Comparativos

Galaxy S20 Plus vs iPhone 11: Qual comprar em 2021?

O Galaxy S20 Plus foi apresentado ao mundo em meados de Março de 2020. Já o iPhone 11 da Apple chegou ao mercado em meados de Outubro de 2019. Para você que está na dúvida entre qual dos dois smartphones comprar em 2021, descubra abaixo em um breve comparativo!

Construção & Tela

Em construção, tanto o iPhone 11 como o Galaxy S20 Plus trazem um acabamento em vidro na parte traseira e laterais em metal. Ambos trazem proteção contra água e poeira através da certificação IP68. No entanto, vale notar que a Apple não oferece garantia caso seu aparelho sofra algum tipo de dano por líquidos, enquanto a Samsung oferece garantia completa, inclusive se o smartpjhone for prejudicado ao entrar em contato com água.

Em relação à tela, o smartphone da Apple tem uma tela IPS de 6.1 polegadas com resolução apenas 828 x 1792 pixels. Enquanto isso, o modelo da Samsung se destaca com sua tela Dynamic AMOLED 2X com resolução 1440 x 3200 pixel. Como resultado, o S20 Plus entrega uma qualidade de imagem muito superior ao seu rival, oferecendo una experiência acima da média para jogos, redes sociais e vídeos. Além disso, note que a tela do Galaxy S20 Plus ainda desfruta de uma taxa de atualização de 120Hz, recurso muito aprecisado por jogadores.

Bateria

Quando o assunto é bateria, os fãs da Apple já sabem que seus aparelhos não são fortes em termos de capacidade de bateria. No caso do iPhone 11, ele possui apenas 3110 mAh contra 4.500 mAh do S20 Plus. Contudo, as otimizações do sistema IOS em conjunto com o chipset presente no smartphone da Apple fazem com que o iPhone entregue uma autonomia muito superior ao Galaxy.

Obviamente, a diferença de altonomia vai depender muito do estilo de uso de cada usuário. Por exemplo, se você assistir muitos vídeos e fizer um uso mais pesado, a autonomia entre ambos não será tão perceptível. Porém, se seu uso for moderado durante o dia, certamente perceberá que ficará muito mais tempo longe das tomadas.

Para efeitos de comparação, o Galaxy S20 Plus conseguiu atingir em nossos testes 4 a 5 horas de tela contra 6 a 7 horas de tela do iPhone 11. Embora a diferença de tempo seja bem grande, vale notar que o S20 Plus oferece tecnologia de carregamento rápido de 25W, entregando uma carga completa em apenas 1 hora em 10 minutos. Por outro lado, o iPhone 11 suporta carregamento de 18W, levando em torno de 2 horas para completar a carga.

Desempenho

Sobre desempenho, o iPhone 11 vem equipado com um processador Apple A13 Bionic (2x 2.65 GHz Lightning + 4x 1.8 GHz Thunder). São 4GB de RAM e uma GPU desenvolvida pela própria Ample de 4 núcleos. Enquanto isso, o Galaxy S20 Plus abriga um chipset Exynos 990 (2x 2.73 GHz Mongoose M5 + 2x 2.4 GHz Cortex-A76 + 4x 1.9 GHz Cortex-A55) combinado com 8GB de RAM e GPU Mali-G77 MP11.

Veja também:

Em ambos os casos, você não perceberá difereças em desempenho no uso diário. Os dois darão conta de qualquer atividade, inclusive em jogos. No entanto, notamos que o Galaxy S20 Plus esquenta bastante durante a jogatina, o que acaba acarretando em alguns pequenos engasgos, principalmente em dias mais quentes. Com o iPhone 11, isso não ocorre.

Áudio e conectividade

Para qualidade de áudio, estamos diante de dois ótimos aparelhos. A experiência de áudio em ambos foi excelente durante os testes, podendo agradar até mesmo usuários mais exigentes. Contudo, o iPhone 11 não inclui um fone na caixa, ao mesmo tempo em que o Galaxy S20 Plus oferece um fone de ouvido de alta qualidade da marca AKG. Algo que pode incomodar principalmente quem gosta de sair por aí ouvindo suas músicas prediletas.

Em conectividade, ambos trazem tecnologia eSIM, Para quem não sabe, o eSIM é um pequeno chip eletrônico que vem instalado dentro do dispositivo que permite que você ative um plano móvel sem a necessidade de usar um chip físico. No entanto, note que o S20 Plus oferece a possibilidade de expansão de memória interna via cartão microSD, algo que não ocorre com o smartphone da Apple. Assim, se você utiliza muitos aplicativos e consegue lotar rapidamente o armazenamento dos seus aparelhos, o iPhone 11 não será o mais indicado.

Sistema Operacional

Aqueles que já estão acostumados com o sistema IOS já conhecem suas vantagens. Nesse sentido, a empresa oferece nada menos que 5 anos de garantia em termos de atualização de software, algo extraordiário para quem não costuma trocar de smartpjhone com frequência. Quanto ao Galaxy, a Samsung promete ao menos 3 anos de atualizações.

Sobre diferenças práticas de cada sistema, o IOS 11 possui uma interface bem simples e eficiênte em tudo o que se dispõe a fazer. Com ele, o usuário não poderá customizar o sistema assim como faz com o Android, mas seu grande destaque fica em termos de redes sociais. Por exemplo, se você trabalha com esse meio de comunicação, as fotos e vídeos tirados com a câmera do iPhone 11 serão postadas com a melhor qualidade possível. No Android, a perda de qualidade das fotos postadas se torna bem nítida.

Sobre os destaques da One UI do Galaxy, nota-se a presença do recurso “pasta segura”, local onde você poderá colocar suas fotos, vídeos, apps e outros arquivos importantes para que outras pessoas não tenham acesso. Além disso, inclui modo Dex para usá-lo como desktop e um recurso nativo com a possibilidade de duplicar aplicativos, sendo possível urtilizar duas contas ao mesmo tempo do Facebook, Instagram, WhatsApp, etc.

Câmeras

Câmeras é um ponto bastante decisivo para muitas pessoas no momento da compra. Nesse ponto, o iPhone 11 possui uma configuração de câmera dupla traseira com sensores de 12MP. O principal conta com estabilização óptica de imagem e suporta vídeos em 4K a 60 FPS, enquanto a lente ultra grande angular suporta vídeos em 4K com estabilização digital.

O Galaxy S20 Plus tem um total de quatro sensores na parte traseira (12MP + 64MP + 12MP). A lente principal faz fotos em 4K a 60 FPS com OIS, enquanto a lente telefoto possui zoom óptico de 3X e suporta vídeos em 8K com OIS. Por fim, a lente ultra grande angular grava vídeos em 4K com estabilização digital.

Para as selfies, o iPhone 12 carrega um sensor frontal de 12MP com estabilização digitais de vídeos e gravação 4K, enquanto o Galaxy S20 Plus traz uma lente de 10MP com as mesmas características do seu concorrente em termos de gravação. Abaixo, você poderá notar os resultados obtidos em ambos os casos.

Sem rodeios, os testes práticos mostraram que a câmera do iPhone 11 agrada mais, oferecendo mais detalhes e melhor definição em diversas condições de luz. Entretanto, as selfies capturadas pelo S20 Plus se saíram melhor em condições de baixa luminosidade, uma vez que o smartphone da Apple não inclui modo noturno.

Em recursos de câmera é que faz o Galaxy S20 Plus se tornar a melhor opção. Nos testes, ele conseguiu resultados superiores nas fotos ultra grande angular, inclusive no modo noturno.

Qual devo comprar em 2021?

Como visto no comparativo, cada um dos aparelho tem seus pontos positivos e negativo. Assim, a escolha final ficará por conta da prioridade de cada usuário. Por exemplo, se você procura um aparelho mais sólido em termos de autonomia de bateria e prioriza atualizações por longa data, o iPhone 11 será uma excelente opção. Contudo, se aprecia tela de alta qualidade, precisa de mais recursos em fotografia e modo DeX, o Galaxy S20 Plus será muito bem indicado.

Felipe Lupetti

Sou um entusiasta da tecnologia, especialmente em smartphones.

Um Comentário

  1. Por favor, revisem a matéria. Tem erros de digitação em excesso, o que expressa um descuido com a tarefa executada e descaso com o leitor.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo