Comparativos

Galaxy A52 vs Galaxy A72: Qual intermediário compensa mais ?

A Samsung continua investindo bastante em smartphones intermediários e dois deles fazem bastante sucesso aqui no Brasil. Estamos falando dos incríveis Galaxy A52 e A72, dois aparelhos que estão com preços bem próximos atualmente. Mas afinal, qual dos dois será a melhor escolha pelo preço? Descubra abaixo através do nosso comparativo!

Construção & Tela

A Samsung não quis diferenciar o Galaxy A52 quanto o A72 em termos de construção e design. Na prática, os dois trazem construção totalmente em plástico fosco e design idêntico, exceto pelo tamanho do A72 que é um pouco avantajado. Além disso, ambos os modelos trazem proteção contra água através da certificação IP67.

Uma diferença notável entre os dois modelos está no departamento da tela. Acontece que o Galaxy A52 possui um display de 6.5 polegadas, enquanto o A72 avança para 6.7 polegadas. Entretanto, os dois modelos não diferem em termos de tecnologia. Ou seja, os dois trazem telas Super AMOLED com resolução Full HD+ e suporte para taxa de atualização de 90 Hz.

Diante disso, a escolha final vai depende das preferências de cada usuário. Se você prefere um smartphone mais compacto e mais ergonômico, o Galaxy A52 vai te atender bem. Por outro lado, se você não abre mão de uma tela grande para assistir vídeos e jogos, o A72 será a melhor escolha.

Bateria

Bateria é um item bem importante na hora de escolher um novo smartphone, pois é ela que fornecerá energia para que tudo funcione ao longo do dia. Nesse sentido, o Galaxy A52 possui uma bateria com capacidade de 4.500 mAh, enquanto o outro modelo traz uma capacidade superior de 5.000 mAh.

Na prática, percebemos a bateria maior do Galaxy A72 fez a diferente em termos de autonomia. De acordo com os nossos testes, ele conseguiu cerca de 15% a mais de tempo em comparação com o segundo modelo. Além disso, ambos suportam carregamento rápido de 25W, mas apenas o Galaxy A72 traz essa tecnologia na caixa. Ou seja, se você optar pelo A52, terá que se contentar com o carregador de 15W ou então comprá-lo separadamente.

Sistema & Conectividade

Sobre sistema operacional e recursos, não encontramos diferenças entre o Galaxy A52 e o A72. No caso, a Samsung utilizou exatamente a mesma versão do Android e interface, fazendo que ambos compartilhem dos mesmos recursos. Como resultado, o usuário terá acesso a itens como Pasta Segura, Samsung Pass, possibilidade de duplicar apps e muito mais.

Veja também:

Outro ponto que não achamos diferença entre esses dois aparelhos foi em conectividade e áudio. Tanto o Galaxy A52 quanto o Galaxy A72 suportam recursos como NFC, entrada padrão para fones de 3,5 mm, slot híbrido (dois chips de operadora ou 1 chip + cartão microSD) e som estéreo. Ou seja, temos novamente um empate entre os modelos.

Desempenho

Outra grande similaridade entre os modelos Galaxy A52 e A72 está no quesito desempenho. Nas gerações anteriores, a diferença entre os modelos eram bem visíveis nesse sentido. Contudo, nesta geração a Samsung decidiu usar exatamente as mesmas configurações internas, incluindo um chipset Snapdragon 720G da Qualcomm.

Além do chipset, outros ítens como memória RAM e GPU também são idênticos aqui. Nesse sentido, os dois dispositivos incluem 6GB de RAM e uma GPU Adreno 618. Assim como no papel, não sentimos diferença ao realizar atividades nos dois modelos. Ambos agradam e entregam boa performance no dia a dia. E você ainda poderá armazenar muitos apps e fotos com os 128GB disponíveis em qualquer um desses smartphones.

Câmeras

Existem semelhanças e diferenças no departamento das câmeras. Mas falando primeiro sobre as semelhanças, tanto o Galaxy A52 quanto o A72 abrigam câmeras de 32MP na parte frontal e câmeras principais de 64MP. Na prática, os dois dispositivos capturam fotos e selfies de boa qualidade e prometem agradar. Além disso, suportam gravação de vídeos em Full HD a 60 FPS ou 4K.

Em relação ás diferenças, apenas o Galaxy A72 traz um sensor telefoto de 8MP com zoom óptico de 3X. Como resultado, você terá muito mais versatilidade com essa câmera, que preserva detalhes mesmo ao capturar fotos mais distantes. Por outro lado, o Galaxy A52 conta com um sensor dedicado para fotos de profundidade, que desfoca com precisão o fundo das imagens. Confira abaixo alguns exemplos práticos:

Qual a melhor escolha?

Como falamos no início, não existe uma diferença significativa em termos de preço em relação ao Galaxy A52 e o A72. Nesse momento, é possível achá-los entre R$ 1800 e R$ 1900, preços bem mais baixos que no lançamento. Mas respondendo a pergunta acima, se você busca por um smartphone com ergonomia melhor e que fique mais confortável no bolso, o A52 será uma escolha inteligente. Por outro lado, se você busca por aparelhos maiores e gosta de tirar fotos da lua (com zoom), o Galaxy A72 será a melhor compra.

Felipe Lupetti

Sou um entusiasta da tecnologia, especialmente em smartphones.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo