Notícias

Preços de Memórias RAMs Terão Aumento Significativo

Depois de um período longo de quedas nos preços dos módulos de memórias DRAM para notebooks e desktops, um aumento significativo está à vista. A subida de preço acontece devido à grande escassez de módulos DIMMs para PCs, que teve início em 2013, e vem afetando as grandes marcas fornecedoras de computadores, como Acer e Asus.

Os fabricantes de módulos DRAM mudaram o foco da produção para a fabricação de módulos de memória para dispositivos móveis (setor que vem crescendo bastante), como smartphones e tablets, além de outros produtos de armazenamento, deixando uma capacidade insuficiente para abastecer a indústria do PC. Mesmo que os fabricantes de memória eleve o mais rápido possível sua produção de DDR3, levaria cerca de 3 a 4 meses para a regularização da situação.

Os preços mais recentes dos módulos DRAM nos novos contratos de fornecimento, deverão causar um forte impacto nos lucros da Acer, principalmente no segundo trimestre deste ano, pois o seu estoque de memória será esgotado no final de maio.

A Asustek Computer estocou módulos DRAMs adicionais ainda no primeiro trimestre com o intuito de não sofrer prejuízos com a demanda esperada para o segundo semestre, medida tomada devido a observação feita em sua recente conferência de investidores, que tanto módulos de memória eMMC e DRAM estavam tendo forte subida nos preços.

Diversas fontes dão indícios que a produção em massa para os modelos baseados na próxima geração de processadores da Intel com microarquitetura Haswell, sucessora da Ivy Bridge, tem feito com que as marcas fornecedoras de PCs disputem agressivamente pelos últimos estoques DRAM disponíveis no mercado, assim como, preveem uma acirrada competição para o fornecimento DRAM no segundo semestre.

Fonte: DIGITIMES, NOTEBOOKCHECK

Rafael do Nascimento

Cursando Engenharia Elétrica com ênfase em eletrônica e em telecomunicações, além de Engenharia Mecânica. Proativo, ágil, autodidata, com espirito de coletividade e capacidade de liderança. Capaz de produzir mais com cada vez menos recursos de forma sustentável, recorrente, com responsabilidade social e respeito ao meio-ambiente. Conhecimento em Hardware de computadores e em algumas linguagens de programação.

Um Comentário

  1. Pois é… Notei no bolso isso. Trabalho com informatica e quando fui compra peças pros meus clientes tive um susto de um aumento de uns 30% no valor… Complicado… E eu pensando que com o tempo a falicidade pra se ter um pc seria maior.. Quando algo cresce outro tem que cair.. Pena que foi os pcs 🙁

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo