Análise: iPhone XR vale a pena em 2021?

blank

A Apple impressionou bastante os seus fãs quando apresentou ao mundo o iPhone XR. O aparelho foi apresentado ao mundo em meados de 2018, trazendo destaques em desempenho, câmeras e design atraente. Mas será que ainda vale a pena investir nele em pleno 2021? Descubra abaixo!

Performance

O iPhone XR traz um processador Apple A12 Bionic, com núcleos 2x 2.5 GHz Vortex + 4×1.6 GHz Tempest. Apesar de ficar abaixo de outros topos de linha atuais, ainda é um chipset de altíssima qualidade, prometendo abrir apps rapidamente. Além disso, será capaz de rodar apps do dia a dia como redes sociais e edição de fotos com rapidez e muita fluidez.

Para quem gosta de jogos eletrônicos, vale notar que a Apple GPU ainda consegue entregar uma experiência incrível, sendo ainda capaz de rodar os títulos com a maior qualidade gráfica disponível. Portanto, podemos afirmar que o iPhone XR continua agradando até mesmo usuários mais exigentes em termos de performance.

blank

Carregamento & Bateria

Bateria de alta capacidade e carregamento rápido não são ítens de destaques nos iPhones. Ao que parece, a Apple não quis seguir a tendência do mercado atual, uma vez que seus aparelhos não carregam rapidamente como seus concorrentes. No caso do iPhone XR, o carregador incluso na embalagem promete carregá-lo completamente em torno de 3 horas. Ou seja, o triplo do tempo de outros smartphones.

Agora falando sobre duração de bateria, nossos testes práticos mostraram que o XR consegue agradar muito. Apesar de não ter uma super capacidade – 2.900mAh – ainda consegue ser o suficiente para você passar um dia longe das tomadas. Além disso, ele conseguiu fazer em torno de 6 horas de tela, tempo suficiente para a grande maioria dos usuários que usam seus aparelhos de forma moderada.

blank

Tela & Câmeras

O iPhone XR possui uma tela IPS DE 6.1″ com resolução 828 x 1792 pixel. Apesar de oferecer uma resolução vem abaixo da média, ela ainda consegue entregar certa qualidade, como também um bom ângulo de visão. Mas como é de se esperar, perde para concorrentes intermediários como o Galaxy A71 e Galaxy M51, que possuem displays Super AMOLED. Portanto, tela não é um ponto forte desse aparelho.

Para quem não se lembra, o IPhone XR tem apenas uma câmera traseira com sensor de 12MP e outro sensor para selfies de 7MP. Apesar da idade, elas ainda continuam agradando em termos de qualidade, principalmente em ambientes bem iluminados. Além disso, ele também consegue capturar vídeos em 4K e oferece estabilização óptica de imagens.

Como ponto negativo, as câmeras frontal e traseira do iPhone XR não suportam modo noturno. Dessa forma, as fotos tiradas em baixa luz ficam com bastante ruído e com menos qualidade do que aparelhos mais atuais. E infelizmente, a falta de um modo retrato para objetos também deixa bastante a desejar.

blank

Sistema

Sistema é um dos grandes destaques do iPhone XR. Apesar de ter quase 3 anos de mercado, ele está atualizado para a última versão do sistema da Apple, o IOS 14. O sistema é muito rápido e fluido, entregando boa performance para o uso diário. Além disso, a boa notícia é que ele receberá atualizações até 2023.

Veja também:

Sobre usabilidade, aqueles que utilizam o Instagram de forma profissional ficarão muito satisfeitos com os resultados entregues. O motivo é claro: as fotos tiradas com aparelhos Android perdem bastante qualidade quando postadas. Já no iPhone XR, as fotos serão compartilhadas com a máxima qualidade disponível.

blank

Construção & Áudio

Atualmente, muitas fabricantes de smartphones estão aderindo novamente ao plástico para acabamento em seus aparelhos. Apesar de gerar certa economia, isso acaba irritando alguns usuários, que ainda preferem vidro e metal como opção. Felizmente, o iPhone XR agrada por sua bela construção em vidro e lateral alumínio.

Seu acabamento também agrada por incluir proteção IP67. fazendo que o o aparelho sobreviva até 1 metro submerso em água em até 30 minutos. Já em áudio, o dispositivo consegue ser melhor que muitos aparelhos intermediários atuais, entregando excelente qualidade. Mas note que os novos lotes de aparelho já estão vindo sem fone de ouvido na caixa, medida adotada pela fabricante em modelos mais recentes.

blank

Preço

No momento em que fizemos essa análise, o iPhone XR não foi achado por menos de R$ 3.400. Esse preço não agrada, uma vez que outros smartphones muito mais completos como o Galaxy S20 Plus estão custando até R$ 3.200.

Vale a pena comprar em 2021?

Como visto, o iPhone XR é um smartphone que continua agradando em vários aspectos. Possui um bom desempenho, sistema operacional fluido e câmeras com boa qualidade durante o dia, além de prometer atualizações por longo período. Sim, se você não gosta de Android e procura um smartphone equilibrado, podemos dizer que vale a pena comprar um iPhone XR em 2021. Porém, caso você queira mais qualidade, poderá partir para o iPhone 11, que custa um pouco mais e entrega melhores câmeras e desempenho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.