Um celular novo normalmente não apresenta lentidões, inclusive aqueles mais básicos. No entanto, o tempo de uso aliado aos arquivos instalados acaba pesando o sistema, que acaba ficando mais lento ao longo dos anos. É aí que entra a famosa “restauração do sistema“, recuso embarcado no sistema operacional Android muito útil para solucionar problemas de desempenho, limpar dados pessoais ou preparar o dispositivo para venda. Confira nas próximas linhas como fazer o processo de forma rápida e segura!
Passo a Passo para Restauração de Fábrica
A restauração de fábrica no Android é um processo muito fácil de realizar. Contudo, especialistas do setor recomendam fazer um backup dos dados como fotos, contatos, aplicativos e configurações. Uma dica legal é recorrer a meios de backup como serviços de nuvem como Google Drive ou iCloud, ou mesmo em um simples pen drive.
Para te ajudar com isso, confira um passo a passo bem detalhado abaixo a fim de realizar o procedimento da forma mais rápida e segura!
- Acesse Configurações do dispositivo.
- Selecione “Sistema” e depois “Redefinir”.
- Escolha “Restaurar ou redefinir telefone” e confirme.
- Aguarde a reinicialização.
O que Acontece ao Restaurar o celular?
É importante ter em mente que, ao restaurar o celular aos padrões de fábrica, várias ações ocorrem. A principal é que todos os dados armazenados no dispositivo, incluindo aplicativos, fotos, contatos e configurações, serão permanentemente deletados. Além disso, todos os aplicativos instalados, sejam eles baixados ou nativos, sumirão junto com a restauração.