Reviews

Análise: iPhone X vale a pena em 2022?

Lançado originalmente em 2017, o iPhone X impressionou os fãs da Apple na época com sua incrível ficha técnica e construção. Mas já se passaram quase 5 anos de seu lançamento. Dito isso, será que ainda vale a pena investir nesse modelo? Descubra abaixo em nossa análise sincera!

Pontos positivos

Construção & Desempenho

Mesmo com o passar do tempo, o iPhone X ainda encanta com sua bela construção lateral feita em aço inoxidável e uma pegada super confortável. Na traseira, o acabamento em vidro ainda chama bastante atenção e passa a sensação de ser um produto premium. Como resultado, ainda agrada em construção e não deve decepcionar quem procura por algo resistente e bonito.

Outro ponto forte do iPhone X é seu departamento de hardware. Equipado com o chipset Apple A11 Bionic (Hexa core de 2.39), o aparelho é rápido e ágil em qualquer tarefa, seja nas atividades diárias ou em jogos. Além disso, a quantidade de RAM disponível ainda é suficiente para manter uma boa funcionalidade mesmo em 2022.

Tela & tamanho

A tela do iPhone X é outro destaque com 5.8 polegadas com resolução 1125 x 2436 pixel. Com qualidade impressionante, a tela OLED ainda promete agradar, oferecendo bom nível de brilho e cores chamativas. No entanto, possui taxa de atualização padrão de 60 Hz, algo normal por se tratar de um produto com vários anos de mercado.

Por ter uma tela pequena para os padrões atuais, o iPhone X também se torna compacto e fácil de segurar com apenas uma das mãos. Apesar de ter um entalhe grande na tela, possui poucas bordas nos demais lados e tem um bom aproveitamento frontal. Como resultado, não faz tanto volume ao ser levado no bolso da calça e promete ser uma boa opção para quem trabalha com Moto.

Fotos diurnas

O departamento das câmeras é outro ponto em que o iPhone X segue agradando. Em nossos testes, o conjunto de câmera traseira dupla (12MP + 12MP) foi capaz de registrar belas fotos em boa iluminação. O modelo também agrada por gravar vídeos em 4K a 60 FPS, algo raro mesmo em modelos intermediários atuais. Além disso, a câmera frontal também é capaz de capturar boas fotos e vídeos.

Pontos negativos

Preço & Sistema

Mesmo sendo um produto veterano no mercado, o iPhone X ainda é muito caro levando em conta suas especificações. Obviamente, sua produção já foi encerrada e dificilmente encontramos uma peça nova (sem uso) no mercado. Em uma rápida pesquisa, nossa equipe encontrou a versão de 64GB com preço acima de R$ 2 mil.

Outro ponto negativo é em relação à sistema operacional. Apesar de ter recebido diversas atualizações, vale notar que a Apple garante cinco anos de suporte nesse sentido. Portanto, quem pensa em comprar esse aparelho para ficar 2 ou 3 anos ficará com um sistema desatualizado.

Fotos noturnas & tamanho & Bateria

Como falado acima, o iPhone X regista boas fotos com boa iluminação. Entretanto, peca ao capturar fotos em baixa luz. Em nossos testes, as fotos e vídeos capturados em baixa luz mostraram muito ruído e pouca qualidade. Vale notar que o modelo não tem nenhum tipo de modo noturno no se software de câmeras, algo muito comum em outros modelos atuais no mercado.

Apesar de ter uma qualidade incrível, a tela de 5.8″ é bem pequena se considerarmos os padrões atuais do mercado. Se você é daqueles que passa várias horas com o smartphone assistindo vídeos e séries, o espaço limitado dessa tela pode decepcionar.

Por último, a bateria de apenas 2.716 mAh não vai ser suficiente para a grande maioria dos usuários. Se você gosta de usar seu celular para jogos e outras atividades mais intensas, será necessário carregá-lo mais de uma vez em um único dia. Além disso, o carregamento é muito lento mesmo ao compararmos com aparelhos intermediários atuais.

Vale a pena em 2022?

Como visto acima, o iPhone X ainda segue agradando com vários pontos positivos. Mas seu preço extremamente elevado para os dias atuais e a falta de suporte faz com que ele não seja uma boa recomendação para quem busca um novo celular em 2022. Por exemplo, o famoso Galaxy S20 FE custa em torno de 2 Mil, entrega mais recursos e a Samsung garante um sistema atualizado por vários anos.

Felipe Lupetti

Sou um entusiasta da tecnologia, especialmente em smartphones.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo