Análise UMIDIGI A3x: O Android 10 acessível para todos

blank

No final de 2019, a marca chinesa de smartphones UMIDIGI lançou oficialmente o A3x, smartphone de entrada com preço bem acessível. Apesar de básico, o dispositivo tem alguns atrativos em sua faixa de preço, como câmera traseira dupla, RAM suficiente para as principais atividades e um lindo acabamento em vidro. Contudo, seu maior diferencial é o sistema operacional atualizado, que já vem de fábrica com Android 10. Mas afinal, será que vale a pena investir nele? Descubra na nossa Análise completa!Tela e acabamento

Visual elegante e acabamento caro geralmente são requisitos esperados para smartphones mais caros. No caso do UMIDIGI A3x, nota-se que a fabricante fez o melhor que conseguiu pelo preço, incluindo uma traseira em vidro e laterais de metal. Como resultado, o dispositivo se torna bem ergonômico e confortável de usar.

Passando para a sua tela, temos um painel 5,7 polegadas com uma resolução de tela HD + de 1512 × 720 pixels. Embora a resolução da tela não agrade no papel, notamos um display de ótima qualidade levando em conta o preço cobrado. Nos testes práticos, a tela apresentou cores vívidas e excelentes níveis de brilho e contraste. Além disso, o fato de ser apenas HD+ não incomodou, uma vez o IPS de boa qualidade e o tamanho reduzido tornaram praticamente impossível enxergar algum pixel ao exibir conteúdos.

Desempenho e Hardware

Como já dito, o A3x é um smartphone de entrada, voltado para pessoas que não exigem tanto em termos de desempenho. Sob o capô, ele carrega um processador MT6761 da MediaTek. Construído sob o processo de 12nm, esse chipset não é o mais apropriado para jogos mais pesados, mas consegue dar conta do recado quando o assunto é redes sociais, navegar pela internet e até rodar alguns jogos da Play Store sem travamentos.

Para ajudar no multi-tarefas e maior fluidez, o A3x possui pelo menos 3GB de RAM e uma GPU PowerVR GE8320. Contudo, sentimos falta de maior armazenamento interno, visto que 16GB é uma capacidade muito baixa para os dias atuais. Mas pelo menos, você poderá contornar a situação inserindo um cartão microSD, permitindo expandir a memória do aparelho para até 256GB. Em nossos testes, o A3x conseguiu rodar o game Free Fire com tranquilidade em configurações medianas!

Câmeras

Encontrar câmeras com qualidade satisfatória em um smartphone barato não é uma tarefa fácil. Nesse sentido, a fabricante chinesa tem se esforçado, trazendo aqui um novo algoritmo de software, junto com uma configuração de câmera traseira dupla.

A lente principal tem 16MP, enquanto o sensor secundário para modo retrato conta com 5MP. Em nossos testes, notamos fotos razoavelmente boas em boas condições de luz. No entanto, a qualidade em fotos noturnas é bem trágica, com muita granulação e baixa definição de detalhes. O mesmo ocorre na câmera frontal de 13MP, que também deixou bastante a desejar. Como conclusão, se seu foco for câmeras, existem outros modelos bem mais recomendados como o UMIDIGI X, F1 Play ou F2.

  • blank
  • blank
  • blank
  • blank

Bateria e Preço

Em termos de bateria, o UMIDIGI A3x tem uma capacidade de 3300 mAh. Embora pareça um número baixo levando em conta os padrões atuais, temos que lembrar que alguns detalhes acabam favorecendo uma maior autonomia. Por exemplo, o display é apenas HD+, algo que ajuda a consumir menos energia. Além disso, outro fator que ajuda é o tamanho da tela abaixo de 6 polegadas.

Nos testes práticos, tiramos o UMIDIGI A3x da tomada com 100% de bateria. Ao usá-lo durante 30 minutos jogando o game Free Fire de forma ininterrupta e outros 30 minutos assistindo vídeo em alta resolução no Youtube, a bateria teve uma queda de 15%. Assim, ainda restaram outros 85% de carga para outras atividades. Por outro lado, vale notar que o carregamento é bem lento, uma vez que ele levou cerca de 2 horas e 40 minutos para obter uma carga completa.

Sobre seu preço, o A3x impressionou a muitos no lançamento em Dezembro de 2019 por custar abaixo de R$300. Mesmo com a alta do dolar, ainda é possível achá-lo na loja oficial da empresa no AliExpress por apenas R$ 358,44 em 6X sem juros. Para mais informações, visite o site oficial.

blank

Vale a pena investir?

Assim como tantos outros telefones, o UMIDIGI A3x está longe de ser perfeito. Possui alguns pontos fracos no departamento das câmeras, bateria e armazenamento nativo. Todavia, notamos um esforço da fabricante em incluir vários outros atrativos levando em conta o preço baixíssimo do produto, como o atual Android 10, Acabamento elegante e um display de boa qualidade. Sim, na sua faixa de preço ele pode ser considerado uma das melhores opções.

Principais Características:

  • Tela: 5,7 polegadas com uma resolução de tela HD + de 1512 × 720 pixels
  • Processador: MediaTek MT6761
  • RAM: 3GB
  • Armazenamento interno: 16GB expansível
  • Câmera traseira: 16MP + 5MP
  • Câmera frontal: 13MP
  • Bateria: 3.300mAh
  • Sistema Operacional: Android 10
REVER GERAL
DESIGN
9
BATERIA
8
CÂMERAS
6
DESEMPENHO
8
CUSTO-BENEFÍCIO
10

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.