Anatel e Receita Federal apreendem 9.8 mil eletrônicos não homologados

A Anatel está lutando para reduzir o número de smartphones sem certificação no Brasil. Com isso, a agência brasileira tem realizado operações em todo o território nacional para regularizar produtos não homologados. E agora, fiscais do setor juntamente com a Receita Federal apreenderam mais de 9.8 mil produtos em centros de distribuição do Mercado Livre.

De acordo com o que foi revelado, as denúncias foram feitas ao CNCP (Conselho Nacional de Combate à Pirataria). Com tolerância zero, vendedores e fabricantes da área de telecomunicações recorreram ao orgão informando sobre a venda de produtos irregulares no Mercado Livre. Como resultado, a Anatel chegou a conclusão de que a plataforma possui um volume alto de produtos não certificados.

Com a popularização de marcas chinesas como a Xiaomi, o Mercado Livre possui atualmente milhares de produtos à venda sem homologação da Anatel.

Veja também:

No total, os produtos possuem um valor estimado de 1,2 milhão. Segundo informações, a fiscalização ocorreu em centros de distribuição lozalizados em Cajamar, Barueri, Garulhos, Louveira e os três centros da grande SP. Além disso, a fonte diz que cerca de 25 agentes da Anatel em conjunto com equipes da Receita Federal efeturaram a ação.

Em nota, o superintendente de Fiscalização da Anatel, Wilson Diniz Wellisch, declarou que não houve oposição por parte do Mercado Livre. Segundo ele, a empresa demonstrou uma postura proativa no sentido de auxiliar os agentes de fiscalização na verificação dos produtos”.

Curiosamente, o Mercado Livre não foi a única loja a ser notificada sobre vendas irregulares de produtos. Por exemplo, nomes como Amazon, B2W (Submarino, Americanas e Shoptime), Carrefour, Magazine Luiza também foram alertadas sobre o assunto.

Via
Tecnoblog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo