DESEMPENHO
O hardware do Redmi 2 é atual, chegando com chip Snapdragon 410 64 bits com processador Quad-core de 1.2 GHz (Cortex-A53), 1 GB de memória RAM e 8 GB de memória interna (expansível via microSD). Em outros países ele também é oferecido com 2 GB de RAM e 16 GB de memória interna e esperamos ansiosos por essa versão.
O Redmi 2 nacional vem basicamente com hardware quase idêntico ao Moto G 2015 que custa R$849, mudando apenas o clock do processador, onde o aparelho da Motorola tem 1.4 GHz, enquanto o Xiaomi 1.2 GHz.
Confirmamos no Review Redmi 2 que seu desempenho do Redmi 2 oferece uma ótima performance e tem boas respostas para abrir apps e games, além de alternar entre eles em um bom tempo. Mas em alguns momentos percebemos a falta de mais memória RAM, pois o aparelho “engasga” depois que já tem outros apps abertos. Ai as respostas em multitarefa são mais demoradas que no S3 Neo e no Zenfone 5.
É bom lembrar que o Redmi 2 tem dois modos de desempenho, onde o usuário poderá escolher. Por padrão ele vem configurado em equilibrado. Nesse modo percebemos uma performance mais “amarrada”, mas ao selecionar o modo performance notamos uma boa melhora e recomendamos sempre usar dessa forma.
Para quem gosta de jogar, a GPU Adreno 306 e a resolução HD do display casam bem e o smartphone consegue rodar bons games e com ótima qualidade gráfica, como testamos o Super Bike 15, mas não espere instalar muitos jogos pesados, pois a memória interna é limitada e o Redmi 2 possui apenas pouco mais de 4 GB livres para o usuário. É expansível via microSD, porém para mover apps para o cartão é preciso Root, como publicamos aqui.
Em geral temos uma boa performance no Redmi 2, mas em multitarefa ele claramente fica atrás do S3 Neo Duos que possui 1,5 GB de RAM e do Zenfone 5 com seus 2 GB. Mas para um aparelho de R$499, consideramos um excelente resultado e se compararmos com aparelhos com o Galaxy Win 2 e Gran Prime que estão sempre na mesma faixa de preço, o Xiaomi fica na frente.
SISTEMA
Esqueça tudo que você sabe com Android! O Redmi 2 vem com MIUI 6, um sistema que apesar de ser baseado no KitKat 4.4.4, não tem nada haver com qualquer outro smartphone disponível no Brasil, pois a Xiaomi tem sua ROM de um modo peculiar que se assemelha mais com o iOS.
A imagem que você viu acima é a interface do Android do aparelho. Não tem o Menu com a grade de ícones, é tudo na Home, igual o iOS. Mas não se espante com a simplicidade, a MIUI 6 tem belos efeitos e o sistema vem totalmente completo.
Sabe quando você compra um smartphone e fica pensando nos apps essenciais para instalar? Com o Redmi 2 você já tem tudo: gerenciador de arquivos, lanterna, gerenciador de memória RAM, gravador nativo de chamadas, WPS Office e e um utilitário completo com limpeza, antivírus, lista de bloqueio, permissões, etc.
Para quem gosta de personalização, a Xiaomi tem vários temas disponíveis para o Redmi 2, onde é possível customizá-lo de forma gratuita, é só baixar no próprio app Temas. O sistema é tão completo que é possível configurar a saturação da tela, algo muito raro. Também é possível configurar por completo as notificações individuais de cada aplicativo.
A MIUI 6 oferece uma ótima experiência de uso e é muito completa, porém cobra seu preço: consumo de memória RAM. Ao ligar o aparelho ele fica com pouco mais de 370 MB disponível, o que é muito pouco. Mas não se preocupe, apesar de consumir muita RAM, o sistema gerencia bem a memória, fechando processos que não estão sendo utilizados para liberar para outros apps.
Outro ponto muito positivo é a segurança do sistema. Após configurar sua conta MI, só é possível restaurar o aparelho utilizando a senha da mesma, similar ao iCloud da Apple com o iPhone.
No Review Redmi 2 comprovamos que o MIUI 6 é um sistema excelente e completo. O smartphone deverá ser atualizado em breve para MIUI 7 baseada no Android 5.1.
SOM
Não temos muito o que falar sobre o sistema de áudio do Redmi 2. Primeiro porque ele nem vem com fone de ouvido, algo inédito na categoria, visto que todos os outros concorrentes possuem. Mas até TOPs chegam sem, como o Nexus 5 e Lumia 930. Já o alto-falante externo cumpre muito bem seu papel, com alto volume e qualidade de áudio aceitável. O volume é maior que do Zenfone 5 e S3 Neo.
Respostas de 7
Pena que não está disponível nas lojas de varejo on line. Pois penso seriamente substituir meu moto.g.2013 que só peca por não ter memória expansível.
Realmente o modelo de vendas não é muito bom. Mas acredito que em breve chegará em alguma loja do Grupo BW2. Na Índia eles fizeram parceria com grande loja do ecommerce, então pode ser que quando estoque normalizar, poderemos ter aqui também.
Espero que o preço continue assim, pelo menos até setembro ‘-‘
Também, tenho o motog2013 e to pensando em comprar ele, meu moto g é o de 8gb, ai ja sabe, pouca memoria, sofro muito com isso.
Comprei o meu faz uma semana é pouco, e estou muito feliz com o aparelho. Recomendo!
Alguem sabe dizer qual jogo é esse de corrida de moto que postaram na figura?
SBK15. =)