Você sabia? Dispositivos do Google como o Chromecast podem prejudicar seu roteador

Muito usados no dia a dia, alguns dispositivos da Google como o Google Home e o Chromecast estão gerando dor de cabeça para alguns usuários. Relatos apontam instabilidade nos roteadores, causando perda de comunicação e pior, travamentos no Wi-fi, obrigando o usuário fazer o reset frequentemente.

A TP-Link, fabricante chinesa de roteadores, fez uma investigação minuciosa sobre o caso, e chegou a conclusão de que o problema estaria relacionado à tecnologia Cast, usada pelos dispositivos para transmissão de conteúdo, como músicas e vídeos pela rede. O que estaria causando esse defeito? Segundo a TP-Link, tudo pode ter relação com atualizações recentes do Android e do Google App.

O problema começa quando o pacote de dados começa a ser enviado, que é feito para garantir que o dispositivo fique ligado enquanto está sendo usado. Em uma situação normal, o envio é realizado a cada 20 segundos. O problema começa  quando o dispositivo  sai do modo “sleep”. Ao deixar os dispositivos do Google conectados ao roteador,  podem ser enviados mais de 100 mil pacotes num curto período de tempo, o que sobrecarregaria o roteador do usuário.

Google Home e Chromecast podem prejudicar desempenho de roteadores.

Para resolver o problema, é simples. Basta o usuário resetar o roteador para as configurações de fábrica. No entanto, o problema poderá voltar caso os dispositivos do Google continuem sendo usados com frequência.

Via
TechTudo

3 Comentários

  1. O software da TP-Link é muito ruim, já tive três modelos, todos travavam com a smart TV usando Netflix, troquei o SO. de dois deles para o OpenWRT, agora sim, smart TV e um tablet com Netflix, dois celulares no YouTube e tudo ok!

    1. Acredito que o problema não seja a tp-Link, o Google não me gera nenhuma confiança em nenhum de seus produtos, alem deles te monitoraram em tudo o que você faz, saber tudo o que você esta fazendo e ainda por cima saber onde você esta. Mas o povão não fica sem Google

  2. Eu tenho um chromecast ele realmente trava mt dando mt trabalho não deveria fazer isso , eles tinham que que fazer um dispositivo bem melhor.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo