Opinião

Opinião: Galaxy A72 ainda vale a pena em 2022?

Lançado em 2021, o Galaxy A72 agradou com seu conjunto equilibrado de especificações. O modelo foi sucesso de vendas no ano passado e ainda é bastante procurado pelos fãs da Samsung. Mas será que vale a pena investir nele em pleno 2022? Descubra abaixo em nossa análise sincera!

Pontos positivos

Construção & Áudio

Resgatando a identidade da série A, a Samsung resolveu incluir no Galaxy A72 a famosa proteção contra água. Sim, o smartphone pode ficar totalmente submerso em água com sua proteção IP67. Além disso, vale notar que o aparelho é uma das poucas opções na faixa de preço que oferece esse benefício.

Outro destaque do Galaxy A72 é seu sistema de áudio. Após longos anos de aparelhos intermediários com som inferior, a Samsung inseriu nesse modelo som estéreo, que entrega uma melhor experiência de uso em jogos e vídeos. Inclui também uma entrada padrão para fones de ouvido de 3,5mm, algo cada vez mais raro.

Veja também:

Tela & Câmeras

Um dos grandes pontos fortes desse modelo é seu belíssimo display. Afinal, são 6.7 polegadas com tecnologia Super AMOLED e resolução Full HD+. Além disso, o suporte para taxa de atualização de 90 Hz ajuda a manter uma melhor fluidez em comparação com smartphones como o M62 que traz tela de 60 Hz.

O departamento das câmeras é outro ponto forte no Galaxy A72. Falando sobre as selfies, a câmera frontal de 32MP captura belas fotos e é capaz de registrar vídeos em 4K. Já a câmera principal de 64MP com OIS é capaz de registrar fotos com ótimos resultados, inclusive em baixa luz.

Assim como outros modelos mais caros da Samsung, o Galaxy A72 também conta com um sensor telefoto de 8MP (zoom óptico de 3X). Com ele é possível aproximar mais do objeto sem tanta perda de qualidade. Há também uma lente ultrawide de 12MP que é capaz de registrar boas fotos e também grava vídeos em 4K. Além disso, o sensor macro de 5MP é ideal para tirar fotos bem de perto dos objetos.

Bateria & Sistema

Ficar sem bateria ao longo do dia é algo que preocupa muito os usuários na hora de escolher um novo smartphone. Nesse sentido, o Galaxy A72 traz uma capacidade de 5.000 mAh que entrega pelo menos um dia de uso com apenas uma carga. E o carregador de 25W incluso na caixa carrega rapidamente a bateria para um novo uso.

Outro ponto que o Galaxy A72 agrada é seu sistema operacional. Nesse momento, o aparelho está equipado com a interface One UI 3.1 baseada no Android 11 e inclui recursos embarcados como Samsung Pess e Pasta segura. A Samsung também garante até três anos de atualizações de Android, o que fará com que ele receba até o Android 14.

Pontos Negativos

Desempenho & Preço

Embora o Galaxy A72 seja um excelente smartphone, seu departamento de hardware pode não agradar a muitos. O Snapdragon 720G até consegue executar os apps sem lentidões, mas pode causar algum travamento ao longo dos próximos anos por estar bem no seu limite.

Sobre o preço, quem procura por esse aparelho consegue achá-lo atualmente em torno de R$ 2000. Se você encontrá-lo por menos, vale muito a pena sua compra. Contudo, acima de R$ 2 mil nossa equipe recomenda o Galaxy M52 5G, que inclui chipset mais atual e superior e tela de 120 Hz. Ou então, o Galaxy A52s 5G, que trabalha com o avançado chip Snapdragon 778G e vários outros recursos vistos no A72.

Felipe Lupetti

Sou um entusiasta da tecnologia, especialmente em smartphones.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo