Pesquisar
Close this search box.

Testando Windows 8 no VirtualBox

Recebo muitas perguntas em relação ao desempenho e estabilidade da nova versão do sistema operacional da Microsoft, e mesmo falando que está totalmente usável, algumas pessoas ainda ficam na dúvida em substituir o seu sistema atual pelo Windows 8.

Pensando nisso, a melhor solução para estes usuários testarem o novo sistema é instalando o mesmo numa máquina virtual, que não afetará em nada o seu sistema operacional atual da sua máquina real. Para isso usaremos o programa VirtualBox.

O VirtualBox cria um ambiente de trabalho totalmente virtual, onde podemos fazer as mesmas operações que faríamos num computador real. É ideal para você testar sistemas operacionais diferentes e outros tipos de programas que não quer instalar em sua máquina real.

O processo de criação de uma máquina virtual é bem fácil e intuitivo, basta seguir os passos e ler as instruções do Guia de auxilio. Porém para instalar o Windows 8 existem algumas peculiaridades que irei citar neste post.

Bom, vamos lá:

Pré-Requisitos:

*Imagem ISO do Windows 8

*VirtualBox  (Download aqui)

*Processador: 1 GHz ou superior de 32-bit (x86) ou 64-bit (x64)

*Placa gráfica: Suporte para DirectX 9 com WDDM 1.0 ou superior

 

  1. Passo 1 – Antes de tudo, verifique nas opções da BIOS, se existe a opção de Virtualização (Virtualization Technology), se sim, ative-a, se não, não se desespere, continue o processo, talvez funcione.

 

  • Passo 2 – Com o VirtualBox devidamente instalado, iremos iniciar o processo de criação de uma nova máquina virtual. Com o programa aberto clique em NEW e escolha um nome para sua máquina, se a versão do VirtualBox utilizada não possuir o Windows 8 como escolha de sistema operacional, escolha “Windows 7 (64 bits)”.

 

  •  Passo 3 – É necessário definir pelo menos 1GB de memoria RAM. Certifique-se se seu computador terá memória sobrando para dividir entre os 2 sistemas operacionais. Este 1GB de RAM só será usado quando a máquina virtual estiver em execução.

 

 

  • Passo 4 – Em seguida iremos criar um disco virtual. Clique em Avançar (Next).

 

 

  • Passo 5 – Nesta etapa iremos definir onde armazenaremos o disco rígido virtual. É recomendável usar uma partição virtual de tamanho de 15 a 20GB, nunca menos que isso.

 

 

  • Passo 6 – A configuração inicial de criação de uma nova máquina virtual foi concluída  clique em Finalizar (Finish).

 

 

  • Passo 7 – Depois de criar a máquina, siga até as propriedades dela. no menu System, depois na aba Acceleration, verifique se as seguintes opções estão ativas:

 

 

  • Passo 8 – Em seguida iremos iniciar o processo de instalação do sistema operacional na máquina virtual, indicando o local onde está armazenada a ISO do Windows 8.

 

 

Pronto! A partir desta etapa, o Windows 8 começa o processo de instalação normalmente, como se fosse numa máquina física. Siga os passos já conhecidos e em pouco tempo o sistema terá sido instalado em sua máquina virtual, ai é só testar e verificar as mudanças da nova versão do Windows.

 

Fonte: http://pplware.sapo.pt

Publicado por:

Picture of Marcus Paulo

Marcus Paulo

22 anos, solteiro, Analista de TI e colaborador no Tudo em Tecnologia, onde atua nas áreas de Games e Dicas para Windows e Android.

Comentários:

Deixe um comentário

Destaques

Motorola Edge 70 Ultra é visto em teste de performance com chip da Qualcomm

Galaxy S24 Ultra fica muito barato com cupom exclusivo

Notebook ASUS VivoBook Go 15 fica baratíssimo na Amazon Brasil

Últimas Notícias
Notícias

Infinix GT 30 Pro estreia no Brasil com processador poderoso e tela de 144 Hz

Notícias

Motorola Edge 70 Ultra é visto em teste de performance com chip da Qualcomm

Promoções

Galaxy S24 Ultra fica muito barato com cupom exclusivo

Promoções

Notebook ASUS VivoBook Go 15 fica baratíssimo na Amazon Brasil