Opinião

Opinião: Galaxy Note 20 Ultra vale a pena em 2022?

O Galaxy Note 20 Ultra chegou ao mercado em meados de 2020 e ficou marcado como o último modelo da série Note da Samsung. O modelo trai olhares com seu design futurista e traz recursos internos bem interessantes. Mas será que ainda vale a pena investir nele? Descubra abaixo em nossa análise completa!

Pontos Positivos

Design & Tela

Começando pelo seu design, o Galaxy Note 20 Ultra ainda agrada por incluir um belíssimo acabamento de tela curvada nas laterais e cores chamativas. Nossa equipe teve o prazer de testar a cor Bronze e aprovou o excelente trabalho de acabamento feito pela Samsung. Além disso, o aparelho traz construção premium em vidro na parte traseira e certificação IP68 que o torna resistente contra água e poeira.

Veja também:

A tela é outro atrativo do Galaxy Note 20 Ultra, que traz nada menos que 6.9 polegadas com resolução QHD+, bordas curvas e suporte para taxa de atualização de 120 Hz. Na prática, o display fornece uma experiência incrível ao assistir vídeos, rodar jogos ou mesmo navegar pelas redes sociais. E a caneta de toque integrada não só serve para anotações rápidas como também para controle remoto e para tirar selfies.

Câmeras & Desempenho & Sistema

O Galaxy Note 20 Ultra traz uma configuração de câmera impressionante, que ainda deve agradar a maioria dos usuários em 2022. Ao utilizar a câmera frontal de 10MP, nossa equipe conseguiu fotos de excelente qualidade. Em tempo, esse sensor também grava vídeos em 4K a 60 FPS, algo raro em outros smartphones do mercado. Além disso, o conjunto traseiro de câmeras (108MP + 12MP + 12MP) ainda é capaz de satisfazer até mesmo usuários mais exigentes.

Passando para desemepenho, o aparelho traz em sua ficha técnica um chipset Exynos 990 combinado com 12GB de memória RAM e 256GB de espaço interno. Na prática, entrega ótima performance no uso diário em redes sociais e alternar apps. Mas não espere o mesmo em termos de jogos. (Falaremos disso mais abaixo).

Sistema é outro atrativo desse modelo, que está atualmente equipado com o Android 11 sob a interface One UI 3.1. Repleta de recursos, essa interface traz vantagens como “Pasta Segura”, Samsung Pass” e o modo DeX, que transforma o smartphone em desktop. Além disso, o modelo vai receber em breve no Brasil a novs One UI 4 com Android 12, prometendo ainda mais melhorias e novidades.

Pontos negativos

Bateria & Teste de jogos

Bateria é algo indispensável na hora de escolher um novo smartphone. Infelizmente, a capacidade de 4.500 mAh presente no Galaxy Note 20 Ultra deixou bastante a desejar em nossos testes. Recursos como taxa de atualização alta de tela e processador gastão de energia fizeram com que a bateria acabasse antes do final do dia. Como resultado, quem utiliza o smartphone com frequência, terá que manter o carregador sempre por perto.

Em relação aos testes de jogos, notamos que o processador Exynos 990 esquentou acima do normal, provocando lentidões e pequenos lags durante as partidas. Além disso, o uso intenso em outras tarefas como câmeras e gravações de vídeo causarão um aquecimento intenso, algo que pode acarretar em problemas com a bateria no futuro.

Por último, o preço é outro ponto em que o Note 20 Ultra desaponta. Com sua fabricação interrompida, as poucas unidades disponíveis no mercado raramente aparecem em oferta, o que faz com que o preço final sempre fica acima de R$ 5 mil. Como resultado, o alto custo pode pesar na hora da escolha.

Vale a pena em 2022 ?

Apesar de ter mais de dois anos de mercado, o Galaxy Note 20 Ultra ainda impressiona com diversos pontos positivos. Como visto acima, o modelo vai bem em construção, tela, câmeras, desempenho diário e sistema. E sim, vale muito a pena comprá-lo, desde que suas prioridades estejam de acordo com os pontos positivos citados na matéria.

Felipe Lupetti

Sou um entusiasta da tecnologia, especialmente em smartphones.

2 Comentários

  1. O note 20 ultra tenho esse aparelho.
    Vamos lá.
    A tela da câmera trincou do nada levei até a assistência e não houve reparo dentro da garantia tive que pagar 479.00 pelo conserto e até agora a Samsung não deu resposta sobre as reclamações que fiz junto ao saco.
    Outra coisa que desaponta a tela da black-out ficando a tela sem visualização é o telefone continua ligado depois volta a funcionar do nada.
    A Samsung no seu pós venda e nota 01.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo