Comparativos

Moto G200 vs Galaxy S21 FE: qual escolher?

A Motorola e a Samsung continuam se esforçando para atrair os consumidores com smartphones que prometem bom custo-benefício. No caso da Motorola, a empresa tem ao seu dispor o Moto G200, enquanto a Samsung traz o famoso Galaxy S21 FE. Mas afinal, qual dos dois vale mas a pena? Descubra o comparativo abaixo!

Design & Construção & Tela

Design é algo muito pessoal e o que pode agradar a um pode não agradar a outro. Nesse ponto, tanto o Moto G200 quanto o Galaxy S21 FE trazem um design moderno com cores discretas que devem agradar a maioria dos usuários. Já em construção, o modelo da Samsung sai na frente com laterais em metal e proteção contra água, enquanto o aparelho da Motorola peca por ter construção totalmente em plástico.

Veja também:

Passando para a tela, o Moto G200 traz um display enorme de 6.8 polegadas Full HD+ com tecnologia IPS. Enquanto isso, o Galaxy S21 FE abriga uma tela Dynamic AMOLED de 6.4 polegadas com resolução Full HD+. Ambos são compatíveis com HDR10, mas o Motorola sai na frente em taxa de atualização de 144 Hz contra os 120 Hz do seu concorrente.

Sistema & Bateria

Apesar de contarem com sistema operacional Android, os dois smartphones desse comparativo possuem interfaces bem diferenciadas. Apesar do Moto G200 ter uma interface mais próxima do Android puro, o modelo peca por estar ainda rodando o mais antigo Android 11. Por outro lado, o Galaxy S21 FE já sai da caixa com o mais atual Android 12 pronto para uso. Além disso, o modelo da Samsung também ganha por ter suporte para pelo menos 4 atualizações de Android.

Vale notar que os dois smartphones suportam Modo Desktop (transforma seu smartphone em PC). Porém, o modelo da Samsung tem alguns extras como os apps Pasta Segura e Samsung Pass.

Passando para Bateria, temos 5.000 mAh no Moto G200 contra 4.500 mAh no Galaxy S21 FE. Nesse ponto, o smartphone da Motorola leva duas vantagens. Primeiro, suporta carregamento rápido de 33W contra 25W do seu concorrente. E segundo, já vem com o carregador incluso no pacote, item ausente no modelo da Samsung.

Conectividade & Áudio & Desempenho

Em conectividade, ambos os modelos carecem de uma entrada padrão para fones de 3,5 mm. Dessa forma, quem optar por usar fones com fio terá que utilizar um adaptador ou algum fone com entrada microSD. Vale notar também que nenhum dos dois permitem expandir o armazenamento interno. Mas pelo menos, oferecem suporte para redes 5G de última geração. Além disso, apenas o modelo da Samsung tem áudio estéreo (duas saídas de som).

Sobre desempenho, o smartphone da Motorola sai na frente com seu chipset Snapdragon 888+ contra o Exynos 2100 do S21 FE. Embora o chip da Samsung não seja ruim, ele não é páreo para o processador da Qualcomm, que entrega muito mais fluidez em jogos. Fora isso, ambos contam com 8GB de memória RAM e são capazes de abrir e rodar vários apps de forma simultânea.

Câmeras

O departamento de câmeras é outro ponto em que esses dois smartphones são bem diferentes. Por exemplo, o Moto G200 inclui um sensor principal de 108MP, uma lente ultrawide de 13MP, um sensor macro de 2MP e uma câmera frontal de 16MP. Já o Galaxy S21 FE trabalha com uma lente principal de 12MP com OIS, uma lente telefoto de 8MP com zoom óptico de 3X, câmera ultrawide de 12MP e um sensor frontal de 32MP.

Apesar de números bem diferentes, o Galaxy S21 FE é capaz de registrar fotos com maior qualidade, seja durante o dia ou em baixa luminosidade. Além disso, o modelo da Samsung é capaz de registrar vídeos com maior qualidade.

Qual comprar?

Como visto acima, o Galaxy S21 FE se mostrou mais completo que o Moto G200, trazendo uma tela de maior qualidade, construção diferenciada e câmeras melhores. Entretanto, se você busca por uma melhor experiência em jogos e precisa de mais bateria, o Moto G200 será uma excelente escolha!

Felipe Lupetti

Sou um entusiasta da tecnologia, especialmente em smartphones.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo