Pesquisar
Close this search box.

Anatel e Receita Federal apreendem 9.8 mil eletrônicos não homologados

A Anatel está lutando para reduzir o número de smartphones sem certificação no Brasil. Com isso, a agência brasileira tem realizado operações em todo o território nacional para regularizar produtos não homologados. E agora, fiscais do setor juntamente com a Receita Federal apreenderam mais de 9.8 mil produtos em centros de distribuição do Mercado Livre.

De acordo com o que foi revelado, as denúncias foram feitas ao CNCP (Conselho Nacional de Combate à Pirataria). Com tolerância zero, vendedores e fabricantes da área de telecomunicações recorreram ao orgão informando sobre a venda de produtos irregulares no Mercado Livre. Como resultado, a Anatel chegou a conclusão de que a plataforma possui um volume alto de produtos não certificados.

Com a popularização de marcas chinesas como a Xiaomi, o Mercado Livre possui atualmente milhares de produtos à venda sem homologação da Anatel.

Veja também:

No total, os produtos possuem um valor estimado de 1,2 milhão. Segundo informações, a fiscalização ocorreu em centros de distribuição lozalizados em Cajamar, Barueri, Garulhos, Louveira e os três centros da grande SP. Além disso, a fonte diz que cerca de 25 agentes da Anatel em conjunto com equipes da Receita Federal efeturaram a ação.

Em nota, o superintendente de Fiscalização da Anatel, Wilson Diniz Wellisch, declarou que não houve oposição por parte do Mercado Livre. Segundo ele, a empresa demonstrou uma postura proativa no sentido de auxiliar os agentes de fiscalização na verificação dos produtos”.

Curiosamente, o Mercado Livre não foi a única loja a ser notificada sobre vendas irregulares de produtos. Por exemplo, nomes como Amazon, B2W (Submarino, Americanas e Shoptime), Carrefour, Magazine Luiza também foram alertadas sobre o assunto.

Publicado por:

Picture of Felipe Lupetti

Felipe Lupetti

Sou um entusiasta da tecnologia, especialmente em smartphones.

Comentários:

Deixe um comentário

Destaques

Novo celular da Realme vaza com tela AMOLED e bateria de 6000mAh

Samsung pode matar Galaxy S26 Plus em favor do Galaxy S26 Edge

Galaxy S25 FE terá tela com maior qualidade e carregamento mais rápido

Últimas Notícias
Notícias

Novo celular da Realme vaza com tela AMOLED e bateria de 6000mAh

Notícias

OFERTA | Motorola Edge 50 Fusion com preço inédito no Magalu

Notícias

Samsung pode matar Galaxy S26 Plus em favor do Galaxy S26 Edge

Notícias

Galaxy S25 FE terá tela com maior qualidade e carregamento mais rápido