Comparativos

Galaxy S21 vs Galaxy S20: Saiba o que muda

Em 2021, a Samsung decidiu adiantar seu cronograma de lançamentos, trazendo sua nova série Galaxy S21 apenas 10 meses depois do lançamento oficial da série anterior Galaxy S20. Além da forte concorrente, o crescente e rápido avanço na tecnologia devem ter forçado a empresa Sul-Coreana a adiantar seus lançamentos para este ano. Mas afinal, o que mudou de uma geração para outra? Confira abaixo um simples comparativo entre os modelos Galaxy S21 e Galaxy S20

Galaxy S21 vs Galaxy S20: Tela

A Samasung foi uma das primeiras empresas a popularizar as telas edges em smartphones. O lançamento do Galaxy S6 Edge foi tão sucesso, que a empresa resolveu manter o design super curvo no S7 Edge. Mas ao mesmo tempo, muitos usuários começaram a reclamar sobre a sensibilidade da tela e sobre a falta de películas compatíveis, o que fez com que a empresa fosse ano após ano reduzindo essa curva. Pois bem, o Galaxy S21 traz agora um display completamente plano.

Sim, essa é uma das grandes diferenças entre o Galaxy S21 e o Galaxy S20. O modelo de 2020 trazia uma tela ainda ligeiramente curva. Aliás, aqueles que ainda gostarem de bordas curvas terão que se contentar com a versão Ultra, única que ainda manteve a tradição. Por outro lado, o modelo de 2021 tem display com resolução QuadHD+, superior ao Full HD+ do S21 atual.

Sobre semelhanças, ambos trazem o mesmo tamanho de tela de 6.2 polegadas e taxas de atualização de 120Hz.

O modelo de 2020 ainda trazia curvas nas bordas, recurso agora só visto no Galaxy S21 Ultra.

Galaxy S21 vs Galaxy S20: Hardware

Os smartphones topos de linha dos últimos anos já fazem muito mais do que a maioria das pessoas realmente necessitam. No entanto, as fabricantes ainda se sentem pressionadas a melhorar as configurações ano após ano para atrair novos fãs. Nesse sentido, a Samsung lançou o novo chipset Exynos 2100, chipset que equipa toda a série S21. Como dito, ele recebeu melhorias significativas se comparado com o processador Exynos 990 presente no S20, prometendo não só mais agilidade ao abrir e rodar apps, como também uma melhor eficiência energética.

Na prática, ambos os modelos são capazes de suprir a necessidade de usuários básicos e exigentes. Eles trazem destaques como 8GB de RAM, memória interna de 128GB e uma interface totalmente limpa e otimizada conhecida como One UI 3.0. Por outro lado, vale notar que também existe uma variante do Galaxy S21 lançada com o novo chipset premium da Qualcomm, o Snapdragon 888, versão que não será lançada aqui no Brasil.

A nova geração de smartphones da série Galaxy S21 são equipados com o mais novo chipset da Samsung, o Exynos 2100.

Galaxy S21 vs Galaxy S20: Câmeras

No passado, os smartphones não eram capazes de entregar fotos de boa qualidade, principalmente quando comparado com câmeras profissionais. Mas hoje em dia, modelos topos de linha conseguem resultados impressionantes. Para isso, tanto o S21 quanto o S20 trabalham com dois sensores de 12MP (Ultra grande angular e grande angular), além de uma super câmera telefoto de 64MP). Embora os números sejam idênticos, precisamos dizer que a Samsung trabalhou em melhorias no software da câmera para a nova geração.

Em termos de gravação de vídeo, os dois smartphones são capaz de capturar vídeos com resolução máxima em 8K, ao mesmo tempo em que conseguem bons resultados em termos de zoom. Em selfies, tanto o Galaxy S21 quanto o Galaxy S20 prometem capturar imagens de excelente qualidade com suas câmeras de 10MP. Apesar de parecer um número baixo, testes práticos mostraram que as câmeras de 10MP e 12MP da Samsung entregam resultados bem superiores quanto comparadas com câmeras de 32MP de aparelhos intermediários da própria empresa.

O Galaxy S21 manteve os mesmos sensores do Galaxy S20, mas recebeu melhorias em termos de software.

Galaxy S21 vs Galaxy S20: Bateria

Assim como aconteceu no departamento das câmeras, não existe tanta diferença entre as capacidade de bateria dos modelos Galaxy S21 e Galaxy S20. Ambos ostentam de bateria de 4.000mAh e suportam carregamento rápido de 25W. Embora isso pareça decepcionante para alguns, vale notar que o novo modelo recebeu sofreu vários ajustes também com a finalidade de entregar melhor eficiência energética.

Como já citado, o S21 tem tela com resolução inferior ao modelo de 2020, o que já ajuda a reduziir os gastos de energia. Além disso, tanto o chipset Exynos 2100 quanto o Snapdragon 888 devem na prática apresentar melhor eficiência energética em comparação com os processadores da geração anterior. Mas note que a Samsung decidiu de uma vez por todas retirar o carregador da caixa da nova geração. Então, se isso for importante para você, saiba que o Galaxy S20 ainda traz na caixa um conjunto completo com carregador incluso.

O Galaxy S20 promete entregar maior eficiência energética, embora não traga um carregador na caixa.

Vale a pena atualizar?

O Galaxy S21 é um smartphone incrível. Possui um design atraente, configuração interna robusta e, logicamente, câmeras que agradarão até os mais exigentes. Mas vale notar que,  embora o novo design agrade a alguns usuários, outros vão preferir o modelo de 2020 por sua tela curva e de maior qualidade.

Para aqueles que ainda querem economizar na hora da compra, vale notar que o Galaxy S20 está com preços bem atraentes em comparação com seu lançamento. Uma boa pedida para quem possui um Galaxy S9 ou S10 e quer um smaertphone muito mais completo e versátil.

Felipe Lupetti

Focado na área da tecnologia e Smartphone, 29 anos e redator do site Tudo em Tecnologia.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Vidro não me atrai, faz com que o aparelho ganhe peso. O plástico até que é interessante. Pessoas desleixadas devem evitar aparelhos com vidros no acabamento. Elas sempre deixam estragar a aparência

Deixe uma resposta

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo