A Xiaomi introduziu sua primeira interface MIUI no mercado em meados de 2010. Desde então, a fabricante chinesa tem promovido diversas melhorias e incluído novos recursos ao sistema. E agora, mais de 12 anos depois, a empresa acaba de revelar oficialmente a nova MUIUI 14, interface baleada no mais atual Android 13 do Google.
De acordo com a empresa, a nova MIUI está mais simples do que nunca e bem otimizada para o uso diário. Para isso, os desenvolvedores atualizaram a arquitetura do sistema no nível do kernel Android com agendamento de recursos de CPU, GPU e memória. Além disso, a interface atual promete um firmware mais compacto e redução do uso da memória nos smartphones.
Com todas as melhorias impostas, a Xiaomi diz que a MIUI 14 será até 60% mais leve que a versão anterior. A interface também reduz de forma automática apps que não são usados com frequência pelos usuários e um mecanismo que desativa notificações. O sistema também dispõe de pastas personalizáveis com ícones normais e grande e novas opções de widgets com tamanho ajustável. Além disso, a função de conta familiar permite que o usuário compartilhe suas fotos e serviços de assinatura na nuvem com até 9 pessoas.
Principais melhorias:
- Interface 60% mais leve que a MIUI 13
- Redução do uso da memória do smartphone
- Melhor reconhecimento de texto e extração de imagens na galeria.
- Menos apps nativos do sistema que não podem ser desinstalados
- Nova função de conta familiar
- Melhorias para Tablets
Confira abaixo quais aparelhos da Xiaomi estão cotados para receber a nova MIUI 14:
Janeiro de 2023:
- Xiaomi 12S Ultra
- Xiaomi 12S Pro
- Xiaomi 12S
- Xiaomi 12 Profissional
- Xiaomi 12 Pro Dimensity Edition
- Xiaomi 12
- Xiaomi Mix Fold 2
- Redmi K50 Pro
- Redmi K50
- Redmi K50 Ultra
- Redmi K50 Gaming Edition
- Xiaomi Pad 5 Pro 12.4
- Xiaomi Pad 5 Pro
- Xiaomi Pad 5
- Redmi Pad.
Abril de 2023:
- Xiaomi Pad 5 Pro 12.4
- Xiaomi Pad 5 Pro
- Xiaomi Pad 5
- Redmi Pad.