A nova versão do aplicativo Buscar, que é nativo do iPhone, passou a encontrar os aparelhos celulares mesmo quando não estão conectados à internet.
A novidade foi anunciada ano passado e foi desenvolvida para unificar os serviços Buscar meu iPhone e Buscar meus Amigos em um só aplicativo – que agora é chamado apenas de Buscar (Find My).
Agora o sistema conta com a ajuda do bluetooth para garantir mais eficiência e segurança. Sendo assim, quando o aparelho for ligado ou conectado novamente, as mudanças já são colocadas em vigor.
A novidade é a possibilidade de encontrar contatos, iPhones, iPads, Apple Watchs, entre outros dispositivos da empresa, mesmo que estes estejam desligados ou sem conexão com a internet.
De acordo com a empresa, o sinal emitido pelo Bluetooth é completamente anônimo e criptografado de ponta-a-ponta. Então não é preciso se preocupar, pois ele não será utilizado por terceiros, e nem a própria Apple terá acesso a essa informação. O consumo de bateria não sofrerá grandes impactos, nem os dados de telefonia móvel, já que utiliza tráfego de rede já existente.
O único porém é que a novidade está disponível apenas para OS 13, iPadOS e macOS 10.15 Catalina, excluindo modelos que não são compatíveis com essas versões, como o iPhone 6 por exemplo.
Ao configurar o modo Buscar pela primeira vez, a Apple deixa claro que são necessários pelo menos 2 aparelhos da marca para fazer uso do recurso. Então são gerados 2 códigos: um privado e um público. O primeiro é compartilhado apenas entre dispositivos Apple previamente conectados na mesma conta, e o segundo é responsável por criptografar dados de maneira que possam ser descriptografados com o código privado correspondente.
O funcionamento do sistema é seguro, a chave pública não possui nenhuma informação de identificação e passa por mudança de tempos em tempos, tornando mais difícil para alguém rastrear a localização do usuário.
Os dados fornecidos a esse dispositivo desconhecido serão o local criptografado e uma cópia da chave pública do aparelho perdido e já que nem a própria empresa tem acesso à chave privada, fica por conta do usuário recorrer ao segundo dispositivo da marca para achar o iPhone buscado. Ao selecionar “Buscar” no outro aparelho, a Apple pesquisa entre milhões de locais criptografados até achar a chave correspondente.
Como ativar a função Buscar
- Para garantir que o app “Buscar” está ativo no aparelho, primeiro abra os “Ajustes” e selecione o seu nome na área superior da tela.
- Toque em “Buscar” e ative a opção “Buscar [dispositivo]”.
- Para possibilitar que o dispositivo seja rastreado off-line, selecione a opção “Permitir Busca Offline”.
- Já para que a localização do dispositivo seja enviada à Apple quando a bateria estiver acabando, ative o “Enviar Última Localização”.
Ao ativar o “Buscar”, são oferecidas outras possibilidades que vão além de apenas descobrir a localização do dispositivo em si. Entre elas estão:
- Reproduzir som – Emite um aviso sonoro, como um apito, para ficar fácil de encontrar caso esteja perdido em local próximo. Não recomendamos o uso caso o aparelho seja roubado.
- Modo Perdido – A função bloqueia o acesso ao dispositivo, além de gerar histórico dos locais em que o aparelho passou nas últimas 24 horas. No caso do iPhone, ainda permite que uma mensagem seja exibida.
- Apagar iPhone – Limpa todo o conteúdo do aparelho, caso não haja esperança de que o mesmo seja encontrado. Todos os arquivos pessoais são excluídos, mas ao fazer uso da opção, não será possível encontrar a localização do dispositivo pelo Buscar.