Comparativos

Galaxy S20 FE Snapdragon vs Poco F3: Qual devo comprar?

Não temos como negar que os smartphones Galaxy S20 FE com Snapdragon e Poco F3 da Xiaomi estão sendo duas grandes surpresas de 2021. Os aparelhos tem a proposta de agradar quem exige mais de um smartphone, mas que não pode ou não quer pagar muito por isso. No comparativo a seguir, você vai descobrir qual deles vai se encaixar melhor no seu perfil de uso. Confira!

Desempenho & Hardware

Começando em desempenho, existem algumas diferenças e semelhanças importantes que devem ser mencionadas. Por exemplo, o Galaxy S20 FE traz um processador Snapdragon 865, enquanto o Poco F3 chega com o Snapdragon 870. Além disso, ambos trazem uma GPU Adreno 650 e possuem até 8GB de memória RAM e 256GB de armazenamento.

Em testes sintéticos, o smartphone da Xiaomi atingiu uma pontuação de 10% a mais que o modelo da Samsung. Contudo, os resultados na prática são praticamente os mesmos. Ou seja, os dois smartphones são capadez de rodar jogos e outros apps da Play Store a menor dificuldade.

Bateria

Em termos de bateria, teríamos tecnicamente um empate, uma vez que encontramos uma bateria de 4.500 mAh no S20 FE e 4.520 mAh no Poco F3. Porém, na prática, temos sim um verdadeiro vencedor nesse quesito. Em nossos testes, o Poco F3 marcou de 7 a 8 horas de tela, enquanto o smartphone da Samsung ficou entre 6 a 7 horas.

Outro ponto a ressaltar está na velocidade de carregamento. Sobre isso, o Galaxy S20 FE com seu carregador de 15W incluso na caixa precisou de cerca de 2 horas para ter uma carga completa. Por outro lado, o smartphone da Xiaomi levou menos de 1 hora para levar a bateria de 0% a 100%. Como resultado, se você busca por um smartphone com mais duração de bateria, o Poco F3 será a melhor escolha aqui.

Sistema Operacional

Em sistema operacional, encontramos o Android 11 rodando nos dois aparelhos. A interface da Samsung está bem otimizada, enquanto a MIUI da Xiaomi entrega um visual próximo ao Android puro. Ambos tem previsão inclusive de receber o Android 12 e trazem vários destaques. Por exemplo, ambos trazem a possibilidade de duplicar apps como WhatsApp e Facebook, de forma nativa.

Com o smartphone da Samsung, encontramos o item “Pasta Segura”, que guarda seus documentos e outros arquivos de invasores e bisbilhoteiros. Além disso, o Modo DeX torna possível que você utilize seu smartphone como um PC, apenas utilizando um cabo HDMI no seu monitor. Um recurso muito útil e diferenciado para a faixa de preço.

Veja também:

Por outro lado, o Poco F3 traz a possibilidade de duplicar ambiente, algo similar ao pasta segura da Samsung. Além disso, dispositivo da Xiaomi permite de forma nativa colocar senhas individuais para cada app, de acordo com suas preferências. Na prática, o Galaxy S20 FE leva a melhor por entregar mais recursos embarcados.

Construção & Conectividade

Aqui, temos algumas diferenças importantes a comentar. Começando pelo smartphone da Samsung, ele possui uma construção lateral em alumínio e traseira em plástico. Já o Poco F3 traz laterais em plástico e traseira feita em vidro. No entanto, apenas o Galaxy S20 FE possui proteção IP68, que o torna resistente contra água e poeira. Assim, ele leva a melhor nesse quesito.

Passando para conectividade, nós temos um ponto a favor do Galaxy S20 FE e um a favor do Poco F3. Claramente, o smartphone da Xiaomi se destaca por trazer suporte para redes 5G, algo ausente no modelo concorrente. Por outro lado, o smartphone da Samsung oferece a possibilidade de expandir a memória interna. Ou seja, você precisa decidir quais são suas prioridades.

Câmeras

O departamento das câmeras é algo bem importante na hora de escolher um novo smartphone. Diante disso, o Galaxy S20 FE possui uma configuração de câmera tripla traseira, incluindo uma lente principal de 12MP, uma câmera ultrawide de 12MP e um sensor telefoto de 8MP. Este último é capaz de entregar fotos com zoom real de 3X ou zoom digital de até 30X. Além disso, suporta estabilização óptica de imagem e inclui uma câmera frontal de 32MP.

Sobre o Poco F3, ele também entrega um total de três câmeras na parte traseira. Existe um sensor principal de 48MP, uma lente ultrawide de 8MP e um sensor macro de 5MP. Como ponto negativo, não suporta estabilização óptica de imagem, o que compromete a qualidade nas gravações de vídeo. Além disso, a câmera dedicada para selfies do F3 possui 20MP, trazendo menor resolução que o smartphone concorrente.

Como visto nos testes práticos, o Galaxy S20 FE entregou fotos com maior nível de detalhes, além de vídeos com maior qualidade. Ele também conta com modo noturno mais aprimorado, oferecendo fotos mais vívidas mesmo em baixa luminosidade. Ponto para o smartphone da Samsung.

Tela

Por último, analisaremos a tela. Em termos técnicos, o Galaxy S20 FE vem com uma tela de 6.5″ Super AMOLED com taxa de atualização de 120 Hz e resolução Full HD+. No Xiaomi, encontramos um display maior de 6.67″ AMOLED, que também traz resolução Full HD+ e taxa de 120 Hz. Na prática, temos dois displays com alta qualidade de cores e bom nível de brilho, que deve agradar até mesmo usuários mais exigentes. Assim, se você gosta de aparelhos menores, o recomendamos escolher o S20 FE. Ou então, caso goste de telas grandes para consumir conteúdos como jogos e vídeos, o Poco F3 vai se encaixar melhor para o seu perfil de uso.

Qual comprar?

É nítido que as duas fabricantes fizeram ótimos trabalhos ao desenvolver esses smartphones. Ambos os modelos entregam boas telas, desempenho de sobra para qualquer tarefa e design atraente. Mas afinal, qual deles suprirá mais suas necessidades. Em suma, veja a seguir quais são os pontos altos de ambos os aparelhos e escolha o que se adequar mais.

  • Galaxy S20 FE – Melhor sistema operacional, câmeras e construção
  • Poco F3 – Melhor em desempenho e autonomia de bateria.

Felipe Lupetti

Sou um entusiasta da tecnologia, especialmente em smartphones.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo