A versão com a maior mudança na interface visual do Android desde o 4.0 Ice Cream Sandwich, foi lançada ao mundo oficialmente hoje, a versão Lollipop. Com um novo sistema de notificações, uma nova tela de multitarefas e várias outras novidades que o Google implementou para a versão 5.0 do seu sistema operacional que devem chegar inicialmente junto com os novos aparelhos, o Nexus 6, feito pela Motorola, e o Nexus 9, tablet feito pela HTC.
Confira: Nexus 6
Nova interface: Material Design
Com o novo Android, e após várias versões entre o 4.0 Ice Cream Sandwich e o atual 5.0 Lollipop, o Google mudou bastante a interface do seu sistema, que tem leves influências das novas versões das interfaces da Samsung e LG, com um design muito mais chapado, flat e com animações mais elaboradas. A nova interface promete trazer uma fluidez de usabilidade muito mais poderosa e acabar com aquela má fama que o sistema tinha de ser visualmente mais lento que seus concorrentes.
Novo sistema de notificações
Como parte da nova identidade visual do Android, as notificações não poderiam ficar de fora dessa remodelação. Elas agora possuem um nível de prioridade e são exibidas conforme esse nível, apesar que basta que você deslize o dedo para baixo e será exibida o restante.
Outro fato interessante é que você não precisará mais sair da sua atividade para ver uma notificação, ela é exibida como uma mini tela em cima do seu jogo e você poderá ver a mensagem recebida, por exemplo.
Segurança
O Android recebeu melhorias no núcleo do sistema para executar todas os aplicativos de forma mais segura e menos suscetível a malwares, além de conter a implementação do Knox, reconhecido como um grande sistema de segurança desenvolvido pela Samsung e agora é incluído em todos os dispositivos Android, e uma conexão mais segura com o seu Android Auto ou Android Wear.
Gerenciamento da bateria
Uma das grandes reclamações dos usuários de smartphones, do Android mais precisadamente, é o tempo de autonomia da bateria e o Android Lollipop possui várias melhorias para aumentar a vida da bateria. Mas há novidades para o gerenciamento da bateria para o novo Android, agora é possível ver o tempo estimado para a conclusão do carregamento enquanto o carregador está plugado ao aparelho e uma estimativa de tempo restante de bateria. Além de um modo de economia de energia que permite aumentar em até 90 minutos a autonomia, ótimo para os momentos de pouca bateria e longe de uma tomada ou carregador
Desempenho
Com o suporte a 64 bits e a nova máquina virtual Android Runtime (ART), o desempenho geral do Android pode ser até 4x melhor e os chips ARM, x86-64 e MIPS, que são fabricados em 64 bits, já são suportados pelo novo sistema. Uma novidade para os desenvolvedores é que os aplicativos feitos usando a linguagem Java serão adaptados automaticamente para usar os novos recursos em 64 bits do Android, além dos apps do Google (Agenda, Chrome, Gmail e mais) já ganharam versões para 64 bits. Para os gamers, o novo Android possui uma versão otimizada do OpenGL ES 3.1 e permitirá gráficos ainda melhores, com jogos mais potentes, melhor uso do hardware.