Desde que foi lançado, o pagamento via Pix tem facilitado bastante a vida dos brasileiros. Ao mesmo tempo, criminosos tem se aproveitado da novidade para cometer roubos em várias partes do País. Como resultado, autoridades tem tomado medidas para tentar encerrar o serviço de pagamento no País.
Agora, um novo Projeto de Lei do deputado Campos machado de São Paulo para banir o Pix em São Paulo foi aprovado. De acordo com o que foi revelado, esse Projeto teve aprovação pela Aesp (Assembleia Legistativa do Estado de São Paulo) na tarde desta terça-feira (30).
Veja também:
- Lançamento iminente: Galaxy A13 4G aparece em imagens reais
- Snapdragon 8 Gen 1 é o novo chipset da Qualcomm para flagships
- Motorola Edge X30 será o primeiro smartphone do mundo com Snapdragon 8 Gen 1
- Galaxy S20 FE recebe pacote de segurança de Novembro de 2021
Com a aprovação da Lei 583/21, todas as instituições financeiras do Estado de São Paulo serão proibidas de oferecerem o Pix em suas plataformas. No entanto, a ação ainda poderá ser revertida caso o Banco Central (BC) demonstre em um laudo técnico quais são os mecanismos de segurança criados para prevenir transações por parte de criminosos.
Segundo o deputado, a proposta é justificada pelo grande aumento de criminalidades como sequestro-relâmpago, violência e ameaça de morte. Certamente, isso tem “elevando drasticamente os índices de crimes desse tipo, notadamente em São Paulo, razão pela qual, o projeto de Lei foi posposto.