Review Samsung Galaxy S4

O Tudo em Tecnologia preparou pra você um review completo do Galaxy S4, o novo aparelho carro-chefe da Samsung que chega rodando o Android JellyBean 4.2.2 recheado de novos recursos implementados pela Samsung.

O aparelho entra no mercado em duas versões, uma delas nomeada i9500 com processador Exynos 5 Octa-core (5410) com quatro núcleos Cortex-A15 rodando a 1,6GHz e quatro núcleos Cortex-A7 rodando a 1,2GHz integrados pela tecnologia big.LITTLE, que alterna entre os núcleos Cortex-A15 e A7 conforme a necessidade de desempenho para economizar bateria.

O Exynos 5 5410 trás uma GPU PowerVR SGX544 de alto desempenho. A outra versão, nomeada i9505 com suporte ao 4G LTE, é baseada em um chipset Qualcomm APQ8064T Snapdragon 600, com CPU Krait 300 (baseado em ARMv7 e com arquitetura similar aos Cortex-A15) que possui quatro núcleos rodando a 1,9GHz, acompanhado por uma GPU Adreno 320. Apesar de ambas as versões terem desempenho parecido, o i9500 (com Exynos 5 Octa) leva um pouco de vantagem nos testes.

Neste review iremos avaliar a versão i9505 com 4G LTE do Samsung Galaxy S4, confira:

1- Características Completas

 

  • Modelo: Samsung Galaxy S4 i9505
  • Chipset: Qualcomm APQ8064T Snapdragon 600
  • CPU: Quad-Core Krait 300 @1,9GHz (baseado em ARMv7 e com arquitetura similar aos Cortex-A15)
  • GPU: Adreno 320
  • Memória RAM: 2GB
  • Memória Interna: 16GB, 32GB e 64GB (Disponibilidade depende da região)
  • Redes móveis: 3G e anteriores, juntamente com o suporte ao 4G LTE nas frequências 800 / 850 / 900 / 1800 / 2100 / 2600 MHz com até 100 Mbps para Download e 50 Mbps para Upload
  • Câmera Traseira: 13Megapixels com gravação Full-HD 1080p (1920×1080 pixels) com Autofocus e Flash LED
  • Câmera Frontal: 2Megapixels com gravação Full-HD 1080p (1920×1080 pixels)
  • Display: 5 polegadas, Full HD Super Amoled com resolução 1080×1920 pixels, 16 milhões de cores revestido com Corning Gorilla Glass 3
  • Sensores: Infravermelho (Para controle de televisores), acelerômetro, giroscópio, proximidade, bússola, barômetro, temperatura, umidade e gestos.
  • Sistema Operacional: Android JellyBean 4.2.2
  • Expansão de Armazenamento: slot para Micro-SD de até 64GB
  • Bateria: 2600 mAh Li-ion
  • Outros: Bluetooth 4.0, GPS / GLONASS, Wi-fi a/b/g/n/ac, suporte a HD Voice e DivX HD

2- Design

 DSC04043

O novo membro da família Galaxy S chega sem trazer muitas modificações estéticas em relação a versão anterior, ao invés disso a Samsung resolveu apenas refinar ainda mais o design apresentado no Galaxy S3.

O Galaxy S4 trás bordas menos arredondadas, nova textura frontal com alguns micro-furos e traseira com pequenos losangos cromados, lateral com melhor acabamento em alumínio e bordas laterais mais finas para compensar o maior display. O S4 pesa apenas 130g (3g mais leve que o S3), possui 7,9mm de espessura (0,7mm mais fino que o S3) e está no mercado em duas cores: Black Mist e White Frost.

DSC04047

 Os sensores agora estão um pouco mais perto da borda superior. A câmera se encontra na mesma posição que no Galaxy S3, porém o Flash LED agora está abaixo do sensor da câmera, e o alto-falante traseiro foi deslocado para a parte inferior da tampa traseira.

DSC04041

Na parte superior do aparelho estão um microfone, a entrada para os fones de 3.5mm  e o LED Infravermelho para controle de televisores. Já na lateral esquerda estão os botões de volume + e -. Na lateral direita está o botão de ligar o aparelho e bloquear a tela. Na parte inferior estão um microfone e o conector micro-USB.

