Apresentado ao mundo em 2019, o iPhone 11 impressionou os fãs da Apple com seu ótimo conjunto de especificações e qualidade de construção. Mas será que vale a pena investir nesse modelo em pleno 2022? Confira abaixo nossa análise sincera e descubra a resposta!
Pontos positivos
Desempenho & Sistema
Equipado com um processador Apple A13 Bionic, o iPhone 11 continua entregando uma performance acima da média. O chipset de alta velocidade aliado a 4GB de RAM e sistema otimizado entregam um excelente desempenho ao abrir apps, editar fotos e executar jogos pesados. Portanto, desempenho não é um problema para quem comprar esse modelo em 2022.
Sistema operacional é outro ponto em que o iPhone 11 agrada. Nesse sentido, ele traz uma interface limpa, estável e segura. E a longevidade em termos de atualização de software também agrada. Afinal, a Apple garante até 5 anos de atualizações de sistema. Como resultado, quem adquirir esse aparelho terá atualizações garantidas até 2024/2025.
Boas selfies diurnas
Se você gosta de tirar selfies ficará feliz em saber que o iPhone 11 segue agradando mesmo em 2022. Na prática, sua câmera frontal de 12MP com abertura f/2.2 é capaz de registrar imagens com excepcional qualidade em ambientes bem iluminados. Além disso, suporta gravação de vídeos em 4K a 60 FPS, algo raro em muitos smartphones.
Falando sobre as câmeras traseiras, os dois sensores de 12MP entrega ótimas fotos e vídeos em 4k a 60 FPS. Com OIS (estabilização óptica de imagem), o modelo também captura vídeos com excelente estabilidade, sem aqueles tremidos. Além disso, o modo noturno ajuda a eliminar ruídos em situações de baixa luz.
Pontos negativos
Fotos noturnas & tela
Como nem tudo é perfeito, o iPhone 11 também tem seus pontos fracos. E o primeiro está na ausência do modo noturna na câmera frontal e ultrawide, onde as fotos perdem muita qualidade em condições de pouca luz. Portanto, se você é daqueles que gosta de sair à noite, saiba que o iPhone 11 te deixará na mão caso precise tirar alguma selfie ou foto grande angular.
Veja também:
- Infinix Smart 6 Plus chega com tela de 6.6″ e bateria de 5.000 mAh
- Realme C31 estreia com tela de 6.5″ e chip Unisoc T612
- Ulefone Power Armor 14 Pro aparece em vídeo hands-on
- Samsung lança versão turbinada do Galaxy S22 Ultra na Índia
Outro “ponto negativo” desse modelo é seu display LCD IPS de 6.1 polegadas. Com resolução de apenas 828 x 1792 pixels e taxa de atualização padrão de 60 Hz, o modelo deixa a desejar se comparado com modelos como o Galaxy S20 FE e Xiaomi 11. Entretanto, a tela ainda entrega boa qualidade e não deve decepcionar quem utiliza smartphones de entrada.
Preço
Obviamente, preço é um grande dilema para quem pensa em adquirir um iPhone. Afinal, a marca é uma das mais caras do mercado. Ao fazer uma rápida pesquisa, achamos o iPhone 11 por R$ 3.600 na versão de 64GB. Um valor muito alto para um smartphone com mais de 2 anos de mercado.
Vale a pena em 2022?
Ao analisar cuidadosamente os pontos acima, nossa equipe não compraria esse modelo em 2022. O motivo é simples: o iPhone 12 tem uma tela absurdamente superior com tecnologia OLED, chipset atualizado, mais tempo de atualizações de sistema e modo noturno em todas as câmeras, tudo isso a partir de R$ 4.200. Portanto, pela mínima diferença de preço entre ambas as gerações nossa equipe não recomenda a compra do iPhone 11 em 2022.