Review Motorola RAZR D1

DESEMPENHO

Possuindo 1gb de memória ram, sem dúvidas esse é o grande diferencial do Motorola RAZR D1 na sua faixa de preço. Na prática você consegue abrir mais aplicativos ao mesmo tempo sem perda considerável de desempenho. Mas como o processador é Single-Core de 1.0GHz, se estiver executando alguma instalação e for abrir outros aplicativos, o aparelho apresenta lentidão por não ser Dual-Core. A GPU é uma PowerVR SGX531 que é antiga, mas como a resolução do smartphone é baixa, consegue rodar muitos games.

Nos testes sintéticos ele foi bem para sua categoria. Confira os resultados:

O RAZR D1 tem memória interna de 4GB, sendo 2,5GB disponíveis ao usuário. Há um slot para cartão microSD, mas vale lembrar que por padrão (pode ser que se consiga roteando aparelho ou através de aplicativos) não tem como passar os aplicativos instalados na memória do telefone para o cartão.

DESIGN

Não há novidades nesse item, pois o aparelho segue o mesmo design do RAZR i e RAZR D3, porém em escala menor, já que o D1 tem tela de apenas 3.5″ contra 4.3 e 4.0″ respectivamente. Ele tem tampa traseira com texturas que dá um toque diferenciado e possui duas opções de cores, preto ou branco. No geral é bonito, mas não deixa de ser simples, principalmente o modelo preto.

DSC00119-2
Clique para ampliar

MULTIMÍDIA

Apesar de ser um smartphone de entrada o RAZR D1 tem seus diferenciais, principalmente a TV Digital de Analógica, além de uma câmera um pouco superior com 5MP e recursos BSI (Back Side Illumination), HDR (High Dynamic Range). Ele conta com 3G, wifi, GPS com A-GPS, bluetooth 4.0 e microUSB 2.0.

Há um acessório para executar a TV, como pode conferir na imagem abaixo:

 

A câmera de 5MP faz fotos razoáveis, nada de excepcional, mesmo com recursos mais avançados, porém para categoria que é onde analisamos o RAZR D1 se sobressai e ainda grava vídeos em 480p. Veja abaixo imagens capturadas pelo smartphone:

Imagens sem HDR:

Imagens com HDR:

Para quem gosta de games o smartphone consegue rodar os mais leves com facilidade. Testamos alguns jogos nele como Temple Run 2, Angry Birds e Speed Night 2, e os resultados foraum aceitáveis, embora em raras ocasiões aconteceu alguns lags. Mas jogos mais pesados não é indicado.

Dá para assistir vídeos em 480p no RAZR D1, porém como a tela tem apenas 3.5″ e resolução de 480 x 320 pixels, não é uma tarefa confortável. Ficar muito tempo navegando na internet também é uma tarefa prejudicada devido ao tamanho e resolução do display.

SISTEMA

O RAZR D1 vem equipado com sistema operacional Android 4.1 Jelly Bean e a motorola garante atualização para próxima versão do sistema. O S.O é muito bem configurado e pouco customizado pelo fabricante. O pouco que alterou a motorola acertou. Isso agrada muitos usuários que preferem o estilo do Android mais “puro”. Mesmo com hardware simples, o Jelly Bean roda muito suave com boas respostas, mas ainda há alguns lags em determinadas ocasiões. Como todos já sabem, há uma grande variedade de aplicativos e games na play store para android 4.1, ou seja, quem gosta de sair testando e instalando vários aplicativos irá gostar bastante.

Como estamos falando de um smartphone dual chip, o sistema para selecionar com qual chip o usuário quer fazer uma ligação é muito simples, é só digitar o número e escolher com qual quer fazer a ligação, veja na imagem abaixo:

É importante lembrar que a conexão 3G do smartphone só está disponível no SIM 1, sendo que no SIM 2 apenas conexão 2G.

Página anterior 1 2 3Próxima página

33 Comentários

  1. Adorei o telefone! É rápido, a bateria aguenta um dia inteiro usando wi-fi e fazendo ligações curtas e não considerei a tela ruim a ponto de atrapalhar. Ela responde bem aos toques e tem boa luminosidade mesmo sob sol! Excelente aparelho por um preço muito bom! Bem melhor que alguns similares do mercado, em especial melhor que o Samsung Galaxy Y, meu aparelho anterior.

  2. Caro Thalisson Teixeira:

    Se vc for uma pessoa inteligente suficiente para aceitar criticas construtivas visando seu próprio crescimento, aqui vai mais uma: Antes de afirmar uma coisa, tenha CERTEZA ABSOLUTA de tal, senão sua credibilidade sempre será questionada. Vc afirma que “vale lembrar que não tem como passar os aplicativos da memória do telefone para o cartão”, onde isso é plenamente possível desde o Android Froyo (2.2), sendo feito tanto nativamente como através de apps de terceiros… E quem está te afirmando isso é um Analista de Sistema com 32 anos de experiência trabalhando em tecnologia e programador com especialização em Android !!! Fica a dica…

    1. Olá Marcelo,

      Você tem o RAZR D1? Por padrão ele não oferece a opção de transferir nenhum aplicativo instalado para o cartão de memória, assim como o RAZR D3 que estou em mãos.

      Estou aqui nas configurações dele, simplesmente não dá opção de transferir para memória do cartão.

      Alguns smartphones não permitem isso, apenas com acesso Root e uso de aplicativos depois do acesso.

      Eu atualizei e coloquei por padrão, pois depois que rotearem o aparelho, certamente irá desbloquear essa opção.

    2. Caro Marcelo,

      Pelo menos desde o ICS, só é possível passar aplicativos para o cartão de memória com root.

      Pior: alguns apps (como o Rdio) não deixam gravar os dados adicionais (como as músicas offline) no cartão de memória, e comem ainda mais espaço da memória interna.

      Recentemente, a Samsung disse que o limitado espaço interno do S4 não seria problema, pois há slot para cartão de memória. A desculpa não colou precisamente por não ser possível ampliar o espaço disponível para aplicativos.

  3. Como transferir o saplicativos para o cartão? A memória do meu está quase cheia. No meu LG P698 fazia tranquilamente. Ele tem android 2.3.

    1. Me ajudem por favor!!!!!

      Tenho cel. Samsung Star g3 com varios sms e textos importantes no bloco de notas referente ao meu trabalho evangélico, via bluetooh enviei todas as msg e textos para cel Razr D3 sendo que o mesmo nao consegue visualisar os textos aparece apenas a extenção do arquivo .vmg
      Qual app devo utilizar para conseguir ler e salvar meu trabalho, posteriormente criando um icone ou uma pasta específica. Atenciosamente Arturo

  4. Eleesse, aplicativos, jogos e afins só são possíveis de serem gravados na memória interna do aparelho, o cartão de memória é dedicado apenas para músicas, vídeos , fotos e outros.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo