Pesquisar
Close this search box.

Quais as diferenças entre G, E, 3G, H, H+ e 4G?

Uma dúvida que persegue muitos usuários de telefones celulares, smartphones e qualquer outro dispositivo móvel que usa rede de dados, são os famosos símbolos que aparecem ao lado da intensidade de sinal do aparelho, compostos pelas letras G, E, 3G, H, H+ e 4G.

Para começar esses símbolos significam que determinada rede de dados o seu aparelho está usando no momento, normalmente elas oscilam bastante graças a força do sinal e distância das antenas em que você se encontra. Basicamente em grandes cidades na teoria é onde o usuário consegue aproveitar a melhor velocidade de dados e com isso maior sinal para ligações por conter um bom raio de troca de dados, o que acontece completamente ao contrário em lugares mais afastados como fazendas e sítios que ficam distantes das antenas.

Agora que vocês já sabem para que servem essas letras, vamos explicar o que significa cada uma:

  • GPRS – G: Essa conexão é a mais antiga e praticamente funciona em muitos lugares que não funcionam redes mais modernas, quando ela aparecer no seu aparelho prepare as lágrimas, já que sua velocidade é na faixa de 14.4 kbps, com isso o máximo que você verá são textos demoradamente e as fotos só depois de alguns (muitos) minutos. Pode-se afirmar que é o 2G.
  • EDGE – E: Já foi considerada uma bela banda larga em uma época, podendo o chamar de 3G primitivo por ser melhor que o 2G (alguns consideram como 2.5G), o EDGE varia de 175 e 218 kbps que já é melhor que o GPRS, entretanto considerado péssimo atualmente por ser bem lento para os aplicativos e sites atuais.
  • 3G: Mais conhecido e visto nos smartphones e propagandas espalhadas na mídia, o 3G básico atinge na faixa de 384 kbps, que já melhora a visualização de fotos e textos.
  • HSPA – H: Podemos o considerar como 3.5G, um 3G melhorado que atinge a taxa de 7.2 Mbps onde é possível fazer download de músicas e alguns vídeos pela velocidade de download melhorada.
  • HSPA+ – H+: O 3.75G é a melhor velocidade em aparelhos 3G, se você ver isso na sua tela significa que sua troca de dados está muito rápida chegando entre 14.4 Mbps e 168.8 Mbps.
  • 4G – LTE: A mais atual rede que existe podendo atingir mais de 100 Mbps, porém disponível em poucos locais como centros de grandes cidades, deixando outros lugares no máximo para o famoso 3G. Funcional no Brasil.
  • 4G – LTE-A: Evolução do 4G que promete até 1 Gbps teóricos.

Significado de cada sigla:

  • GPRS – General Packet Radio Service;
  • EDGE – Enhanced Data rate for GSM Evolution;
  • 3G UMTS – Universal Mobile Telecommunication System;
  • HSPA – High Speed Packet Access;
  • HSPA+ – Evolved High Speed Packet Access;
  • LTE – Long Term Evolution;
  • LTE-A – Long Term Evolution-Advanced.

symbol_h_3g1

Os valores mostrados são teóricos, pois sabemos que as operadoras normalmente não oferecem nem metade do prometido, a não ser que seja em questão de empresas fora do Brasil e em países mais avançados que muitas vezes se não atingem, chegam o mais próximo disso em seus serviços.

Fonte: Telecom Vibe

Publicado por:

Picture of Flávio Volpe Castro Júnior

Flávio Volpe Castro Júnior

Cursando Engenharia Mecânica, me encontro 4º ano, sempre apaixonado por tecnologia desde criança, este mundo sempre me fascinou e com toda a certeza continua fascinando.

Comentários:

Uma resposta

  1. Me ajudou muito do que outros sites parabéns, pelo seu site,estava com bastante dúvidas sobre isso porque normalmente meu celular mostrava 4G mas agora está em H+,fiquei aliviado,porque a operadora gosta de me roubar.

Deixe um comentário

Últimas Notícias
Ciência

Como a poluição do ar no Brasil afeta você e como se proteger

Notícias

OFERTA | Moto G24 Power despenca de preço no Brasil

Notícias

Galaxy A16 5G surge em primeiras imagens renderizadas

Notícias

Samsung libera One UI 6.1.1 para série Galaxy S24 no Brasil