Comparativos

Galaxy A73 5G vs Galaxy S20 FE: Qual a melhor compra?

Sucesso de vendas desde 2020, o Galaxy S20 FE da Samsung ainda é muito procurado pelos fãs da marca. No entanto, a fabricante Sul-Coreana anunciou recentemente um novo aparelho bem interessante, o Galaxy A73 5G. Qual deles será o melhor para você? Descubra abaixo em nosso comparativo especial!

Performanece & Bateria

Começando pelo desempenho, o Galaxy A73 traz um processador Snapdragon 778G aliado a 8GB de memória RAM. Embora seja um chip intermediário, ele é mais moderno e atual que o Snapdragon 865 com 6GB de RAM presente no S20 FE. No entanto, o chip topo de linha mais antigo tem uma GPU mais poderosa.

Falando na prática, ambos são rápidos e abrem os apps de forma bem ágil e sem lentidões. Tanto o A73 5G quanto o S20 FE são capazes de executar jogos com boa fluidez. No entanto, a GPU do Snapdragon 865 entregará maior performance gráfica para quem curte jogos no smartphone.

Para bateria, o Galaxy A73 5G abriga uma capacidade de 5.000 mAh contra 4.500 mAh do S20 FE. Em nossos testes, o A73 CHEGOU ao final do dia com pouco mais de 50% de energia. Como resultado, ele é capaz de passar mais tempo longe das tomadas que seu “concorrente”, apesar da tela maior.

Além da bateria maior, o chip Snapdragon 778G é mais eficiente em gasto de energia que o Snapdragon 865, acarretando numa autonomia melhor da bateria. Como extra, os dois suportam carregamento rápido de 25W, mas apenas o S20 FE suporta carregamento sem fio de até 15W.

Câmeras & Sistema

Para as câmeras, o Galaxy S20 FE traz um sensor traseiro principal de 12MP (f/ 1.8), enquanto o S74 5G impressiona com o novo sensor de 108MP (HH6 + f/ 1.8) da Samsung. Ambos suportam estabilização óptica de imagem (OIS). Além disso, ois dois incluem câmeras ultrawide de 12MP, mas apenas o S20 FE possui uma lente dedicada para zoom.

Na prática, o Galaxy S20 FE se saiu melhor em alguns cenários, mas o Galaxy A73 também não decepcionou. Assim, os dois smartphones são ótimos em câmeras e vão satisfazer a maioria dos usuários. No entanto, notamos que o modo noturno do Galaxy S20 FE está melhor otimizado e entrega resultados melhores. Já em selfies, temos duas câmeras de 32MP, mas o A73 5G apresentou melhores resultados com fotos mais nítidas e com maior nível de detalhes.

Em sistema, os dois smartphones trazem a interface One UI da Samsung baseada no Android 12. Porém, o Galaxy A73 5G já vem de fábrica com a versão 4.1 do sistema contra a 4.0 do S20 FE (provavelmente receberá uma atualização nos próximos dias).

Sobre recursos, ambos trazem recursos interessantes como “Pasta segura”, possibilidade de duplicar apps, Bixby Routines, entre outros (o S20FE suporta o modo DeX, que transforma o smartphone em PC). Contudo, o A73 5G provavelmente terá suporte para mais atualizações futuras uma vez que acabou de ser lançado no mercado.

Tela & Construção

Em termos de tela, o Galaxy A73 5G abriga um display Super AMOLED de 6.7″, enquanto o S20 FE traz uma tela mais compacta de 6.5 polegadas. Ambos suportam resolução FHD+, taxa de atualização de até 120 Hz e HDR10. No entanto, o display do A73 5G traz um brilho superior quando exposto sob forte luz como a do Sol.

Para construção, o Galaxy S20 FE tem uma construção lateral em metal e traseira em plástico. Por outro lado, o A73 5G traz uma construção toda em plástico, mas que passa uma impressão de boa qualidade. Em qualquer caso, a Samsung adicionou proteção contra água, mas o S20 FE com IP68 que o protege em casos de submersão em água por até 1 metro e meio de profundidade por 30 minutos.

Qual comprar?

Ao analisar os fatores acima, percebemos que os dois smartphones trazem ótima ficha ténica e bons recursos. Se você estiver pensando em comprar algum deles, pense primeiramente nas suas prioridades. Se você prioriza bateria, câmera com melhores detalhes e uma tela maior, o Galaxy A73 5G será uma ótima escolha. Por outro lado, se quer mais desempenho em jogos, melhor construção e recursos mais avançados como o Samsung DeX, o Galaxy S20 FE será um excdelente investimento.

Felipe Lupetti

Sou um entusiasta da tecnologia, especialmente em smartphones.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo