Pesquisar
Close this search box.

Intel HD4000 x AMD Radeon 7660G

A guerra entre Intel e AMD continua em vários segmentos e esquentou nos notebooks com a chegada dos novos processadores de ambos os lados, porém o que chamou atenção foi a evolução dos gráficos integrados (IGPs) de cada fabricante., com boa evolução para os dois lados.

A Intel evoluiu muito, ultrapassando a AMD que era a melhor até então (com a Raden 6620G). Mas a AMD não deixou barato e pouco tempo depois já lançou os novos processadores (APU Trinity) com nova Radeon 7660G, que mostrou um ganho considerável em relação a geração passada e já tomou da Intel o primeiro lugar quando se trata do desempenho de gráficos integrados, o que na verdade não é novidade.

Além do desempenho mais equilibrado da Radeon 7660G em jogos utilizando plataforma DirectX, quando se fala em OpenGL a AMD fica ainda bem mais na frente, já que a Intel HD4000 não mostrou grandes evoluções nessa plataforma, ou seja, para quem vai trabalhar com aplicativos que utilizam esse recurso, a Intel continua não sendo uma boa opção.

O site anandtech realizou um grande teste com a APU A10-4600M e fez um comparativo de desempenho gráfico entre a Intel HD4000 em conjunto com i7 3720QM contra a Radeon 7660G que vem com a APU citada. O resultado aponta uma vantagem geral de 20% para a AMD nos jogos testados, sendo que em em 4 títulos a Intel levou vantagem (diferença no geral pequena) e no restante a Radeon 7660G quem deu as cartas e em alguns games a diferença foi bastante considerável. Confira abaixo o gráfico do site Anandtech.com com um comparativo entre a Radeon 7660G x Intel HD4000:

Fonte: http://www.anandtech.com

Nesse gráfico, os jogos em verde foram os que a AMD Radeon 7660G levou vantagem, já o vermelho e azul a Intel teve melhor desempenho, e o roxo é a média geral, onde aponta cerca de 20% de vantagem para plataforma AMD.

Em termos de comparações, a Radeon 7660G chega num nível equivalente a Radeon 6630M e Geforce GT525M atualmente, o que faz dela um IGP muito bom. A Intel HD4000 mostrou suas evoluções, mas ainda está um passo atrás no quesito desempenho gráfico, porém da o troco no desempenho de processamento, já que os processadores Ivy Bridge tem mais desempenho que os Trinity. A escolha ideal varia de acordo com o uso de cada usuário, casando melhor com um ou com outro. Agora é esperar chegar as opções no mercado nacional.

Publicado por:

Picture of Thalisson Teixeira

Thalisson Teixeira

Ex-estudante de Educação Física. Deixei de seguir carreira de professor de Educação Física para entrar de vez no mundo dos Gadgets com o Tudo em Tecnologia. Agora estudante de Jornalismo no terceiro período, seja bem-vindo ao Tt!

Comentários:

Respostas de 7

  1. Ainda prefiro a AMD, quase uma versao de driver por mês. E alterações pensando no desempenho de jogos especificos. Acho que se atualizassem o drives da AMD nesse teste provavelmente o resultado já ficaria um pouco diferente. Esse é o problema da Intel, a placa não é tão ruim, mas falta um suporte mais intensivo deles

Deixe um comentário

Últimas Notícias
Notícias

Motorola promete celular com acabamento robusto mais fino do mundo

Notícias

Infinix Note 40 5G estreia no Brasil com carregamento magnético

Notícias

Realme GT 6 ganha data de lançamento no Brasil

Promoções

PROMOÇÃO | Galaxy M35 256GB surge muito barato no Magalu