Pesquisar
Close this search box.

Como aumentar a duração da bateria em seu smartphone Android

A cada nova versão do Android, a Google aprimora várias áreas do sistema, além de incluir novos recursos. E a bateria é uma delas, pois a empresa melhora o gerenciamento de energia, além de inserir modos de economia, visando aumentar o tempo fora da tomada.

Além disso, diversas fabricantes vem apostando em baterias de grande capacidade, com smartphones somando até 10 mil mAh. No entanto, conforme a tecnologia avança, esses dispositivos ficam mais potentes, trazendo processador mais velozes e telas com alta resolução, por exemplo. Isso faz com que a bateria seja drenada mais rápido. Porém, no Android, existe meios para aumentar a duração da bateria. Confira algumas dicas.

  • Saiba quais aplicativos consomem mais energia

Para começar, é necessário saber quais apps estão drenando a bateria do seu aparelho – basta ir em “configurações > bateria”. O sistema mostrará aqueles aplicativos que mais consumiram energia nas últimas horas. Com isso, você ficará sabendo quais apps deve evitar quando seu smartphone estiver descarregando.

  • Mantenha os aplicativos que mais usa em segundo plano

Sim, isso mesmo. Não feche constantemente aqueles aplicativos que você mais usa no dia a dia, pois isso drena a bateria mais rápido, afinal, o Android gasta mais energia para iniciá-los novamente do que mantê-los em segundo plano. Isso por que o sistema deixa o app em “stand-by”, reduzindo significativamente o uso de energia.

  • Diminua o brilho da tela

Essa dica é antiga, mas bastante funcional. Diminua o brilho manualmente na barra de notificações, ou se preferir, deixe que o sistema escolha por você. Basta ir em “configurações > brilho adaptável”. Isso fará com que o Android use o sensor de luminosidade para definir o brilho certo conforme o ambiente, aumentando a duração da bateria.

  • Evite aplicativos pesados

Pubg Mobile – um sucesso na Play Store, mas bastante pesado

Quanto mais pesado o aplicativo, mais energia ele usará. Isso se aplica especialmente em jogos com gráficos de alta resolução que, consequentemente, exigem mais do processador. Por isso, se você não possui um carregador por perto, evite esses aplicativos ou jogos.

  • Desative o 3G/4G, WiFi, Bluetooth e GPS quando não estiver usando

Como aumentar a duração da bateria em seu smartphone Android

Todos esses recursos são “vilões” da bateria, especialmente o GPS. Apesar de serem essenciais em um smartphone, quando não estiver usando eles, desligue, pois certamente a duração da bateria irá aumentar. Além disso, sempre que puder, opte por utilizar internet usando o WiFi, pois a conexão 3G/4G está sujeita a quedas de sinal. Isso faz com que o smartphone busque se conectar novamente com a rede, aumentando o consumo de energia.

  • Desative atualizações automáticas de aplicativos

Por padrão, o Android atualiza automaticamente todos os aplicativos baixados da Play Store, deixando você sempre com a versão mais atual. Isso é ótimo no dia a dia, no entanto, consome bastante energia, pois o sistema ficará sempre “puxando” internet em segundo plano para atualizar determinados apps.

Desativar esse recurso é bem simples. Entre na Play Store, toque no menu de hambúrguer no canto superior esquerdo e depois vá até “configurações”. Toque em “atualizar apps automaticamente” e selecione “não atualizar apps automaticamente”. De agora em diante, você terá que entrar na loja do sistema para atualizar todos os aplicativo, mas por outro lado, sua bateria agradece.

Publicado por:

Picture of Wagner Pedro

Wagner Pedro

Apaixonado por tecnologia e smartphones, editor de conteúdo audiovisual e redator do Tudo em Tecnologia.

Comentários:

Deixe uma resposta

Destaques

Lançamentos +SBT em Abril de 2025

Trend do desenho: onde fazer a IA do Studio Ghibli?

OFERTA | POCO X7 despenca de preço no Brasil

Últimas Notícias
Notícias

Lançamentos +SBT em Abril de 2025

Dicas, Notícias

Trend do desenho: onde fazer a IA do Studio Ghibli?

Promoções

OFERTA | POCO X7 despenca de preço no Brasil

Notícias

Apple lança iOS 18.4, veja o que muda no seu iPhone