Notícias

Smartphones roubados poderão ser rastreados pelo IMEI

Já teve seu smartphone roubado e tentou recuperá-lo de alguma forma? Na verdade, todos os celulares possuem um número do IMEI, que equivale ao número de chassis de um carro e é usado como uma forma de identificação do aparelho. Até então, era possível bloquear esse número para que o objeto furtado parasse de funcionar nas mãos do bandido. Mas agora, um novo Projeto de Lei promete mudar o rumo dessa história.

Segundo informações do site da “Câmera dos deputados”, o Projeto de Lei 118/21 fornece permissão à Polícia Civil para realizar o rastreamento de smartphones furtados através do IMEI. No entanto, isso só será possível caso o GPS do dispositivo estiver ativado e um email ativo do proprietário.

Boca Aberta (Pros-PR), autor desse projeto, revela: “A minha proposta é criar um sistema que permita o rastreio dos aparelhos com a identificação contida em cada celular”. No entanto, ele ressalta que o bloqueio não é em si uma solução para o problema, uma vez que os criminosos possuem várias formas de desbloquear um smartphone.

Veja também:

Note que o Projeto de Lei 118/21 ainda não está em vigor. Na verdade, ele ainda será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e de Constituição e Justiça e de Cidadania. E só assim, passará a ser válido.

Felipe Lupetti

Sou um entusiasta da tecnologia, especialmente em smartphones.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo