Review Google Nexus 10

Review Overview

Peso - 90%
Acabamento e Design - 85%
Tela - 95%
Desempenho - 95%
Câmeras - 80%
Conectividade e Sensores - 85%
Bateria - 85%
Som - 90%

88%

Geral

User Rating: Be the first one !

O Nexus 10 ainda não está disponível no Brasil, mas o Tudo em Tecnologia já testou e descreve aqui uma análise completa desse poderoso Tablet que promete iniciar uma revolução no Android, seria o Check-Mate da gigante de Mountain View contra a gigante de Cupertino (Apple).

Fruto do trabalho conjunto das gigantes Samsung e Google, o Nexus 10 é mais um dispositivo Android de alto desempenho e baixo custo (pelo menos fora do Brasil).

1- Peso

Com toda certeza a primeira coisa que você pensa ao pegar um Nexus 10 é: “Nossa, que Tablet leve!” Com 603 gramas o Nexus 10 consegue ser mais leve que seu principal concorrente, o iPad 4 que pesa 653 gramas, diferença pouco considerável se vista com base nos números, porém, na hora de passar bastante tempo usando-o ele deve causar um menor desconforto. O seu peso é justificado pelos materiais utilizados na composição do corpo do Tablet, que é feito em plástico e uma espécie de emborrachado.

DSC02761

2- Acabamento e Design

Como dito anteriormente, o corpo do Nexus 10 é feito em plástico porém é bastante sólido, com a traseira quase que totalmente revestida por um material emborrachado, com dimensões 263.9 x 177.6 x 8.9 mm. A frente do dispositivo trás uma das características mais marcantes no design dos Nexus, uma frente limpa, sem botões com a grande tela cercada por uma borda preta. Na parte abaixo da tela existe um LED de notificações, e acima existe um sensor de luminosidade e a câmera frontal, que se localiza um pouco mais para a direita que o centro da tela.

DSC02766

Nas laterais do display existem dois enormes alto-falantes, tão grandes que preenchem quase as bordas laterais inteiras da tela do dispositivo. A tela do Nexus 10 está totalmente revestida pelo Corning® Gorilla® Glass 2, deixando-o resistente a riscos e pancadas (lembrando que resistente ainda não quer dizer indestrutível…).

DSC02762

Na parte de baixo do aparelho encontra-se um conector magnético Pogo, que provavelmente servirar de conexão com os futuros docks. Dentro de um dos polos magnéticos do conector Pogo está um dos microfones do Nexus.

DSC02768

Do lado direito se encontra uma saída micro-HDMI para conectar-lo a uma televisão ou outro aparelho compatível. Na lateral esquerda encontra-se o conector micro-USB e um conector para fones de 3,5mm, padrão do mercado.

DSC02769

No topo do aparelho encontram-se os botões Power, Volume+ e Volume-. Na parte de trás encontram-se uma câmera traseira (que será descrita mais a frente neste artigo) e um microfone bem abaixo da câmera para auxiliar a captação de áudio durante a gravação de vídeos. Ao redor da câmera existe uma “tampa” que esconde o encaixe da capa oficial para o Nexus 10.

DSC02770

3- Tela

A tela do Nexus 10 é algo fora do normal, com seus 300ppi (pixels por polegada) é atualmente o Tablet com a maior densidade de pixels por polegada do mercado, uma pena que o Android ainda não tem aplicativos optimizados para essas resoluções… mas isso é algo que deve mudar muito em breve já que a tendência de 2013 é a chegada dos aparelhos com tela Full HD (1080p). A tela do nexus tem 10,55 polegadas e uma incrível resolução de 2560×1600 pixels, com cores bastante naturais e não muito saturadas resultando então em cores um pouco mais frias que no iPad 4 por exemplo. A justificativa da Samsung em ter calibrado a tela do Nexus 10 desta forma foi que o Nexus 10 seria mais adaptado para os usuários que pretendem ler em ambientes com alta luminosidade, causando menos cansaço na visão. Todo o sistema operacional Stock do Nexus 10 vem optimizado para esta resolução, com os principais aplicativos do Google em uma qualidade excelente.