Galeria de fotos:

3- Desempenho

Fonte da imagem: GSM Arena
Fonte da imagem: GSM Arena

Em ambas as versões o disponíveis no mercado o aparelho tem uma configuração bastante robusta com fortes processadores alinhados a 2 GB de memória RAM e suas fortes GPUs. O modelo i9500 trás processador Exynos 5 Octa-Core  (5410) com GPU PowerVR SGX544, já o modelo i9505 (4G) trás um processador Snapdragon 600 (CPU Krait 300 baseada em ARMv7 e com arquitetura similar aos Cortex-A15) com GPU Adreno 320. O S4 realiza um verdadeiro espetáculo de desempenho, sem quaisquer travadinhas inconvenientes e sem problemas para executar tarefas diárias ou jogos robustos.

Resolvemos instalar diversos aplicativos comuns entre os usuários (como o Facebook, Whatsapp, entre outros) para tornar os testes de desempenho mais próximos da demanda de um usuário comum, já que alguns desses aplicativos colocam serviços em segundo plano que sugam um pouco da capacidade de processamento e de memória RAM.

Conosco, o Galaxy S4 i9505 no Antutu Benchmark conseguiu alcançar 24677 pontos, ficando pouco acima do HTC One:

No Benchmark 3D Mark não foi diferente, o Galaxy S4 teve pontuação muito boa, alcançando 6741 pontos no modo Ice Storm Extreme e 11011 pontos no modo Ice Storm Normal:

No Quadrant Benchmark, o nosso Galaxy S4 i9505 atingiu a marca dos 12395 pontos, ficando muito acima de todos os outros concorrentes listados:

O Galaxy S4 esquenta bastante, em nossos testes o aparelho alcançou temperaturas na casa dos 40°C. A versão i9500 já recebeu diversas críticas e reclamações relacionadas ao superaquecimento, em alguns casos atingindo temperaturas na casa dos 50°C. Notamos que ao utilizar o Google Maps com o i9505 e coloca-lo de volta ao bolso é possível sentir o aparelho um pouco quente.

Executamos também dois grandes títulos do Android, jogos famosos e com gráficos bastante refinados: Need For Speed Most Wanted e o Grand Theft Auto III. Em ambos os jogos o aparelho esquentou um pouco, não passando da casa dos 30°C,  com desempenho sensacional, nenhuma travadinha sequer ou qualquer sinal de baixo desempenho.

4- Display e Multimídia

O Samsung Galaxy S4 trás uma incrível tela de 5 polegadas, com aproximadamente 441ppi e resolução de 1080×1920 pixels (Full HD 1080p) de SuperAMOLED. Em relação ao Galaxy S3, a tela cresceu 0,2 polegadas sem tornar o aparelho maior, já que a Samsung resolveu tornar as bordas laterais mais finas. A empresa fez um trabalho excelente no novo display, tornando o aparelho ideal para quem quer assistir filmes ou vídeos em Full HD, ou para quem gosta de ler ebooks no Smartphone.

DSC04045

A diferença dos 1080p em relação aos 720p do Galaxy S3 no uso normal não é lá algo muito notável até porque a densidade da tela do S3 já era bastante alta (306 ppi). Os jogos ficaram um pouco mais bonitos e com menos serrilhados e os ícones agora estão mais bem definidos.

 O modelo i9500 trás um chip de áudio Wolfson 5102m que oferece melhor qualidade sonora em relação ao DAC utilizado pela Qualcomm. Apesar de não apresentar um par de alto-falantes estéreo como no HTC One, o S4 possui uma qualidade agradável de Som. Utilizando os fones de ouvido que acompanham o aparelho a qualidade do áudio também é muito boa, permitindo uma excelente experiência com bons níveis de graves e agudos. Os fones que acompanham o S4 são bastante parecidos com os que vinham com o modelo anterior, porém foram um pouco melhorados, ganhando mais detalhes físicos e um cabo em novo formato.

5- Conectividade

s4

O Galaxy S4 i9505 possui o suporte as redes 2G/3G/4G LTE (800/850/900/1800/2100/2600 MHz), é compatível com o 4G que está sendo implementado no Brasil. O Bluetooth 4.0 também está presente no aparelho, melhorando bastante as velocidades nos envios e recebimentos. O S4 também possui conectividade NFC e Wi-fi 802.11 a/b/g/n/ac. Notamos uma pequena melhoria de desempenho no carregamento de páginas e download de arquivos em relação ao S3.

6- Sistema Operacional e Recursos

No Galaxy S4 a Samsung deu um show de novos recursos, trazendo diversas funcionalidades que até então ainda não haviam aparecido em outros aparelhos. Entre os recursos que mais impressionam, estão o Air Gesture, Smart Scroll, Air View e o Smart Pause.

O Air Gesture permite que o usuário role páginas da Web ou passe fotos através de gestos. O Smart Scroll faz com que a página da Web seja automaticamente rolada conforme o lugar que o usuário está olhando, por exemplo, se seus olhos estão mirados para a parte de baixo da tela do aparelho a página será rolada de forma que você não interrompa sua leitura. O Air View permite que o usuário visualize o conteúdo de fotos ou eventos do calendário apenas colocando o dedo próximo à tela sem toca-la. Você pode ver estes recursos do Galaxy S4 em funcionamento através DESTE OUTRO ARTIGO.

Screenshot_2013-06-26-17-56-49

O Galaxy S4 sai de fábrica rodando o Android 4.2.2 JellyBean, e com incríveis 8GB ocupados pelo sistema e aplicações pré-instaladas e não-desinstaláveis da Samsung, a empresa já liberou 2 atualizações que conseguiram livrar 2GB de espaço interno.

Entre os aplicativos pré-instalados, temos:

  • ChatOn: Uma espécie de WhatsApp ou Line da Samsung, que apresenta as mesmas funcionalidades e algumas extras como Vídeo-chat.
  • Leitor Óptico: Permite ler códigos QR e transcrever textos contidos em imagens.
  • S Health: Auxilia o controle alimentar com uma calculadora de calorias, planejador de exercícios e outros recursos.
  • S Memo: Permite  fazer anotações escritas em Texto ou mão-livre.
  • S Translator: Efetua a tradução direta de Fala ou Texto, permitindo ouvir inclusive as frases traduzidas de maneira, tudo isso de maneira bi-lateral.
  • S Voice: Uma espécie de Siri ou Google Now da Samsung, permite alterar configurações do aparelho, enviar e-mails, compartilhar algo, entre outros recursos, através de comandos de voz.
  • S Planner: Um calendário inteligente que permite criar novos eventos, novos alertas e lembretes.
  • Story Album: Permite organizar as fotos da sua galeria em álbuns.
  • TripAdvisor – Samsung Edition: Permite encontrar novos destinos e lugares para conhecer, efetuar reservas e outras atividades relacionadas a viagens.
  • WatchON: Veja o que vai passar na sua TV e controle-a através do LED Infravermelho do seu aparelho.
  • GroupPlay: Permite execução de música sincronizando vários Galaxy S4, tornando cada um deles o alto-falante de um Canal de Áudio. Permite até 8 dispositivos (7.1 canais).

O Galaxy S4 vem recheado de recursos interessantes e úteis, porém alguns deles podem entrar em desuso rapidamente conforme as necessidades do usuário. Hoje, 26-06-2013 deve chegar ao mercado dos Estados Unidos a versão Google Edition do Galaxy S4, rodando Android 4.2.2 JellyBean puro e com todas as regalias que um Nexus pode receber.

7- Câmeras

O Galaxy S4 possui duas câmeras, uma frontal de 2 Megapixels com gravação em Full-HD 1080p e uma traseira de 13 Megapixels com gravação em Full-HD 1080p, Autofocus e FlashLED. Em ambientes iluminados a qualidade das câmeras impressiona. A versão i9505 trás na câmera traseira um sensor Sony Exmor R, enquanto o i9500 chega acompanhado com o Exmor RS, modelo mais recente com suporte a HDR em vídeos. As fotos da câmera traseira em ambientes claros apresentam cores realistas e vívidas, com bastante nitidez e pouco ruído.

Já em ambientes com baixa iluminação, mesmo com o modo noturno ativado, as fotos apresentam alto nível de ruído. Em fotos tiradas em ambientes escuros porém com o Flash ativo o resultado é bastante interessante, sendo possível ver uma boa reprodução de cores e menor ruído dependendo da distância do aparelho até o alvo das fotos.

