Pegando os brasileiros de surpresa, o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes decretou bloqueio do Telegram no País. Em anúncio feito na tarde desta sexta-feira (18), o juiz afirmou que a plataforma ignorou vários comandos judiciais mostrando “total desprezo à justiça brasileira”.
Indo ainda mais além, foi determinado que as empresas de internet bloqueiem o funcionando dos serviços do Telegram em todo território nacional. Caso a ação não seja cumprida, as empresas vão ser multadas em até R$ 100 mil ao dia. No entanto, ainda não existe um prazo limite para isso ocorrer.
Veja também:
- Série Galaxy Note 20 começa a receber a nova interface One UI 4.1
- Huawei Nova 9 SE traz câmera de 108MP para rivalizar com Galaxy A73
- Doogee S98 terá vendas iniciadas em 28 de Março com desconto especial
- Galaxy A33 5G lançado com tela AMOLED de 90 Hz e bateria de 5000 mAh
Entenda o caso
De acordo com o que foi revelado, a Polícia Federal tentou por diversas vezes entrar em contato com a rede social de mensagens para solicitar dados cadastrais, identificação de usuários e bloqueios. Contudo, a plataforma se manteve em total silêncio e não respondeu as contatações, o que levou a PF a recorrer para a justiça brasileira.
Curiosamente, o Telegram ainda não se pronunciou sobre a decisão da justiça e não sabemos se isso ocorrerá. No momento, os serviços da plataforma seguem operando normalmente. Porém, vale notar que o aplicativo deverá ser excluído das lojas App Store (iOS) e Google Play Store (Android) dentro das próximas horas.