O Telegram finalmente voltou a funcionar no Brasil neste sábado (29). Após mais de 2 dias suspenso, o aplicativo de mensagens voltou com suas operações após uma decisão da Justiça Federal à pedido do juiz federal Flávio Lucas da 2ª Turma Especializada do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região).
Em nota, Lucas informou: “A medida de suspensão completa do serviço não guarda razoabilidade, considerando a afetação ampla em todo território nacional da liberdade de comunicação de milhares de pessoas absolutamente estanhas aos fatos sob apuração”. Entretanto, a multa diária aplicada pela Justiça segue em vigor, sem previsão de término.
Veja também:
- Galaxy A24, o super lançamento da Samsung em promoção inédita
- Dimensity 9200+ chegará em Maio para concorrer com Snapdragon 8 Gen 2
- Motorola Edge 30 Fusion 256 GB preço despencou de R$ 3999 para R$ 2399
- Notebook Acer com Intel Core i7 despencou de preço
Como resultado, empresas de telefonia móvel do País como a Vivo, Claro, Tim e Oi serão notificadas para liberar o acesso ao serviço. Além disso, as empresas responsáveis pela Play Store e App Store também serão comunicadas com certa urgência sobre a anulação da suspensão.
Entenda o caso
Para quem não sabe, o Telegram foi acusado de recusar a fornecer os dados solicitados pela Polícia Federal em uma investigação. Segundo consta, o mensageiro concorrente do WhatsApp foi convocado no último dia 21 de Abril para fornecer dados sobre grupos neonazistas que supostamente usaram o serviço para ameaças. Contudo, teve seus serviços suspensos em todo o País por não cumprir com tal pedido.