias no seletor de fotos: agora, os usuários poderão compartilhar imagens e vídeos específicos diretamente com aplicativos, sem a necessidade de conceder acesso total à galeria ou ao armazenamento em nuvem.
Outra novidade é que Health Connect foi aprimorado. A versão inicial das APIs permite que aplicativos médicos leiam e gravem dados no formato FHIR, facilitando o compartilhamento de registros de saúde com o consentimento do usuário. A ideia aqui é ser melhor e mais completo que o Apple Health do iOS.
Por último, a terceira novidade está relacionada com o Privacy Sandbox que foi atualizado. Agora, com a substituição do antigo ID de publicidade do Android, o novo sistema promete maior controle e segurança na privacidade do usuário. Será possível, por exemplo, ficar mais atento ao que seus aplicativos fazem no seu celular e acompanhar as permissões que estão liberadas.
Cronograma de lançamento
O Android 16 segue um cronograma até sua liberação completa:
- Novembro de 2024: versão inicial para desenvolvedores.
- Janeiro de 2025: primeira versão beta pública disponível.
- Abril de 2025: lançamento oficial previsto, provavelmente alinhado ao evento anual Google I/O, tradicionalmente realizado em maio.
Seja para desenvolvedores, que já agora podem explorar APIs mais avançadas, ou para usuários que terão acesso a esses recursos só no futuro, o Android 16 promete ser uma grande atualização para quem usa Android.