Comparativos

Moto E vs Lumia 630

Recentemente o Brasil recebeu dois lançamentos de smartphones de entrada que chamaram a atenção, o primeiro lançado pela Motorola tem a missão de dar continuidade ao sucesso dos aparelhos lançados pela empresa, o Moto E, com características mais simples que os da linha, chegou para atrair quem não quer pagar muito em um smartphone, mas quer usufruir tudo que o Android pode oferecer. Já a Nokia já havia lançado o seu aparelho anteriormente em outros países, mas trouxe para o Brasil com algumas novidade em relação a versão internacional, e pelo preço e suas especificações pode ser uma grande chance para quem deseja conhecer o sistema do Windows Phone.

Moto E vs Lumia 630

MotoGLumia

DESEMPENHO

O smartphone da Nokia tem processador superior sendo um Snapdragon 400 quad-core de 1,2GHz, e uma GPU mais potente Adreno 305, porém tem apenas 512MB de memória RAM que pode ser incompatível com alguns jogos do sistema, já o Moto E vem com Snapdragon 200 dual-core de 1,2GHz e 1GB de memória RAM, em relação ao sistema ambos funcionam perfeitamente, porém vale lembrar que além de ter processador e GPU inferiores o Moto E conta com uma tela com mais pixels que exige ainda mais do hardware em desempenho de jogos.

MEMÓRIA INTERNA

O Moto E tem apenas 4GB de memória interna, apesar de ter slot para cartão de memória de até 32GB, atualmente pode ser considerado pouco espaço sendo que o espaço disponível fica em aproximadamente 2GB. O Lumia 630 vem de fábrica o dobro do concorrente, com 8GB de armazenamento interno expansível até 128GB com microSD, são poucos smartphones que aceitam essa capacidade de expansão, vantagem para o Lumia.

CÂMERA

A Nokia sempre se destaca na qualidade das fotos dos seus aparelhos, ambos possuem câmera de 5.0 megapixels, dois pontos negativos dos dois aparelhos é de eles não possuírem câmera na parte frontal e nem flash para fotos noturnas, mas o Lumia leva vantagem, pois ainda filma em HD em quanto o Motorola filma apenas em 480p.

RECURSOS E CONEXÕES

Sem dúvida ambos contam com dois recursos que chamam atenção no mercado brasileiro, TV Digital embutida e dois slot para chips Micro-SIM, apesar disso por serem um dispositivo de entrada não há recursos adicionais somente os nativos do sistema.

Conexões do Moto E são Wifi 802.11 b/g/n, Wifi hotspot, 3G HSDPA 21 Mbps, HSUPA 5.76 Mbps, Rádio FM, GPS, Bluetooth 4.0 e MicroUSB 2.0. Já as conexões do Lumia 630 são Wifi 802.11 b/g/n, Wifi hotspot, DLNA, 3G HSDPA 21 Mbps, HSUPA 5.76 Mbps, Rádio FM, GPS, Bluetooth 4.0 e MicroUSB 2.0.

TELA

O Moto E tem tela de 4.3 polegadas e resolução de 540 x 960 isso resulta em uma densidade de 256 PPI, com isso tem imagem com mais nitidez do que o Lumia 630 que conta com uma tela de 4.5 polegadas e resolução de 480 x 854 e densidade de 218 pixels por polegada. Os dois tem ao seu favor a proteção Gorilla Glass 3 para proteger a tela de riscos e arranhões.

SISTEMA

O celular da Motorola tem o mais recente sistema do Google, Android 4.4 Kitkat, o da Nokia o sistema mais recente da Microsoft Windows Phone 8.1, os dois funcionam perfeitamente nos aparelhos, mas como sabemos atualmente o preferido é o Android que conta com número de aplicativos e jogos superior ao sistema da Microsoft.

BATERIA

Com uma bateria de 1980 mAh o Moto E garante o uso durante um dia inteiro de uso moderado, apesar de ter uma capacidade de 1830 mAh o Lumia possui sistema diferente que pode interferir no consumo, nesse quesito podemos considerar um empate.

PREÇO

O Preço sugerido do Moto E é de R$599 na versão completa, o Lumia 630 na versão com todos os recursos tem preço sugerido de R$699, com isso a Motorola conseguiu mais uma vez um aparelho com preço inferior.

CONCLUSÃO

É difícil apontar qual é o melhor aparelho, pois os dois têm seus pontos positivos e negativos, devido ao preço e por ter sistema Android que é mais popular o Moto E deve ter um número de vendas e acessórios como capas, películas em um número maior. Já o Lumia pode ser uma grande aquisição para quem pretende ter um smartphone com Windows Phone.

 

Cesar Augustus

Estudante de Engenharia da Computação (10º Semestre), 22 anos e colaborador do site Tudo em Tecnologia.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Lumia custando 700 reais bate de frente com moto.g. Se custasse um 600 reais ficaria mais atraente.
    Só acho que deveria vir com 1gb/ram, pra rodar alguns games mais pesados.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo