Se você é um usuário antigo do sistema operacional Windows, certamente já se deparou com a famosa “tela azul da morte”. Ao aparecer do nada, a tela azul simplesmente pegava o usuário de surpresa ao interromper suas atividades no PC e os dados eram praticamente todos perdidos. E agora, relatos apontam que uma nova atualização do Windows 11 trouxe de volta esse problema.
Segundo informações encontradas no Reddit, a última atualização do Windows 11 com a versão KB5013943 tem causado telas azuis da morte de forma contínua. Disponível desde o último dia 10, o update tinha até então como finalidade melhorar a segurança do sistema. Entretanto, a famosa tela azul da morte começou a surgir por cerca de um segundo, tornando impossível a leitura do erro.
Veja também:
- Infinix Note 12 Vip estreia com carregamento de 120W, tela AMOLED de 120Hz e mais
- Notebook Asus com Intel Core i3 e SSD tá barato por R$ 2217
- Galaxy Z Fold 4 pode trazer melhor câmera zoom de 3X já vista em um smartphone
- Análise: Motorola Edge 30 Pro vale a pena?
De acordo com o que foi revelado, parece que o novo bug está relacionado a um conflito entre a nova versão de sistema e os drivers de alguns antivírus. Felizmente, um dos antivírus (Sophos) publicou uma nova compartilhando uma solução temporária para que evite o problema. Confira:
- Vá para configurações do Windows 11 e, em seguida, para a seção Atualização do Windows
- Na seção Pausa de atualizações, abra o menu suspenso e selecione Pausa por 1 semana
- Em seguida, abra o Painel de Controle
- Procure por Programas e recursos”
- Acesse “Exibir atualizações instaladas”
- Na nova janela, busque por KB5013943
- Clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione Desinstalar.
Segundo fontes do setor, a Mivrosoft lançará em breve uma solução para esse problema, mais especificamente no dia 24 de Maio.