Após vários vazamentos e rumores, o Windows 11 finalmente foi oficializado nesta quinta-feira (24). O novo sistema operacional da Microsoft chega cerca de 6 anos após o lançamento do Windows 10, presente na maioria dos computadores atualmente.
Sobre as novidades, o clássico Menu Iniciar agora está posicionado junto com outros atalhos no centro da barra de tarefas. Com a mudança, a Microsoft quis destacar programas e arquivos recomendamos de acordo com o uso de cada pessoa. Além disso, os usuário agora poderão iniciar chamadas e enviar mensagens rapidamente ao utilizar o conhecido Microsoft Teams.
Outra novidade presente no Windows 11 são os novos Widgets. De forma prática, o recurso estará sempre pronto para trazer informações aos usuários como previsão do tempo, notícias e muito mais. Além disso, o novo Snap Layouts é um novo recurso que permite escolher quais janelas serão distribuídas na tela principal.
Veja também:
- Infinix Zero X chegando com carregamento de 160W e câmera de 108MP
- Realme 8 Pro chega ao Brasil: Câmera de 108MP e tela AMOLED são destaques
- Realme C25 oficializado no Brasil com Helio G70 e bateria de 6.000 mAh
- Galaxy M32 lançado: Tela AMOLED de 90 Hz e Bateria de 6.000 mAh
A Microsoft também aproveitou para reformular a Windows Store, sua loja de aplicativos. De acordo com o que foi revelado, ela ganha um novo design mais moderno. Além disso, o novo sistema torna possível baixar apps do Android. Instagram, TikTok, por exemplo. Por fim, um novo app do Xbox também foi implementado.
Curiosamente, a Microsoft não revelou nenhuma data de disponibilidade do novo Windows 11. No entanto, indicou que ele chegará em algum momento do final de 2021 através de uma atualização gratuita para quem tiver Windows 7 ou superior instalado. Em tempo, o Windows 10 seguirá recebendo suporte da empresa até 2025.