Review HP DV6 6190BR

DESEMPENHO

O Pavilion DV6 6190BR conta com um processador Quad-Core, a APU AMD A8 3500M que tem clock de 1.5 até 2.4ghz com turbo core e possui 4mb de cache. É um processador que atende bem o usuário básico e consegue rodar os jogos atuais sem problemas. Mas o baixo clock deixa ele atrás do concorrente, o i5 2410M por exemplo. Mas com um simples overclock para 2.2ghz, o AMD A8 consegue um excelente resultado, ficando equivalente ao i5, oferecendo um ganho de desempenho muito significativo e no teste com clock de 2.4ghz, o AMD conseguiu superar o i5 em alguns testes. A questão do Pavilion DV6 6190BR é que na faixa de preço ele compete com modelos com i7 2630QM/2670QM e nesse caso não tem como comparar, pois o Intel leva grande vantagem pela sua maior eficiência por núcleo. Mas o desempenho é agradável e com overclock fica muito melhor, mas para quem vai utilizar o notebook para uso profissional com aplicativos que exigem muito do processador, a melhor opção é escolher um modelo com i7 Quad-Core. Vale ressaltar que o overclock se for realizado sem cautela e caso danifique algum componente, a garantia não cobre esses danos. Confira abaixo os testes realizados:

  • CINEBENCH R10 32bits

blank

 

 

  • CINEBENCH R10 64bits

blank


  • ÍNDICE DE EXPERIÊNCIA DO WINDOWS
blank
Clique Na Imagem Para Ampliar
  • 3DMARK06
blank
Clique Na Imagem Para Ampliar

Obs: No teste do 3Dmark06 o recurso Crossfire estava ativo, o que fez perder um pouco de desempenho, já que no DX9 esse recurso tem pouca eficiência. E como o tempo com o notebook em mãos foi pequeno, não houve tempo para execução do teste com o Crossfire desabilitado.

  • wPRIME

blank

DESEMPENHO GRÁFICO

O notebook vem com Radeon 6750M 1gb GDDR3 que oferece bom desempenho e conseguiu rodar com boa jogabilidade quase todos os games testados na resolução 1600 x 900 e na qualidade no mínimo High. O modelo ainda conta com o recurso Crossfire, mas ele só tem eficiência em jogos com DX11, sendo que os jogos em DX9 há até uma perda de desempenho, muito provavelmente por conta dos drivers. Confira abaixo dos testes realizados com jogos:

  • PES 2012 (Resolução 1600 x 900 e configuração no Máximo)
blank
Clique Na Imagem Para Ampliar
blank
Clique Na Imagem Para Ampliar
  • DIRT 3 (Resolução 1600 x 900, Configuração no High)
blank
Clique Na Imagem Para Ampliar
blank
Clique Na Imagem Para Ampliar
  • F1 2011 (Resolução 1600 x 900 e configuração no High)
blank
Clique Na Imagem Para Ampliar
blank
Clique Na Imagem Para Ampliar
  • Crysis 2 (Resolução 1600 x 900 e configuração no Advanced)
blank
Clique Na Imagem Para Ampliar
blank
Clique Na Imagem Para Ampliar
  • COD MW3 (Resolução 1600 x 900 e configuração no High)
blank
Clique Na Imagem Para Ampliar
blank
Clique Na Imagem Para Ampliar

Apesar de alguns jogos estarem abaixo dos 30 FPS recomendado para ser “jogável”, em todos os testes os jogos rodaram sem travamentos, exceto Crysis 2, onde houve alguns pequenos “lags”, mas para solucionar isso, basta usar o jogo no modo Gamer. Vale ressaltar que o uso do Fraps para medir o FPS “rouba” alguns FPS na prática jogando sem o mesmo, por isso na média aumenta usn 5 FPS sem o programa, como é o caso de está realmente “jogando”. Para quem prefere uma maior taxa de FPS, poderá diminuir a qualidade e/ou resolução, já que muitos jogos foram testados no High e com resolução de 1600 x 900.

 

DESIGN

A HP é uma das especialistas em design no segmento de notebooks e o DV6 6190BR é um notebook muito bonito, com elegância que chama atenção por onde passa com sua beleza. O logo da HP na tampa traseira fica iluminado quando o notebook está ligado, dando um charme ao notebook, assim como ao redor de todo o touchpad uma luz em volta (estilo neon branco) fica acesa quando o dispositivo está ligado (quando desativa o touch a luz se apaga). O HP DV6 6190BR é um notebook muito bonito, sendo nesse quesito o mais elegante na faixa de preço, pelo menos em nossa opinião.

RUÍDOS

Nessa questão o notebook é muito bom e agrada também. No uso diário, praticamente não se houve ruídos e permanece quase sempre com o sistema de resfriamento sem ser notado. Apenas em tarefas que exige muito do poder de processador do notebook é que se nota os ruídos, mas mesmo assim, ainda dentro do aceitável para não se tornar um incomodo.

SOM

O sistema de áudio Beats do HP Pavilion DV6 6190BR é muito bom e fica acima da média na categoria, oferecendo uma boa qualidade de som com 4 alto-falantes e um volume bem considerável, dando tranquilamente para assistir filmes sem problemas com o sistema de som do notebook. Ainda falta um pouco de graves por não ter subwoofer. Mas no geral agrada muito e é superior entre alguns de seus concorrentes.

