Notícias

Review Sony Xperia ZQ

A Sony vem investindo muito no segmento de Smartphones e vem lançando muitos aparelhos em 2013 em diversas categorias. Já testamos o Xperia E Dual (confira aqui) e agora foi a vez do modelo TOP de linha, o Xperia ZQ, que traz uma configuração poderosa e uma tela de 5″ Full HD. Confira o Review completo do Sony Xperia ZQ nas próximas linhas.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

  • PROCESSADOR: Quad-Core 1.5Ghz;
  • MEMÓRIA RAM: 2GB;
  • GPU: Adreno 320;
  • MEMÓRIA DE ARMAZENAMENTO: Interna de 16GB (expansível até 64GB);
  • TELA: 5″ com resolução Full HD com 1920 x 1080 pixels;
  • CÂMERA: 13MP traseira + 2MP frontal;
  • SISTEMA OPERACIONAL: Android 4.1 Jelly Bean;
  • PESO: 151g.

REVIEW SONY XPERIA ZQ

ACABAMENTO e DESIGN

O Sony Xperia ZQ tem um acabamento diferenciado na parte traseira. Enquanto a maioria dos smartphones usam somente plástico na construção, o ZQ tem toda parte traseira tipo emborrachada, o que ajuda na pegada para o aparelho não escorregar e também para proteger melhor contra arranhões. Na parte frontal, a tela do Xperia é resistente a riscos e quebras, porém isso não quer dizer inquebrável ou que nunca vai riscar. Em geral ele é muito sólido e passa muita segurança, não parece ser um smartphone que irá quebrar facilmente.

O Smartphone tem linhas simples e devido ser todo em preto, ele é bem discreto. Ele é um pouco quadrado, mas nas bordas ele fica arredondado Apesar do seu tamanho ter 13,1cm de comprimento, em nenhum momento isso foi um incomodo. A textura na parte traseira deixou o aparelho diferenciado. No geral é bem elegante. Quem gosta de um aparelho que marque mais, a escolha ideal será o modelo branco, que estará disponível em breve. O botão liga/desliga tem tamanho exagerado e ficou em uma posição que não caiu bem esteticamente e nem ergonomicamente. Outro aspecto que não casou bem com o design foi a tampinha traseira onde fica o slot microSD e microSIM, porém pelo menos nesse caso ficou muito prático.

DSC00256-2

BATERIA

Equipado com uma bateria de 2370mAh o aparelho não decepciona, mas também não impressiona. Está dentro da média dos smartphones top de linha, perdendo para alguns e ganhando de outros. Com o uso intenso a autonomia não irá passar de um dia (24 horas), mas passará um dia de trabalho. Infelizmente não pudemos testar o aparelho utilizando rede 4G para ver o quanto isso vai impactar na autonomia. Vale destacar que o usuário não consegue remover a bateria, o que está se tornando uma tendência.

Testamos usando o aparelho com o game Real Racing 3 por 20 minutos. A bateria do aparelho passou de 27% para 9%, ou seja, consumiu 18% em 20 minutos. Já em uso como telefone, o aparelho passa bastante tempo, podendo alcançar até uns 3 dias com uma única carga, porém utilizando ele principalmente como telefone, o que indica uso com ligações e raramente uso de games ou internet.

CÂMERA

A Câmera traseira do Smartphone tem 13.1 megapixels com autofoco, HDR, estabilização de vídeo e grava vídeos em até 1080p, ou seja, Full HD. Nós testamos a mesma com algumas fotos e você confere abaixo:

O nível de ruído é aceitável e só fica mais notável quando é utilizado zoom na imagem. Notamos uma boa fidelidade nas cores capturadas. Em ambientes com baixa luminosidade não há segredo, o nível de ruídos aumenta muito, ficando bem visível. Vale destacar o bom macro que a câmera possui, como pode ser notado na última imagem da galeria.

A câmera permite gravar com flash ligado e também em modo HDR, além de vários modos de cena, como: paisagem, praia, neve, festa, esportes e captura suave. Ela também possui estabilização e testamos esse recurso, confira o vídeo abaixo com o recurso desligado e ligado para ver a diferença:

Há também uma câmera frontal de 2MP e o interessante é que ela é capaz de filmar em até 1080p. O grande inconveniente dela é sua posição diferente, já que ela fica na parte inferior do aparelho e não na parte superior, o que leva um tempo para se adaptar na hora de fazer vídeo chamadas.

CONEXÕES

O smartphone é bem completo em termos de conexões e ele vem equipado com: wifi padrão a/b/g/n, GPS com A-GPS e GLONASS, NFC, Infravermelho, Bluetooth 4.0, 3G, 4G LTE, microUSB 2.0 compatível com MHL. Infelizmente não pudemos testar a rede 4G pela indisponibilidade no local. O GPS em ambiente fechado foi o que mais se aproximou da nossa localização exata, embora não fosse 100% preciso. O bluetooth é eficiente e bem rápido para enviar arquivos para seu notebook, por exemplo. O sinal do wifi é bom e bem estável. Através da conexão microUSB compatível com MHL você consegue utilizar o aparelho na sua TV pela conexão HDMI tranquilamente, porém é necessário comprar um adaptador de MHL para HDMI que pode ser encontrado na média por R$50,00.

1 2 3Próxima página

Thalisson Teixeira

Ex-estudante de Educação Física. Deixei de seguir carreira de professor de Educação Física para entrar de vez no mundo dos Gadgets com o Tudo em Tecnologia. Agora estudante de Jornalismo no terceiro período, seja bem-vindo ao Tt!

35 Comentários

  1. Faltou dizer a que temperatura ambiente ele atingiu 47 graus. Qual a diferença entre a Temperatura ambiente e a do Smartphone. Imagina na minha cidade, 40 graus à sobra em certas épocas do ano, duvido ele não chegar a 50º C

  2. Thiago, O hardware dos dois é bem parecido, porém o Xperia ZQ consegue mais desempenho e tem conjunto melhor. O Nexus oferece melhor custo-benefício, já que pode ser encontrado bem mais barato, ver aqui: http://www.tudoemtecnologia.com/2013/05/nexus-4-a-partir-de-r133824.html

    Você irá utilizar rede 4G? 16GB interno é suficiente? Caso sua resposta seja Sim e Não, pega o ZQ…. Já se for Não e Sim, o Nexus tem melhor custo-benefício, embora que o Sony esteja num nível superior pelo seu conjunto.

    Qualquer dúvida é só falar. Mas qualquer que seja sua escolha, sem dúvidas você estará com um smartphone de grande desempenho e ótima qualidade.

  3. Muito bom review! Eu só gostaria de saber uma coisa… O que você acho da tela? Não achou ela um pouco esbranquiçada ou com cores lavadas?

  4. Gustavo Soares, Eu gostei sim da tela. As cores olhando de frente são boas. Inclusive coloquei lado a lado aqui com brilho no máximo junto do Optimus 4x e a tela do Sony foi um pouco mais "vibrante" nas cores. Agora o grande contra é o angulo de visão muito baixo, que dependendo disso, as cores ficam ruins. Ela não tem cores vibrantes como uma tela AMOLED, mas também não é opaca. A questão todinha é o ângulo de visão. Se for olhar reviews e ele estiver um pouco de lado, realmente as cores não irão ficar boas.

  5. comprei o meu em 2 dias e a bateria "voa", por exemplo, assisti a um vídeo do porta dos fundos na internet e após o longo vídeo de 2:26 a bateria caiu simplesmente 4%. Qual o padrão correto da primeira recarga para ele ter os padrões elevados que todos dizem que possui?

  6. Estou com problemas no volume desse smartphone. Voce disse na ssua reasenha que o volume é bom. Estava se referindo amusicas certo? Quando se trata de chamadas, ligações, sons de sistema em geral (sms, whatsapp) o volume é baixo mesmo no máximo. Queria saber se é comigo o problema ou se é geral do aparelho. E se tem algo a se fazer!

  7. meu sony zq esta com som muito baixo.o viva voz é horrivel de tao baixo e toque de chamadas e som de conversa sao horriveis.alguem pode ajudar.

  8. Se fosse escolher como pontos decisivos 1º câmera e 2º bateria quem ganharia? ZQ ou Moto X (considerando que eles tem preços similares). Pesquisei bastante a linha Lumia seria a melhor opção de câmera mas não quero largar o Android. O que me aconselham?

  9. Uso um aparelho deste a uns 6 meses e é ótimo.

    Sobre os fones de ouvido, sou muito enjoado com som, foi o melhor fone de ouvido original de celular que conheci, tem ótima resposta de som, graves e agudos limpos, encaixa bem, não machuca nem fica caindo sozinho.

    Tive um XPERIA P e o único problema com os fones originais dele era de ficar caindo. Também tive alguns celulares NOKIA, como o NOKIA XpressMusic 5220 que só perdeu o posto em qualidade de som para esse Xperia ZQ. (http://www.gizmos.es/wp-content/uploads/2008/04/nokia-5220-xpressmusic.jpg)

    (Shayra Matos) – Sobre a bateria do ZQ, para um uso normal com wifi ou 4G, utilizando regularmente, a bateria dele está durando 18 horas para chegar a 20%. Mas desde já deixo um aviso, na atual versão do Google Play Service para o kit kat 4.4.2, existe um bug que está fazendo o APP consumir exageradamente a bateria, chegando a ser o APP que consome 90%, mesmo com o celular em STAND BY.

    1. OBS…. Sobre o app ‘Google Play Service’, para resolver basta você desinstalar as atualizações e atualizar ele novamente pelo ‘Google Play’ que o problema resolve!!

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo