Opinião

Opinião: iPhone XR vale a pena em 2022?

A Apple lançou oficialmente o iPhone XR em meados de 2018 com a proposta de agradar usuários mais exigentes. Contudo, estamos quase em 2022 e muitos ainda estão interessados em comprar esse modelo. Será que vale a pena o investimento agora? Descubra abaixo em nossa análise completa!

Desempenho & Design

Desempenho ainda é um dos grandes destaques do iPhone XR. Afinal, o chipset Apple A12 Bionic com núcleos 2x 2.5 GHz Vortex + 4×1.6 GHz com 3GB de RAM ainda são suficientes para rodar jogos como Free Fire e PUBG sem lentidões. Obviamente, isso se deve ao sistema super otimizado por parte da fabricante.

Veja também:

Outro ponto que o iPhone XR ainda agrada é em relação ao seu design e construção. Com traseira em vidro e laterais em alumínio, o smartphone oferece uma pegada premium e visual agradável. Além disso, a Apple aplicou uma proteção extra contra apgua (IP67) capaz de resistir 1 metro de profundidade por até 30 minutos. Entretanto, a fabricante não oferece garantia caso entre água no dispositivo.

Sistema & Câmeras

Outro ponto em que o iPhone XR agrada é em sistema operacional. Mesmo com quase 4 anos de mercado, ele está atualizado para a última versão do sistema da Apple, o IOS 15.1. Na prática, o sistema funciona sem lentidões e com excelente fluidez ao alternar de um app para outro. Além disso, receberá atualizações até 2023 e entrega uma excelente experiência ao registrar fotos no Instagram.

Falando sobre câmeras, o XR traz apenas uma câmera traseira de 12MP e outro sensor para selfies de 7MP. Como destaques, possui estabilização óptica de imagem e é capaz de registrar vídeos em 4K.

Na prática, o smartphone é capaz de registrar fotos com boa qualidade tanto na câmera traseira quanto frontal. No entanto, a ausência dos sensores ultrawide, modo noturno e zoom (telefoto) deixa a desejar em relação à outros modelos atuais do mercado. Confira abaixo alguns resultados na prática:

Tela & Bateria

Para quem não se lembra, o iPhone XR é equipado com um display IPS DE 6.1 polegadas. A resolução é apenas de 828 x 1792 pixel e a taxa de atualização vem no padrão de 60 Hz. Apesar de não ser uma tela ruim, possui resolução muito abaixo de outros modelos e menor fluidez que aparelhos com telas de 90 Hz e 120 Hz.

Em termos de bateria, a capacidade de apenas 2.900mAh é muito pequena em comparação com modelos como Galaxy S20 FE e Galaxy M62. Entretanto, a ótima otimização por parte da abricante faz com que o smartphone oferece um dia de uso moderado com apenas uma carga.

Em nossos testes, o aparelho atingiu cerca de 6 horas de tela ligada.
Contudo, um ponto negativo que pode desagradar muitos é a ausência de um carregador na caixa. Assim, quem adquirir esse modelo terá que comprá-lo à parte.

Vale a pena comprar em 2021?

Mesmo com vários anos de mercado, o iPhone XR ainda é segue agradando em vários aspectos. Como visto, o modelo é muito bom em desempenho, traz um sistema fluido e atualizável, entrega boas fotos e possui construção premium.

Como visto, o iPhone XR é um smartphone que continua agradando em vários aspectos. Possui um bom desempenho, sistema operacional fluido e câmeras com boa qualidade durante o dia, além de prometer atualizações por longo período. Por outro lado, perde por sua bateria de baixa capacidade e tela de baixa resolução. Portanto, Se você busca por um aparelho bom para jogos e não se importa com muitos recursos de câmera, o iPhone XR ainda é uma excelente opção no mercado.

Felipe Lupetti

Sou um entusiasta da tecnologia, especialmente em smartphones.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo