Reviews

Análise: Galaxy A72 é uma boa escolha?

O Galaxy A72 foi apresentado no Brasil no começo de Abril de 2021. Com boas especificações, esse smartphone tem como principal foco um público intermediário, que busca por custo-benefício. Mas será que vale a pena o investimento? Descubra agora através da nossa análise completa!

Construção & Tela

Ao olhar para o Galaxy A72, notamos claramente a boa qualidade da construção. A Samsung até utilizou um acabamento em plástico na parte traseira, mas desta vez, melhor que o visto na geração anterior. Mas o ponto alto fica por conta da certificação IP67, que garante proteção contra água por até 1 metro de profundidade em até 30 minutos. Como resultado, você poderá capturar fotos e gravar vídeos dentro da piscina ou lavá-lo com água tranquilamente.

Outro atrativo desse smartphone é sua tela. Com 6.7 polegadas e resolução Full HD+, o display entrega alta qualidade para visualizar qualquer tipo de conteúdo, principalmente jogos e vídeos. E o melhor de tudo, vem equipado com tecnologia Super AMOLED e taxa de atualização de até 90 Hz. Na prática, notamos boa fluidez ao executar os aplicativos e ao fazer transição entre eles.

Sistema & Conectividade

Desde que lançou a interface One UI, a Samsung vem trazendo melhorias a cada atualização. Nesse sentido, o Galaxy A72 vem equipado com a One UI 3.1, que traz um design agradável e possui boas ferramentas úteis. Um deles é o sistema de pagamentos “Samsung Pay”, que é fácil e prático para o dia a dia.

Recursos como o “Pasta segura” e Samsung Pass”, também estão sempre disponíveis para manter seus arquivos e site seguros e livre de invasores. Além disso, a Samsung garante até 3 anos de atualizações de sistema, um ponto a favor para quem pensa em ficar com o smartphone por bastante tempo.

Em conectividade, um ponto negativo para esse modelo é a entrada híbrida para chip SIM e cartão microSD. Isso significa que você não poderá utilizar dois chips de operadora e um cartão de memória de forma simultânea.

Bateria & Acessórios

Outro ponto forte do Gaalxy A72 é sua grande capacidade de bateria. Com incríveis 5.000 mAh, o smartphone consegue chegar facilmente ao final do dia com carga. No entanto, caso você decida utilizar a taxa de atualização padrão de 60 Hz, o dispositivo será capaz de se manter ligado por até 2 dias.

Para carregá-lo, a Samsung incluiu um pacote um carregador rápido de 25W. Em nossos testes, ele levou em torno de 1h20 para atingir a carga completa. Como ponto negativo (para alguns), a Samsung retirou da caixa os clássicos fones de ouvido, certamente para economizar no preço final do produto.

Câmeras

No departamento das câmeras, o Galaxy A72 sofreu uma evolução bem grande em comparação com o modelo de 2020. Agora, a Samsung adicionou um sistema de estabilização óptica de imagem, que ajuda a evitar tremidos durante gravações de vídeos e fotos melhores em baixa luz. Além disso, a câmera principal traz o mesmo sensor de 64MP com abertura f/1.8.

Outra novidade presente na nova geração é o sensor telefoto de 8MP. Essa câmera entrega um zoom real de 3x (sem perda de qualidade). Existe também uma câmera macro de 5MP e uma câmera frontal de 32MP. Além disso, todos os sensores gravam em até 4k a 30 FPS, incluindo a câmera de selfie. Confira alguns exemplos práticos abaixo.

Desempenho

O hardware do Galaxy A72 é certamente o ponto que menos chamou nossa atenção. Nesse sentido, a Samsung adicionou um processador Snapdragon 720G, que traz desempenho similar ao Snapdragon 730 do Galaxy A71. Ele também segue com os mesmos 6GB de RAM e 128GB de armazenamento, algo que não deve incomodar quem não utiliza aplicativos muito pesados.

Mas na prática, notamos que o Galaxy A72 não oferece uma experiência incrível em termos de performance. Ao compará-lo com outros concorrentes da mesma faixa de preço, notamos uma queda no desempenho. Portanto, se você é um usuário que pensa em comprar um aparelho com foco em desempenho ou para passar vários anos, seria bom ver outras opções no mercado.

Vale a pena comprar?

O Galaxy A72 chegou ao Brasil custando absurdos R$ 3.799. Mas felizmente, seu preço despencou ao longo dos meses e hoje, você pode obtê-lo em promoções na faixa de R$ 1800.

Nesse preço, sim, vale a pena comprá-lo. Afinal, o smartphone traz muitos destaques como proteção contra água, ótima tela, bateria com boa duração e câmeras de boa qualidade. Portanto, nós do tudo em tecnologia recomendamos a compra do Galaxy A72.

Felipe Lupetti

Sou um entusiasta da tecnologia, especialmente em smartphones.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo