Notícias

Análise: Galaxy S20 FE com Snapdragon vale a pena?

A Samsung surpreendeu a todos quando trouxe encerrou a produção do Galaxy S20 FE com chipset Exynos e introduziu a versão com o chip da Qualcomm. E desde que chegou ao Brasil, a nova versão do smartphone está constantemente em oferta por menos de R$ 2300. Mas será que vale a pena investir nele? Confira nossa análise abaixo antes de fazer a sua escolha!

Construção & Tela

O Galaxy S20 FE é basicamente idêntico ao modelo de 2020, exceto pelo processador. Como resultado, ele conta com as mesmas laterais em alumínio e um acabamento traseiro em plástico fosco. A boa notícia é que a Samsung colocou um plástico mais resistente a riscos e que não deixa tantas marcas de impressões digitais. Além disso, testamos na prática a certificação IP68 e o resultado você poderá ver nesse vídeo.

Falando sobre o display, o Galaxy S20 FE traz uma tela de 6.5″ que deve agradar até mesmo os mais exigentes. Nesse sentido, a fabricante Sul-Coreana incluiu um painel Super AMOLED Full HD+ que entrega bom nível de brilho e cores mais vívidas. Além disso, a taxa de atualização de 120 Hz nos agradou bastante por entregar maior fluidez, principalmente em jogos.

Bateria & Desempenho

A capacidade de bateria da nova versão do S20 FE também não mudou em relação ao modelo do ano passado. Ou seja, contamos com os mesmos 4.500 mAh com suporte para carregamento rápido de 25W. Mas note que a Samsung quis econimizar aqui e incluiu na caixa um carregador de apenas 15W. Como resultado, quem não tiver tempo ou paciência de aguardar quase duas horas para uma carga completa, terá que comprar um carregador mais potente.

Felizmente, houve também um grande acerto nesse departamento. Em nossos testes, percebemos na prática que o Snapdragon 865 entrega um melhor gerenciamento de energia. Sim, agora é possível chegar ao final do dia com carga, desde que você não exagere muito no uso.

Passando para desempenho, precisamos ressaltar que isso nunca foi um problema, mesmo na versão antiga desse dispositivo. Todavia, a presença do mais potente processador Snapdragon 865 faz toda a diferença para quem passa horas jogando no smartphone.

Em nossos testes, o equipamento não esquentou e não teve quedas de frames mesmo em jogos com gráficos no máximo. Além disso, tivemos o prazer de comparar as duas versões disponíveis com 6GB/128GB ou 8GB/256GB de RAM e armazenamento nativo. Para saber a diferença na prática, assista esse breve vídeo.

Conectividade & Som

Para quem não sabe, o Galaxy S20 FE vem equipado com um sistema de som estéreo. Esse recurso faz toda a diferença para quem não curte ouvir suas músicas ou ver vídeos com a ajuda dos fones de ouvido. E na prática, notamos que o dispositivo entrega uma ótima qualidade de áudio e uma altura suficiente para o uso diário.

Em conetividade, a Samsung também quis economizar. Nesse sentido, o Galaxy 20 FE até possui suporte para Dual SIM e traz a possibilidade de expansão de memória via cartão microSD. No entanto, a entrada híbrida não permite que você utilize dois chips de operadora e um cartão microSD ao mesmo tempo. Além disso, o dispositivo não suporta o E-SIM (chip virtual), não possui entrada 3,5 mm para fones e não suporta redes 5G.

Câmeras & Sistema

No departamento das câmeras, o Galaxy S20 FE agrada bastante. Em termos técnicos, ele traz uma configuração de câmera traseira tripla, sendo o sensor principal de 12MP com suporte para estabilização ótica de imagem (OIS). Além disso, possui uma câmera telefoto de 8MP (f/ 2.4) com zoom óptico de 3x e uma lente ulttrawide de 12MP (f/ 2.2). Na prática, os resultados são excelentes, com fotos nítidas mesmo e com baixo ruído mesmo em baixa luz.

Em recursos de câmera, o S20 FE tem vários destaques. Com ele, você consegue gravar vídeos em 4K a 60 FPS e também pode alternar as câmeras no momento da gravação. Há também o zoom real de 3x é bem interessante e realmente funcional. Além disso, a câmera frontal de 32MP (f/ 2.2) entrega ótimos resultados e consegue gravar vídeos em 4K a 60 FPS.

Veja também:

Para sistema operacional, o S20 FE está atualmente com o sistema operacional Android 11 baseado na interface One UI 3.1 Ao navegar pelos menus, encontramos itens de destaque como pasta segura, modo DeX (possibilidade de usá-lo como desktop) e Samsung Pass. E a boa notícia é que ele ainda receberá ao menos duas versões do Android.

Vale a pena comprar?

Como visto na análise, a Samsung realmente conseguiu entregar um excelente custo-benefício com o Galaxy S20 FE. Afinal, ele te entrada taxa de atualização de 120Hz, boa eficiencia energética, boa construção, câmeras que agradam e desempenho incrível para qualquer atividade.

Portanto, nós do Tudo em Tecnologia recomendamos a compra desse smartphone.

Construção - 9
Tela - 10
Bateria - 9
Hardware - 10
Câmeras - 10

9.6

User Rating: 5 ( 1 votes)

Felipe Lupetti

Sou um entusiasta da tecnologia, especialmente em smartphones.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo