Pesquisar
Close this search box.

Qual é sua chance de recuperar um smartphone perdido?

A Symantec desenvolveu um projeto chamado Honey Stick. O projeto avalia os países para indicar a chance de devolução de celulares perdidos e, como já era de se esperar, o Brasil não foi um dos melhores colocados obtendo apenas 27% de chance do aparelho ser devolvido.

Entre outubro e novembro de 2013 a empresa espalhou propositalmente 30 smartphones com um software modificado para que os pesquisadores pudessem monitorar o que as pessoas fazem com os aparelhos perdidos. Os smartphones foram distribuídos em áreas de grande tráfego nas cidades de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. O resultado indica que até mesmo os aparelhos devolvidos tiveram seus dados bisbilhotados.

projeto-honey-stick-symantec-brasil-600x470

Segundo a pesquisa, 70% das pessoas que encontraram um dos smartphones tentaram visualizar as fotos particulares armazenadas no aparelho, 47% tentaram acessar as redes sociais do usuário e 47% acessaram um arquivo chamado “Senhas”. Outros tipos de informações que chamaram bastante a atenção dos “sortudos” foram algumas informações bancárias (40%), planilha de salários (37%), e-mail corporativo (30%) e alguns arquivos em PDF sobre recursos humanos (27%).

O tempo médio de intervalo entre o ato de encontrar o aparelho e o bisbilhotamento foi de 3 horas, porém, cerca de 50% dos usuários não aguentaram a curiosidade por mais de uma hora.

O que você pode fazer?

Existem diversos aplicativos que permitem localizar o aparelho, limpar seus dados e bloquear o acesso ao aparelho. Estes apps estão disponíveis para todas as plataformas. No iOS é possível utilizar gratuitamente o Find my iPhone (Encontre meu iPhone), no Android existe o Android Device Manager (Gerenciador de Dispositivos Android), por exemplo. Outra opção é ativar o uso de uma senha na tela de bloqueio dos aparelhos.

E você, se encontrasse um aparelho iria devolvê-lo sem olhar nada?

Via: Tecnoblog

Publicado por:

Picture of Felipe Porge Xavier

Felipe Porge Xavier

Estudante de Engenharia Elétrica, Desenvolvedor Android, amante da inovação tecnológica, comunicativo, dedicado e extrovertido. Fanático por sistemas operacionais móveis (Android / iOS) e por gadgets. Adminstrador e Webmaster do Tudo em Tecnologia.

Comentários:

Respostas de 3

  1. Prezadíssimo Thalisson,
    Estou recém aprendendo a mexer no meu Moto G e acho que seria importante o seu excelente site publicar constantemente matérias sobre celular(smartphone) e segurança. Eu já vi que no próprio Android e em programas como o Avast existem meios de se “bloquear” o celular. Mas até que ponto eles são realmente eficientes ?
    O GPS do Google Maps por exemplo, já vi que em alguns casos é extremamente preciso, em outros nem tanto.
    Poderia publicar mais matérias e dicas a respeito ?
    Obrigado.

Deixe um comentário

Últimas Notícias
Promoções

OFERTA ESPECIAL | Galaxy M55 256 GB despenca de preço

Notícias

Motorola promete celular com acabamento robusto mais fino do mundo

Notícias

Infinix Note 40 5G estreia no Brasil com carregamento magnético

Notícias

Realme GT 6 ganha data de lançamento no Brasil