Pesquisar
Close this search box.

Review Motorola RAZR D3

DESEMPENHO

A configuração do aparelho no lançamento foi um grande diferencial por se tratar também de um dual chip, sendo disparado o mais potente, mas no segmento de single chip, ele já não tem o mesmo destaque. O RAZR D3 conta com processador Dual-Core de 1.2GHz, 1GB de memória ram, 4GB de memória interna e GPU PowerR SGX531. Na prática você consegue abrir mais aplicativos ao mesmo tempo e como o processador é Dual-Core, consegue lidar bem com isso, mas não exagere e nem pense que ele não tem lags, já que isso acontece algumas vezes e quase sempre ao ir para tela de configurações rápidas. A GPU é uma PowerVR SGX531 é muito antiga e na faixa de preço deixa a desejar, ou seja, desempenho com games não é o ponto forte do aparelho, embora ele consiga reproduzir vários, como você irá conferir mais adiante.

Nos testes sintéticos ele foi bem para sua categoria. Confira os resultados:

O RAZR D3 tem memória interna de 4GB, sendo que 2,3GB estão disponíveis ao usuário. Há um slot para cartão microSD, mas vale lembrar que por padrão (pode ser que se consiga roteando aparelho ou através de aplicativos) não tem como passar os aplicativos instalados na memória do telefone para o cartão.

DESIGN

Não há muito o que falar do D3 em questão de design, pois o aparelho é uma cópia do RAZR i. Colocando os aparelhos lado a lado e olhando com pouca atenção, você pode até se confundir e acabar levando o aparelho errado. Ele tem tampa traseira com texturas que dá um toque diferenciado e possui duas opções de cores, preto ou branco. O design agrada bastante, apesar de não ser nenhuma novidade, porém para ficar melhor, ele merecia um acabamento superior ao encontrado.

DSC00161
Clique para ampliar

MULTIMÍDIA

Ele traz o mínimo na sua faixa de preço. Não roda filmes em alta definição, e sua câmera de 8MP conta com recursos BSI (Back Side Ilumination) e HDR (High Dynamic Range). Ele conta com 3G, wifi, GPS com A-GPS, bluetooth 4.0 e microUSB 2.0. O sinal Wifi possui sinal muito bom, porém o GPS mostrou ter pouca precisão em locais fechados.

A câmera de 8MP faz fotos apenas razoáveis, porém está na média no seu segmento. O que decepcionou foi possuir 8MP e na prática não ter diferença na qualidade para uma câmera de 5MP, como do Lumia 620, por exemplo. Ela se destaca um pouco mais em fotos em ambientes mais escuros, graças ao BSI e HDR. Vale lembrar que o Smartphone é capaz de gravar filmes em qualidade HD. Veja abaixo imagens capturadas pelo smartphone:

Imagens sem HDR:

Imagens com HDR:

Para quem gosta de games o smartphone consegue rodar os mais leves com facilidade. Testamos alguns jogos nele como: Temple Run 2, Pocket Soccer, Flick Shoot e Rail Rush. Os resultados foram apenas razoáveis, pois em todos houveram travadinhas (lags), embora não muito frequente na maioria, sendo mais constante no Rail Rush. E para quem gosta de games pesados como Real Racing 3 ou Asphalt 7, é melhor esquecer, pois ele não tem desempenho suficiente para games desse nível gráfico.

Você consegue assistir vídeos em 480p no RAZR D3, porém como a tela tem apenas 3.84″ de área útil, isso não é uma tarefa confortável. Já navegar na internet é um pouco mais confortável devido a resolução da tela estar dentro do padrão atualmente. O sistema de som é bem básico, o volume e a qualidade deixaram um pouco a desejar, nesse aspecto o Lumia 620 se saiu bem melhor, porém o motorola não tem o problema de abafar o som ao colocá-lo na mesa, como acontece com o Nokia.

SISTEMA

O RAZR D3 vem equipado com sistema operacional Android 4.1 Jelly Bean e a motorola garante atualização para próxima versão do sistema. O S.O é muito bem configurado e pouco customizado pelo fabricante, sendo igual ao utilizado no D1 que testamos (confira). A motorola acertou em cheio nas suas modificações para o Android e isso agrada muitos usuários que preferem o estilo do Android mais “puro”. O Jelly Bean roda muito suave com boas respostas, mas ainda há alguns lags em determinadas ocasiões, principalmente ao ir para configurações rápidas na tela inicial. Como todos já sabem, há uma grande variedade de aplicativos e games na play store para android 4.1, ou seja, quem gosta de sair testando e instalando vários aplicativos irá gostar bastante.

Screenshot_2013-05-13-17-02-16

Como estamos falando de um smartphone dual chip, o sistema para selecionar com qual chip o usuário quer fazer uma ligação é muito simples, é só digitar o número e escolher com qual quer fazer a ligação (imagem esquerda) ou caso o contato esteja na agenda, ele dará opção de selecionar um dos chips para realizar a ligação (imagem direita).

Screenshot_2013-05-13-13-27-38

É importante lembrar que a conexão 3G do smartphone só está disponível no SIM 1, sendo que no SIM 2, você terá apenas conexão 2G. Um inconveniente notado foi que quando estava utilizando a internet da rede móvel, o aparelho simplesmente não recebia nenhuma ligação, ou seja, quando alguém ligava para uma das linhas, sempre caia na caixa postal. Isso pode ser contornável, mas com uso de outro aplicativo, o Power Toggles (tutorial AQUI).

Publicado por:

Picture of Thalisson Teixeira

Thalisson Teixeira

Ex-estudante de Educação Física. Deixei de seguir carreira de professor de Educação Física para entrar de vez no mundo dos Gadgets com o Tudo em Tecnologia. Agora estudante de Jornalismo no terceiro período, seja bem-vindo ao Tt!

Comentários:

Respostas de 14

  1. Gostei do preço e do Motorola D3, mas como na conclusão vc disse q so vale a pena pra quem realmente for utilizar 2 chips q valeria comprar, e eu não necessito de dual chip, qual aparelho vc indica superior e na mesma faixa de preço single chip? Obrigado.

    1. William,
      Como o Marcos falou, tem o RAZR i ou caso queira economizar, o Xperia P, o maior contra do Sony é sua bateria e não ter slot microSD, mas ele já conta com 13GB livre para usuário.

  2. Só falta entrar em estoque nas lojas online, porque não acho de jeito nenhum! Obrigado pela análise!

  3. Estou com dúvida entre o Razr D3 e o novo LG L7 II Dual. Mas o hardware do D3 me parece bem superior ao L7, só peca no acabamento mesmo.

  4. Eu comprei um 😀 meu primeiro android na verdade e gostei, não tive lags com ele, facil de usar, a bateria me desaponta todo dia tenho que carregar, e a maioria dos jogos rodou tranquilo, algo que ficou faltando foi sobre o audio dele, não é razoavel tb mesmo com um bom fone, e o fone que veio com ele da caixa pro lixo muito ruim, instalei o poweramp e melhora bem

  5. pra vcs shadowgun é um jogo pesado ou leve ?
    e dead trigger ?

    o meu roda os dois jogos tranquilamente …

Últimas Notícias
Notícias

Série Xiaomi 14T vaza em imagens antes do lançamento oficial

Notícias

Realme P2 Pro lançado com tela curva e Snapdragon 7s Gen 2

Notícias

Galaxy M55s tem design revelado antes do lançamento oficial

Notícias

Samsung lançará One UI 6.1.1 com Galaxy AI para mais celulares no Brasil