O evento Google I/O 2022 teve vários destaques, sendo um deles o lançamento oficial do mais novo Android 13. Como o próprio nome sugere, o sistema é o sucessor direto do Android 12 do ano passado. Ele traz agora mais controles de privacidade e novidades do Material You, novidade que estreiou na geração passada.
Ainda em versão beta, o novo Android 13 traz uma nova permissão para enviar notificações. Com mais privacidade, qualquer app que for instalado pela Play Store emitirá uma mensagem perguntando se o usuário deseja ou não receber notificações do próprio. Para efeitos de comparação, o iOS já traz esse recurso embarcado em seu sistema nos iPhones.
Veja também:
- Google apresenta novo Pixel 6a com tela OLED de 6.1″ e chip Tensor
- Motorola Moto G62 5G surge em certificação, lançamento parece iminente
- Asus Vivobook Pro 14X lançado com tela OLED e Intel Core i9-12900H
- Infinix Note 12i estreia com tela de 90 Hz e câmera de 50MP
Voltando ao Material You, os ícones ganham agora quatro novos estilos. Ao mesmo tempo, o design de controle de áudio agora se adaptará ao som que estiver no álbum escolhido pelo usuário ao ouvir suas músicas. Além disso, o Android 13 adiciona suporte para BLE ( Áudio Bluetooth Low Energy), que economiza 10% de bateria e ainda garante entregar maior qualidade sonora.
Para as fotos, o novo “API de Photo Picker” traz maior privacidade aos usuários, uma vez que os apps só poderão acessar fotos e vídeos quando selecionados. Além disso, o Google reduziu a quantidade de apps que pedem localização dos usuários, algo que incomodava muitas pessoas e “tomava tempo”.
Sobre disponibilidade, a versão Beta 2 do Android 13 está disponível agora para vários smartphones. Obviamente, dispositivos como Pixel 6 Pro, Pixel 6, Pixel 5a 5G, Pixel 5, Pixel 4a (5G), Pixel 4a, Pixel 4 XL e Pixel 4 estão incluíndos. No entanto, marcas como a Xiaomi, Realme, Nokia, Tecno, Lenovo e OnePlus também estão entre as primeiras a receberem a novidade em seus smartphones.