A câmera frontal de 2 Megapixels não se compara a qualidade da câmera traseira de 13 Megapixels ao tirar fotos, em ambientes claros o resultado chega a ser interessante, apesar de não apresentar cores muito vivas tampouco muita nitidez. Em ambientes escuros também não é muito diferente, o nível de ruído das fotos é muito alto.

No quesito gravação de vídeos, as duas câmeras tem qualidade muito boa. Ambas gravam em Full-HD 1080p, porém a câmera traseira captam com melhores cores e possui estabilização, enquanto ao gravar vídeos com a câmera frontal percebemos que as imagens ficam bem mais trêmulas.

Câmera Traseira:

Download do vídeo original

Câmera Frontal:

Download do vídeo original

O Galaxy S4 também trás diversos novos recursos de câmera, como por exemplo o Dual-Camera, que permite tirar fotos ou gravar vídeos encaixando as duas câmeras de diversos modos.

O recurso Apagador também é bastante útil. Ele serve para remover objetos ou pessoas indesejadas que passaram na frente da câmera enquanto você estava tirando uma foto.

Outro recurso que chamou atenção foi o modo “Ação” da câmera, que tira diversas fotos durante o movimento de um objeto ou pessoa e junta todas elas em uma só. Porém, durante nossos testes, comprovamos que é bastante complicado utilizar o recurso, não conseguindo fotos tão boas como as que foram apresentadas durante a divulgação do aparelho. GS4_DramaShot

8- Bateria

A bateria do Galaxy S4 é bastante duradoura, o aparelho consegue passar facilmente de um dia de uso básico com ligações, alguns acessos a internet e usos da câmera. É claro que jogando ou executando tarefas com uso constante da bateria não será possível ficar longe das tomadas por muito tempo, mas ao utilizar o modo de economia do aparelho com brilho pouco abaixo do ponto médio e fazendo uso básico do aparelho o i9505 não desaponta.

Em nossos testes, o Galaxy S4 alcançou a marca das 19h, com uso de Wi-Fi e 3G em alguns momentos:

9- Resumo Geral

No Brasil o Galaxy S4 pode ser encontrado no modelo i9500 por aproximadamente 2,200 reais e no modelo i9505 (4G) por aproximadamente 2,300 reais. Apesar do valor investido ser um pouco alto, o S4 não decepciona, a qualidade e os recursos do aparelho são sensacionais, o desempenho é incrível.

A versão i9500 vem recebendo inúmeras reclamações de super-aquecimento, em alguns casos chegando a alcançar a marca dos 52,1°C ao executar teste do Antutu Benchmark, enquanto a versão i9505 não superou os 42,1°C no mesmo teste. Também foram feitas diversas queixas sobre a ineficiência energética do Exynos 5 Octa, que trazendo a tecnologia big.LITTLE deveria se sair muito bem neste quesito. Recomendamos aos interessados em adquirir o Galaxy S4 que escolham a versão 4G (i9505) já que a versão Octa parece esquentar muito e consumir mais bateria.

Confira as notas do Review:

[review]

8 COMENTÁRIOS

  1. Cortex A15 e Krait são duas coisas diferentes. O primeiro é a arquitetura core da ARM, enquanto o segundo é da Qualcomm. Faltou detalhes importantes como o chip de áudio que no I9500 é um Wolfson 5102m que oferece melhor qualidade sonora que o DAC usado pela Qualcomm. Além do sensor da câmera que no Snapdragon é o Sony Exmor R, enquanto no Exynos é o modelo mais recente, o Exmor RS com suporte a HDR em vídeos. E pra finalizar, o modelo com Exynos tem suporte a USB 3.0, e o outro apenas 2.0. São detalhes que muitos ignoram, mas que fazem diferença. ^^

  2. Thallisson ou outro colega, por favor, me ajudem…
    Gostaria de saber a diferença entre o Galaxy S4 4G GT-I9505 e o Galaxy S4 4G GT-I9515 (que é o que mais aparece nos sites agora). Quais são as principais vantagens de um em relação ao outro? E algum desses modelos possui saída de TV (HDMI ou outra)? Ambos têm a proteção Gorilla Glass???
    Agradeço muito pela atenção. Vocês ajudarão bastante na minha escolha.

Deixe uma resposta