4- Desempenho

O Nexus 10 é um dos tablets mais potentes do mercado, com a combinação de um Exynos 5 5250 que possui dois núcleos Cortex A-15  rodando à 1,7 GHz, superando assim até mesmo o processador Exynos Quad-Core 1.4GHz do Galaxy Note 10.1 que é baseado em núcleos Cortex A-9. O Exynos 5250 ainda inclui uma super-GPU Mali-T604 Quad-Core que garante alto desempenho mesmo com a alta resolução do dispositivo. O Nexus 10 possui 2GB de memória RAM, e opções com 16 e 32GB.

No AnTuTu Benchmark v3.1.1 o Nexus 10 conseguiu obter uma pontuação de 13649 pontos, uma pontuação excelente. Se comparado ao Galaxy S3 por exemplo que rodando a ROM SuperNexus 2.0 (uma espécie de versão do Android Stock 4.2.1 do Nexus 4 para Galaxy S3) consegui obter a pontuação de 15503 pontos o Nexus 10 acabou ficando um pouco atrás. Já no Quadrant Standard Edition o Nexus 10 alcançou 4666 pontos, comparando-o novamente com o Galaxy S3, cuja pontuação foi 4508, o Nexus 10 se saiu muito bem.

No geral o Android no Nexus 10 é bastante fluido, não esquecendo de citar que a Google pecou bastante no Android JellyBean 4.2 deixando várias coisas falhas. O Nexus 10 vem de fábrica com o Android JellyBean 4.2.0, já com atualização disponível para o Android 4.2.1, porém, mesmo com a atualização apresenta diversos “crashs” (paradas e erros inesperados), algumas vezes o sistema reinicia sem motivo, o Google Chrome que vem no aparelho trava facilmente, o Led de notificações do aparelho mesmo habilitado funciona raramente e o Bluetooth do aparelho não funciona corretamente em diversas vezes. A Google essa semana liberou uma atualização para o Nexus 10, levando-o ao Android 4.2.2 que corrigiu diversos problemas de instabilidade, corrigiu os problemas com o Bluetooth do aparelho e também reviveu o LED de notificações, dando ao aparelho o rendimento que ele realmente merecia, livre de travamentos, reinicializações e outros bugs.

Em jogos o Nexus 10 se sai muito bem, qualquer jogo é executado de forma bastante fluida e sem travamentos. A Mali-T604 é uma GPU muito forte.

5- Câmeras

O Nexus 10 possui duas câmeras, uma localizada na parte frontal do aparelho permitindo vídeo-chamadas e self-photos. A câmera frontal é de 1,9 megapixels e faz gravação de vídeos em 720p (HD), com auto-focus e busca de rostos, cuja qualidade é muito boa para o seu propósito. Na parte traseira do aparelho está a câmera principal, de 5 megapixels com gravação 1080p (Full HD), que faz fotos em qualidade razoável, porém também não é tão boa para  fazer fotos “profissionais”, até porque não é muito comum utilizar um tablet de 10 polegadas para tirar fotos (apesar que eu já usei e quebra um galho danado hahaha…).

Abaixo algumas fotos tiradas com as câmeras do aparelho:

Também, dois vídeos gravados com as câmeras do aparelho (infelizmente o Youtube diminui a qualidade dos vídeos ser feito o upload, por isso disponibilizei também o download dos arquivos reais dos vídeos em mp4):


Download do arquivo real do vídeo 1.


Download do arquivo real do vídeo 2.


Download do arquivo real do vídeo 3.

6- Conectividade e Sensores

O aparelho da Google vem com suporte WiFi 802.11 b/g/n (MIMO+HT40), Bluetooth 4.0, NFC (Android Beam), conector Micro USB padrão, conector magnético Pogo (que será utilizado pelos futuros docks, e também já é possível obter um cabo para carregar o aparelho via o conector Pogo), saída Micro HDMI e um conector 3.5mm headphone jack. O Nexus 10, também possui os diversos sensores mais comuns em dispositivos Android atuais (Acelerômetro, Bússola, Sensor de Luminosidade, Giroscópio, Barômetro e GPS). Por sinal, o GPS do aparelho consegue conexão em poucos segundos. Ainda não existem versões 3G/4G do Nexus 10.

7- Bateria

A duração da bateria do Nexus 10 é bem razoável, nos nossos testes a bateria do aparelho conseguiu alcançar a marca de 1 dia, 20 horas e 34 minutos, com Wi-Fi ligado em tempo integral, execução de jogos e uso rotineiro. O Nexus 10 possui uma bateria de 9000mAh contra os 11.560 mAh do iPad 4. O que faz o Nexus concorrer contra a duração do iPad diretamente mesmo possuindo os 2560 mAh a menos, é o display do aparelho que faz parte de uma nova tecnologia Amoled da Samsung, que apresenta cores mais naturais e consegue uma melhor eficácia energética, bem como também o seu Exynos 5520 que faz parte de uma geração de alto desempenho com melhor controle de energia, porém creio que se o Nexus 10 possuísse uma bateria de 11.560 mAh seria mais conveniente.

DSC02764

8- Som

O Nexus 10 possui dois alto-falantes stereo que englobam quase que ponta-a-ponta as bordas laterais do aparelho. Esse tamanho permite que o usuário segure-o normalmente sem a possibilidade de abafar o som. O aparelho é ideal para assistir filmes, com sua excelente combinação de incríveis sistema de som e resolução.

9- Preço

O preço do Nexus 10 no exterior é algo incrível, assim como é o Nexus 7. Com 399 euros é possível comprar um Nexus 10 de 16GB Wi-fi e com 499 euros é possível obter a versão de 32GB, onde se compararmos com os preços do Galaxy Note 10.1 (16GB Wi-fi = 499 euros, 32GB Wi-fi 599 euros) ou com o seu grande rival o iPad 4 (16GB Wi-fi = 499 euros, 32GB Wi-fi = 599 euros) é 100 euros mais barato, cerca de 275 reais.

Se  o Nexus 10 estivesse disponível na Google Play assim como foi disponibilizado no Exterior seria possível obter-lo por nada mais nada menos que 1097,25 reais, preço surreal para os brasileiros levando em consideração que o Nexus 7 a pouco chegou por R$1424.

DSC02771

10- Contras

Com certeza o principal problema do Nexus 10 é a falta de aplicativos optimizados para a resolução do aparelho. Na Apple Store já existem diversos aplicativos na resolução tanto da tela Retina do iPad como também dos iPhones e iPods Touch, porém telas com altas resoluções para os dispositivos Android ainda são uma novidade. Creio que essa realidade mudará ainda este ano, mas temos que citar que isso é um fato que desfavorece em parte a compra do Nexus 10.

A Google também poderia ter pensado em uma capa mais inteligente para o Nexus 10, ao invés de fazer uma tampa traseira que abre para encaixar a capa tornando o aparelho bastante “estranho”. Isso pode ser contornado com o uso de diversas outras capas disponíveis no mercado, mas ainda sim é um fator negativo do aparelho.

Fora isso, o Nexus 10 é uma excelente compra. Não é atoa que em seu lançamento o estoque na Google Play mundial se esgotou em cerca de 6 minutos, tendo lugares que o estoque durou apenas 3 minutos. Infelizmente o Nexus 10 ainda não está disponível no Brasil, e também não possui previsão para ser lançado. Porém, se você está pensando em comprar um tablet no exterior, com certeza essa é uma excelente escolha.

Galeria de fotos completa:

6 Comentários

  1. Ótimo review, todas as informações que qualquer pessoa precisaria para comprar um Nexus 10 está aqui, é como se fosse um review de um usuário comum, do jeito q os Geeks gostam..!!

  2. Gostaria de saber se eu comprar nos estados unidos se a garantia vai valer para o Brasil também? Se a garantia vai ser internacional.

  3. Olá,
    encontrei este artigo agora, quando estava procurando informações para a possível compra de um tablet. Infelizmente, não há nenhuma informação no começo do artigo que indica em que ano (ou em que século) ele foi escrito. Notei que os screenshots tem tags que poderiam ser a data e hora quando foram tirados. Então foi em fevereiro de 2013, dois anos atraz. E o aparelho ainda não está disponível no Brasil?

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo