As fabricantes de celulares estão ouvindo seus clientes e incluindo baterias com maior capacidade nos últimos anos. Existem modelos atuais no mercado que trazem capacidade acima dos 6.000 mAh, número suficiente para diversas horas de uso. No entanto, questões como o modelo do processador e aplicativos podem drenar mais rápido a autonomia da bateria.
Felizmente, existem algumas práticas que podem prolongar a vida útil da bateria e, de quebra, oferecer mais tempo de uso com apenas uma carga. Pensando em ajudar, apresentaremos nesta matéria algumas dicas práticas e eficazes para otimizar a duração da bateria do seu celular para que ele chegue até o final do dia com carga!
Como prolongar a autonomia de bateria?
- Ajuste o brilho da tela – A tela é o item mais utilizado no smartphone e também é um dos componentes que mais consome energia. Como resultado, reduzir o brilho ou ativar o ajuste automático pode fazer uma grande diferença. Além disso, ativar o brilho automático nas configurações do celular também será uma grande ajuda.
- Utilize o modo de economia de energia – O famoso modo de economia de energia também é uma super ajuda. Afinal, ele limita o desempenho do dispositivo e desativa funções que consomem muita bateria, como sincronização de aplicativos em segundo plano e animações. Portanto, recorra a esse item sempre que o seu aparelho estiver com pouca energia.
- Ative o Modo Escuro – Nos últimos anos, o Android lançou o famoso Modo Escuro, que além de economizar energia, também força menos a visão. Recomenda-se deixar sempre esse modo ativado, mesmo durante o dia.
- Gerencie as conexões sem fio – Desligar recursos de conectividade ajuda e muito na autonomia de bateria. Para citar alguns exemplos, o Wi-Fi, Bluetooth e GPS são recursos que drenam rapidamente a bateria quando estão ligados.
- Feche aplicativos em segundo plano – Mesmo que seu celular aguente deixar vários apps abertos, recomenda-se fechar aplicativos que rodam em segundo plano podem drenar a bateria sem que você perceba.