A Samsung já está se preparando para lançar novos smartphones no mercado em 2026, mas também tem se dedicado para produzir novos processadores. O Snapdragon 8 Gen 5 for Galaxy, como a marca costuma carinhosamente chamar, deve chegar desta vez ao mercado com fabricação própria da empresa Sul-Coreana, em vez da TSMC.
Mudança de fornecedor e impacto no desempenho
A Qualcomm tem adotado a TSMC como principal parceira para a produção de seus chips de alto desempenho nos últimos anos. No entanto, para o Snapdragon 8 Gen 5 destinado à linha Galaxy, a empresa estaria considerando a Samsung Foundry como fabricante exclusiva. Ainda não sabemos o que acarretou tal mudanças, mas pode estar ligada à estratégia das empresas responsáveis.

Espera-se que o processador traga uma construção pequena de apenas 3nm, acarretado em uma melhor eficiência energética e desempenho. Ainda não há confirmação oficial por parte da Qualcomm, mas fontes ligadas à indústria indicam que os testes iniciais estão em andamento e os resultados têm sido promissores.
O que esperar?
Ao que tudo indica, o Snapdragon 8 Gen 5 estará dentro do Galaxy S26 Plus, S26 Edge e S26 Ultra. Recentemente, um vazamento online revelou que o modelo Galaxy S26 Pro, versão base do próximo ano, terá um chipset Exynos 2600. Em todo caso, ainda faltam vários meses para o lançamento da próxima geração da Samsung.