Ontem, quarta-feira 15-05-2013, foi o priemiro dia da Google I/O 2013, o principal evento anual promovido pela Google.
Até agora nada de nova versão do Android ou de novo Nexus. A empresa até agora só anunciou a venda de uma versão Pure-Android do Samsung Galaxy S4 que estará disponível a venda diretamente no site da Google Play dos EUA em breve.
O vice-presidente sênior da Google,Vic Gundotra, falou sobre o crescimento nos números de ativações de aparelhos Android, onde a empresa já contabiliza mais de 900 milhões de Androids ativados, um crescimento notável tendo em vista que no mesmo período de 2012 a Google contabilizou 400 milhões de ativações.
A Google deu um show de novos recursos e ferramentas para desenvolvedores, onde as principais novidades foram:
Melhorias no Google Now
Foram apresentadas diversas melhorias no Google Now, como novos idiomas e suporte mais ferramentas, inclusive foi apresentado um novo sistema de busca por voz onde, segundo a Google, a empresa quer trazer para os usuários uma busca por “conversação”, onde você se sinta como se estivesse conversando com um “amigo”.
Google Cloud Messaging (GCM)
Permite a sincronização de notificações entre aparelhos, por exemplo, ao marcar uma notificação como lida em seu smartphone, a notificação não será exibida novamente no tablet (por exemplo).
Novo Google Maps
[youtube id=”THxJHcR1D2c” width=”600″ height=”350″]
O novo Google Maps trás recursos como o Fused Location Provider, que permite localizar pontos com maior facilidade, economizando a bateria do aparelho. Outro recurso interessante é o Activaty Recognition que é capaz de perceber se você está dirigindo, andando ou pedalando. O novo Maps também trará o recurso Geofencing que cria cercas virtuais, permitindo ao smartphone identificar quando você entra ou sai de um lugar.
Google Play Gaming Services
Este recursos seria como a Game Center do iOS. A Google Play Gaming Services é uma central de jogos, onde será possível armazenar seus Archivements (conquistas) obtidas, existirá Rankings de jogos, permitirá guardar na nuvem o seu “SaveGame” (o que você já conseguiu em determinado jogo). Além disso, a Google Play Gaming Services trará o suporte a jogos Multi-players, se tornando um atrativo para os desenvolvedores de jogos.
Nova Google Play Store
Com novo design, novos filtros de aplicativos para Tablets e diversas novidades, a nova Play Store abrirá espaço para recomendações de amigos e aplicativos educacionais.
Novo Google Play Music All Access
O serviço será uma especie de Rádio Online com Playlist personalizável pelos usuários, disponível por quanto apenas nos Estados Unidos por US$ 9,99 por mês. Será possível criar sua própria biblioteca e ordenar canções e artistas da forma que você preferir.
Novidades no Google Chrome
O Google Chrome agora irá exibir exatamente o mesmo conteúdo dos Desktops e Notebooks em Tablets e Smartphones, fazendo uso do WebGL.
Dois novos formatos de imagem e vídeo estão em testes. O WebP pode deixar as imagens até 30% menores se comparadas com o formato JPG e o codec de vídeo VP9, que se comparado com o H.264 pode gerar compressões de arquivos até 60% menores.
Novidades no Google +
Foram apresentadas 41 novas modificações para o Google+, incluindo novo visual, suporte para hashtags, um aplicativo multiplataforma dos Hangouts, agora é possível fazer edições simples nas suas fotos diretamente nos álbuns como ajustes de foco, contraste e ruídos, entre outros.
Novo Android Studio e novidades no Google Play Developer Console
Os desenvolvedores também ganharam muito no Google I/O 2013. A empresa apresentou diversas melhorias no Developer Console, como a possibilidade de lançar aplicativos em fase Alpha, Beta ou Final, suporte a traduções sem dificuldades (contratando empresas profissionais), novo sistema de monitoramento de receitas dos aplicativos, entre outras novidades.
A Google apresentou também o novo Android Studio, um novo SDK de desenvolvimento para Android que trará diversos novos recursos para facilitar ainda mais a vida dos desenvolvedores da plataforma. O novo Android Studio pode ser baixado (ainda não está totalmente concluído) através DESTE LINK.
Fontes: Google I/O, Tecmundo