TECLADO E TOUCHPAD

O teclado do DV6 6190BR é completo, incluindo teclado numérico. A digitação no notebook é muito boa, pois é bem macia e silenciosa. As teclas têm bom tamanho e mesmo com teclado numérico, o tamanho geral das teclas não foi muito sacrificado, como em alguns casos, sendo o único contra foi que as teclas direcionais cima e baixo ficaram muito pequenas. Há também uma pequena flexibilidade quando se pressiona com mais força algumas teclas, mas nada demais.

 

O touchpad é excelente, com um tamanho bem agradável e possui recurso multi-gestos. A superfície é muito boa, deslizando facilmente os dedos e os comandos tem uma precisão muito boa. Foi uma ótima atualização esse novo touchpad (com teclas separadas da superfície) em relação ao DV6 3240BR, que tinha os botões duros e afundavam um pouco ao pressionar, já que era uma peça única (os botões do touch + superfície).

46 COMENTÁRIOS

    • O custo-benefício desse modelo está excelente. Muito bom mesmo. A diferença principal entre os dois está na quantidade de memória ram e HD. O processador muda, porém diferença de desempenho é pequena, muda mais a placa gráfica integrada ao processador que a Radeon 6620G é melhor que a 6520G do 6170BR, porém como ambos tem a Radeon 6750M 1gb dedicado, isso fica desprezível.

      O preço está muito bom e vai ser ótimo para o seu uso. Porém um processador mais potente seria melhor.

      Se caber no seu orçamento, pega o Dell Vostro 3560 que vem com i5 3210M já da terceira geração da Intel. E também vem com tela Full HD: http://www.tudoemtecnologia.com/2012/06/dell-vostro-3560.html

      Mas se quiser gastar pouco, esse HP está com um preço muito bom mesmo.

      Fico a disposição.

    • E se eu instalar o game booster? Eu não vejo vantagem em formatar o laptop pois eu acabei de compra-lo e não tem nada além do battlefield instalado. E não quero fazer overclock para não correr o risco de danificar um produto caro. Qual seria outra sugestão? Aguardo resposta. Obrigado.

  1. quero comprar esse hp, gosto muito de jogar , ele esquenta muito no caso de jogar 4 ou 5 horas seguidas sem parar ? e se tem como meçhorar a ventilaçao dele ? obrigrado espero respostas

  2. Tudo bem, Parabéns pelo site que auxilia e muito os consumidores.
    Adquiri este modelo recentemente porém não sei se os demais perceberam (Sou editor de vídeo), este modelo possui tela FULL HD 1080, só não entendi o porque de executar alguns vídeos em FULL HD e o vídeo ficar com baixa qualidade, inclusive ao diminuir a resolução a qualidade da tela fica pior que a de um notebook inferior. Poderia tirar essas dúvidas para mim? Abraço

  3. Não gostei do teclado… Achei inconveniente por estar mais voltado para a esquerda, as teclas muito espaçadas e as teclas para cima/baixo microscópicas rsrs, e a sesolução da tela em algumas janelas não é boa… e quando aumento a resolução fica distorcido… não gostei.. me arrependi…

    • Janilce,

      A resolução é boa, você que pode não ter se acostumado. O que fica diferente é que como a resolução é alta, as algumas páginas ficam com vago grande dos lados.

      Se comprou on-line, tem até 7 dias contados a partir da data de recebimento para solicitar devolução ou troca.

      Fico a disposição.

    • Felipe,

      Devido ao baixo clock, a APU perde. Mas se o usuário quiser, poderá fazer overclock e deixar no mesmo nível de um i5 ou até um pouco superior.

      O i5 nessa situação de baixo clock da APU, ganha porque tem desempenho por núcleo muito maior, ai mesmo com 2 núcleos supera o A6.

      Abraços

  4. ola otimo site vou divulgar ele em blog aqui. tenho um dv6, uma pergunta nao sei com qual placa de video ele esta trabalhando se e a dedica ou a onbord fiz varias pesquisas ja olhei nas
    propriedades de video e so aparece a AMD radeon TM HD 6520G,
    so que a dedica e a 6750m . tem alguma configuraçao para ele trabalhar com as duas ou usar a dedicada para jogos

  5. bom dia Th, entrei no sei site procurando por um pc bom para o uso multimidia, principalmente para jogar. Um amigo meu tem a versão do dv6 anterior a esta, e diz que nao gostou muito. Meu pai vaiviajar para os estados unidos e vai trazer meu laptop de la (preciso da mobilidade, nao pode ser de mesa) e fiquei na duvida de qual computador seria melhor para mim. Pesquisei e encontrei o Asus G75VW, o dv6 6190br, entre outros. poderia me dar uma ajuda ?

    • Gabriel,

      Se você precisa de mobilidade, pega um notebook de 15.6″, o Asus G75W é muito grande, é maior que a média de 17″.

      Uma boa opção é o MSI GT60, já olhou? Ou Sager NP9150 que você compra nos EUA com Radeon 7970M por um preço muito bom.

      Você pretende gastar quantos dólares com o notebook?

      • Na verdade eu não me importo muito com o tamanho, o unico problema é que eu teria que mover o pc, portanto nao poderia ser um pc de mesa. Não tenho uma quantia certa, mas queria um computador potente e que de preferencia nao tenha um preço absurdo. entre estes que voce me sugeriu, qual deles voce acha que se encaixa melhor na minha busca ?

  6. Foi o melhor notebook que já tive! Pena que me roubaram e hoje uso um ACER Aspire F5 – 573-51 LJ que apesar de ser muito bom não possui placa de vídeo dedicada e isso atrapalha a execução de programas como o AUTOCAD.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.