Comparativos

Galaxy S20 FE 256GB vs Edge 20 Pro: Qual escolher?

O ano de 2021 está chegando ao fim e você ainda está em dúvida entre escolher um Galaxy S20 FE ou Edge 20 Pro? Se esse for seu caso, confira abaixo um breve comparativo entre os dois modelos e faça sua escolha conciente!

Construção & Design

O Galaxy S20 FE possui construção traseira com acabamento em plástico e laterais em alumínio, mas inclui proteção IP68 contra água e poeira. Há também uma tela com quase nenhuma borda que entrega um design atraente aos olhos. Por outro lado, o Edge 20 Pro apresenta uma construção premium com traseira em vidro fosco, laterais em alumínio e display com qse nenhuma borda.

Veja também:

Resultado: Galaxy S20 FE leva a melhor em construção por ter resistência contra água, enquanto o Edge 20 Pro ganha com melhor design.

Bateria & Desempenho

Bateria é um assunto muito polêmico na hora de escolher um novo smartphone. Nesse quesito, ambos os modelos incluem baterias de 4.500 mAh. Na prática, o Edge 20 Pro conseguiu obter entre 7 e 9 horas de tela com apenas uma carga, enquanto seu concorrente não passou de 8 horas. Além disso, o Edge 20 Pro traz na caixa um carregador mais rápido de 30W contra o de 15W do S20 FE.

Em termos de desempenho, o Galaxy S20 FE trabalha com um processador Snapdragon 865 octa-core de até 2.8 GHz. Já o Edge 20 pro inclui um chipset Snapdragon 870 octa-core de até 3.2 GHz. Nesse ponto, o aparelho da Motorola ganha por trazer um processador mais moderno e mais potente. Além disso, sai na frente com seus 12GB de RAM contra 8GB do aparelho da Samsung.

Resultado: O Motorola Edge leva a melhor em bateria e entrega um melhor desempenho e ótimo multitarefas.

Sistema & tela

Em sistema, os dois smartphone se diferem bastante. Enquanto a Motorola entrega um sistema praticamente puro com poucas modificações, a Samsung customiza com a One UI 3.1. No entanto, a Ssmsung oferece atualizações de sistema por mais anos que sua concorrente.

Na prática, o Galaxy S20 FE oferece recursos como Samsung Pass, Pasta segura e a possibilidade de duplicar apps sem precisar baixar nada. Ambos incluem um modo desktop (transforma seu celular em um PC), mas o aparelho da Motorola só é compatível no modo sem fio em Smart TVs com Chromecast.

Falando sobre display, o Galaxy S20 FE abriga um display Super AMOLED de 6.5″, suporte para HDR10 e taxa de atualização de 120 Hz. Já o Edge 20 Pro se destaca com sua tela OLED de 67 polegadas Full HD+ com HDR10+ e suporte para taxa de atualização de 144 Hz.

Resultado: O smartphone da Samsung leva melhor em sistema, enquanto o aparelho da Motorola sai na frente com seu display mais fluido e maior.

Conectividade & Câmeras

Em termos de conectividade, o Galaxy S20 FE suporta rede móvel 4G, traz armazenamento de 256GB e um slot microSD para expansão de memória. Enquanto isso, o Edge 20 Pro traz suporte para redes 5G de última geração, mas não inclui um slot para expandir a memória interna de 256GB. Outra diferença é que apenas o smartphone da Samsung traz áudio estéreo, o que melhora a experiência de uso quando o fone de ouvido estiver desconectado.

No departamento das câmeras, ambos contam com três sensores na parte traseira. O Edge 20 Pro inclui um sensor principal de 108MP (sem estabilização óptica de imagem), ultrawide de 16MP e uma câmera telefoto de 8MP com zoom real de 5X. Além disso, suporta gravações de vídeo em 4K a 60 FPS.

Enquanto isso, o Galaxy S20 FE conta com um sensor principal de 12MP com estabilização óptica de imagem, um sensor ultrawide de 12MP e um sensor telefoto de 8MP com zoom de 3X. Suporta também gravações de vídeo em 8K a 30 FPS. Além disso, ambos trazem câmeras de 32MP na parte frontal, mas apenas o aparelho da Samsung filma em 4K a 60 FPS com esse sensor.

Em testes práticos, fotos tiradas em ambientes com boa iluminação entregam excelente qualidade em ambos os casos. Contudo, a presença de OIS (estabilização óptica) no Galaxy S20 FE entrega fotos noturnas com maior qualidade.

Resultado: O Motorola Edge 20 Pro é a escolha ideal para quem pretende passar anos com o mesmo aparelho, pois já sai da caixa com suporte para redes 5G. Além disso, o modelo da Motorola peca por não incluir OIS na câmera principal, mas inclui vários destaques em termos de gravação de vídeo.

Qual custo-benefício escolher?

Depois de analisar vários campos, qual dos dois aparelho vale mais a pena? Como Edge 20 Pro vence o duelo com 6 pontos contra 4 do modelo da Samsung. Com tela melhor, bateria de maior autonomia e desempenho superior, o smartphone da Motorola rouba a cena como melhor opção na faixa de R$ 3mil.

Felipe Lupetti

Sou um entusiasta da tecnologia, especialmente em smartphones.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo