Comparativos

Galaxy A73 vs A72: confira as diferenças

A Samsung atualizou seu catálogo de smartphones em 2022, sendo um dos destaques o Galaxy A73 5G. Equipado com bom chipset, tela de alta qualidade e câmeras avançadas, ele chega para substituir o Galaxy A72 de 2021. Veja no comparativo abaixo as principais diferenças e semelhanças entre os dois modelos.

Tela & Hardware

Começando pela tela, o A73 apresenta uma tela Super AMOLED Plus de 6.7″ Full HD+ com proteção Gorilla Glass 5 e taxa de atualização de 120 Hz. Já o seu antecessor até mantém o mesmo tamanho, resolução e proteção contra riscos, mas traz taxa de atualização um pouco inferior de 90 Hz. Em contrapartida, o Galaxy A72 tem um entalhe menor para a câmera frontal se comparado com a nova geração.

Internamente, Galaxy A73 5G chega ao mercado com um chipset Snapdragon 778G, chipset de 6nm da Qualcomm que entrega alto desempenho mesmo em tarefas mais exigentes. Por outro lado, o Galaxy A72 traz o mais básico Snapdragon 720G, que até consegue dar conta das tarefas diárias, mas deixa a desejar em termos de jogos. Além disso, ambos possuem versões com 6GB/128GB de RAM e armazenamento interno.

O Galaxy A73 tem tela com maior taxa de atualização

Construção & Sistema

Tanto o Galaxy A73 5G quanto o Galaxy A72 trazem uma construção em plástico de boa qualidade. Felizmente, a Samsung manteve a proteção IP67 nos dois casos que torna os smartphones resistentes à poeira e água (por até 1m por 30 minutos).

Em sistema, o modelo mais atual sai da caixa com o Android 12 sob a nova interface One UI 4.1 da Samsung. De acordo com a Samsung, o modelo receberá nada menos que quatro atualizações de Android, o que garante atualizações até o Android 16. Por outro lado, o mais antigo Galaxy A72 sai da caixa com o Android 11 e provavelmente receberá atualizações até o Android 14.

Tanto o Galaxy A73 quanto seu antecessor oferecem proteção IP67 contra água e poeira.

Bateria & Câmeras

Tanto o Galaxy A73 5G quanto o Galaxy A72 contam com baterias de 5.000 mAh e suporte para carregamento rápido de 25W. Embora a capacidade seja idêntica, o modelo mais novo provavelmente oferecerá uma melhor autonomia por ter um processador mais eficiente em termos de gasto de energia.

Em relação às câmeras, o Galaxy A73 é o primeiro smartphone intermediário da Samsung a contar com uma câmera principal de 108MP. Embora seja um sensor bem superior ao de 64MP do A72, o modelo de 2021 é o único entre os dois que traz uma lente dedicada para zoom (telefoto de 8MP). Além disso, a Samsung trocou o sensor ultrawide de 12MP da geração passada por uma lente menor de 8MP.

Quanto aos demais sensores, o Galaxy A73 traz um par de lentes macro e profundidade de 5MP, enquanto o A72 inclui apenas a câmera macro. E no caso das selfies, ambos trabalham com a mesma lente de 32MP.

O Galaxy A73 5G sai na frente com sua câmera poderosa de 108MP, mas perde a lente telefoto presente no modelo anterior.

Conectividade

Como seu próprio nome sugere, o Galaxy A73 5G oferece suporte para redes 5G móvel. O Galaxy A72 até tem uma variante com 5G, mas essa infelizmente não teve disponibilidade aqui no Brasil. Portanto, o modelo brasileiro suporta conectividade apenas 4G.

Felipe Lupetti

Sou um entusiasta da tecnologia, especialmente em smartphones.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo