Manter-se em dia com o título eleitoral é mais importante do que muitos imaginam. Afinal de contas, quem deixa de cumprir com suas obrigações eleitorais acaba sendo penalizado com multas. Pior ainda, a falta de pagamento das multas por um período prolongado leva ao cancelamento do título, que acarreta em vários outros problemas para o cidadão.
Felizmente, o aplicativo e-Título oferece uma forma prática e eficiente de regularizar essa situação. Sua interface Intuitiva é fácil de entender, inclusive em casos onde o usuário possui pouco conhecimento de tecnologia. Pensando nisso, separamos um passo a passo para te ajudar a pagar sua multa eleitoral de maneira simples e rápida, sem precisar sair de casa!
Passo a Passo para Pagar a Multa pelo e-Título
- Baixe e Instale o e-Título – Seja no iPhone ou Android, o aplicativo e-Título está disponível para download na loja de apps. Faça o download e instale-o em seu dispositivo.
- Acesse o App e faça loguin – Após a instalação, procure pelo app o e-Título, faça um breve cadastro caso você nunca tenha acessado o aplicativo e, finalmente, efetue o loguin.
- Verifique a Situação do Título – Com o aplicativo aberto, fica muito fácil visualizar como está sua situação coma justiça eleitoral. No menu principal, procure a opção “Consultar situação eleitoral”.
Caso haja multas, elas aparecerão na tela com detalhes como valor e descrição. Caso apareça, basta selecionar e pagar.
- Escolha a Forma de Pagamento – A justiça eleitoral aceita várias formas de pagamento, incluindo boleto (Guia de Recolhimento da União – GRU), PIX ou de cartão de crédito.
Portanto, escolha a opção no seu caso. - Finalizando o processo – Após realizar o pagamento, você receberá uma confirmação no aplicativo. No entanto, será preciso aguardar alguns dias até que o pagamento seja efetuado. Após isso,
volte ao e-Título para verificar se sua situação foi atualizada e se a multa foi quitada.
Embora pareça simples, manter-se em dia com o título eleitoral é de suma importância, inclusive para quem utiliza passaporte. Afinal, quem deve para a justiça eleitoral enfrentará problemas ao tentar deixar o país. Além disso, o título cancelado leva ao cancelamento do CPF, que gera outras dores de cabeça à longo prazo.