Pesquisar
Close this search box.

Windows 10 e um novo marco para a Microsoft

Muito se fala como será o mercado para a Microsoft após o lançamento do Windows 10, que ocorrerá na tarde de hoje. O intuito do próximo Windows é unificar todos os produtos da empresa usando o mesmo sistema operacional, independentemente de qual aparelho será usado: computadores, smartphones, tablets ou consoles. Um dos grandes motivos para essa reviravolta no conceito de plataforma para a Microsoft é a sua incansável luta para atrair desenvolvedores e clientes para suas plataformas móveis, Windows Phone e Windows RT, que cresce, mas num ritmo e diversidade menores que seus concorrentes.

O Windows Phone é, atualmente, uma marca e um sistema operacional reconhecidos por praticamente todas as pessoas que tem contato com o mundo dos smartphones, é inegável reconhecer o valor que a marca possui no mercado, pois, entre gigantes como o Android e o iOS, ela consegue brigar com seus rivais e superá-los em alguns mercados pelo mundo. Entretanto, se levarmos em consideração que a marca Windows em si já possui um legado enorme, trazida por anos e anos de supremacia nos computadores e laptops mundo a fora, não seria algo de outro mundo a Microsoft “desistir” da marca Windows Phone e batizar a próxima versão do sistema da mesma forma que será chamada nos computadores: Windows 10.

Fonte: Microsoft
Fonte: Microsoft

A estratégia da empresa pode ser reaproveitar o Windows RT, sistema para tablets ARM que roda no Surface 2, por exemplo, no Windows Phone e usá-lo como um único ambiente para dispositivos ARM. Em seu ambiente de desenvolvimento, a Microsoft vem cada vez mais integrando aplicativos para Windows Phone e Windows RT, tanto que recentemente a própria empresa divulgou que há, somando as duas lojas, mais de 500 mil aplicativos para dispositivos móveis com o Windows. Porém, mesmo com esse número, a Microsoft ainda não consegue competir com as lojas da Apple e Google, que já passaram dos um milhão de apps há algum tempo, mesmo com o a ótima aceitação que a gigante de Redmond conquistou com brasileiros e mexicanos, é em casa que ela deve fazer sua lição de casa. Um dos principais mercados e fábrica de desenvolvedores do mundo está nos Estados Unidos, e não vem de lá o maior número de interessados em investir na plataforma da Microsoft e uma curiosidade sobre as atitudes da empresa é que, em alguns casos, os apps que ela desenvolve para suas próprias rivais são, de certo modo, mais caprichados e recebem maior atenção do que a versão encontrada em sua plataforma (o ditado “na casa de ferreiro, espeto é de pau” cai bem nesse caso, não?!).

Fonte: Xbox
Fonte: Xbox

Um dos nichos que, sem sombra de dúvidas, será muito beneficiado com essa integração que o Windows 10 trará é o de jogos para Windows, caso tudo se confirme. Os novos rumores apontam para o que podemos chamar de uma jogatina realmente multiplataforma, já que seria possível comprar um jogo e acessá-lo de qualquer dispositivo Windows. Se você pensou que, algum dia, poderia comprar um jogo no seu Xbox e jogá-lo no seu PC, ou até mesmo o contrário, parece que esse dia chegou, de acordo com Tom Warren, especialista no mundo Microsoft, disse no The Verge.

Esperamos que com a chegada do Windows 10 a Microsoft arregace as mangas e mostre para o que veio em todas suas plataformas e nichos de mercado, ela demorou tempo suficiente para amadurecer sua marca no mercado móvel e não pode se dar ao luxo de decepcionar seus consumidores agora, principalmente com a proposta incrível que o novo Windows trará consigo.

Via: 1, 2

Publicado por:

Picture of Emanuel Leite

Emanuel Leite

Comentários:

Deixe um comentário

Destaques

MENOR PREÇO  | Magalu vende Galaxy S24 FE com preço inédito

Galaxy Tab S11 Ultra surge em imagem vazadas revelando novidades na tela

Celular de três dobras da Samsung ganha suposto nome

Últimas Notícias
Notícias

MENOR PREÇO  | Magalu vende Galaxy S24 FE com preço inédito

Notícias

Galaxy Tab S11 Ultra surge em imagem vazadas revelando novidades na tela

Notícias

Celular de três dobras da Samsung ganha suposto nome

Notícias

PREÇO INÉDITO | Motorola Edge 50 por R$ 1709 na Prime Day 2025